Tendências arquitetura 2024: conheça as 6 principais aqui!
Acompanhar as tendências da arquitetura 2024 vai muito além de ficar por dentro das ideias que se tornaram verdadeiros xodós dos profissionais do ramo. É a oportunidade de você conhecer soluções, muitas vezes simples e criativas, que ajudam a repaginar os ambientes deixando-os cheios de personalidade e com um toque de refinamento e exclusividade. Afinal de contas, o seu lar merece ser um lugar único, não é mesmo?
Por essa razão, listamos 6 das tendências que estarão em alta no segundo semestre do ano para inspirar a dar um novo visual ao seu apartamento. Acompanhe e saiba mais!
1. Teto colorido
Esqueça a ideia de que apenas as paredes podem ter cor. Em 2024, é a vez do teto brilhar na decoração da sua residência! Prova disso é que muitos arquitetos e designers de interiores têm explorado diferentes tonalidades nesse canto, como o verde, o azul e o mostarda, o amarelo e o rosa — tons que são favorecidos pela luz solar.
A ideia é que o teto se torne o centro de atenção do cômodo e proporcione um equilíbrio interessante para quem gosta de contar com uma decoração (o que inclui móveis, revestimentos, piso e objetos decorativos) mais neutra.
Vale dizer que além das cores está liberado apostar na cobertura do teto com painéis ou ripas de madeira clara, o que proporciona o mesmo efeito das cores e, de quebra, ainda deixa o espaço mais aconchegante.
2. Revestimento com concreto
Saindo do teto e indo para as paredes, há a tendência de deixar de lado os azulejos, as cerâmicas, os porcelanatos e os ladrilhos hidráulicos para investir em algo novo e diferenciado na hora de revesti-las: as placas de concreto.
Isso porque elas fornecem um visual que combina tanto com o rústico quanto com o industrial — o que é excelente para composições mais modernas no seu apê. Além disso, esse material é bem versátil, pois isola superfície das paredes do contato com a água, o que reduz o aparecimento de infiltração e mofo.
Essa característica permite que ele seja usado não só em áreas secas (como sala, quarto, hall de entrada e corredor), mas também em áreas molhadas do imóvel (como banheiro, cozinha e área de serviço).
3. Paleta de cores com muito terracota
A terceira aposta para o segundo semestre de 2024 é a paleta de cores com muito, mais muito terracota — que é uma tonalidade que nasce do mix entre o laranja e o vermelho e está presente, por exemplo, nas telhas e nos tijolos.
Essa cor ganhou destaque nos últimos tempos porque ela torna a decoração mais acolhedora e convidativa, além de provocar sensações de relaxamento, conforto e bem-estar nas pessoas.
Por essa razão, profissionais da arquitetura têm criado projetos que trazem a terracota simultaneamente nas paredes, no piso, nos objetos decorativos, nas luminárias, nas portas e janelas e, inclusive, no mobiliário. Portanto está mais do que liberado usá-la sem medo nos cômodos, inclusive criando paletas monocromáticas com tonalidades próximas a ela, como o bege, o marrom, o vinho e o rosa.
4. Materiais naturais na decoração
Outra das tendências da arquitetura 2024 é o uso de materiais extraídos da natureza e que são moldados em diferentes objetos sem a perda das propriedades ecológicas e sustentáveis deles, como o bambu, o vime, a palha, o sisal e o linho.
Para se ter uma ideia, não faltam vasos, macramês, tapetes, quadros, estofados, pufes, cortinas, baús e afins que são produzidos dessa forma. Ou seja, há uma diversidade grande de itens decorativos para você escolher!
O sucesso dessa proposta se deve principalmente ao fato de que eles são totalmente adaptáveis a qualquer estilo de décor do design de interiores, indo desde o boho chic até o oriental sem qualquer dificuldade. Ou seja, mesmo que você mude com frequência o visual do seu apartamento, sempre pode reaproveitar essas peças. Bem interessante, não acha?
5. Louças all black
Além do que já foi falado, há as louças no estilo all black — em português, totalmente pretas. Por louças, entenda não apenas os aparelhos de chá, café e jantar, mas também as panelas (em especial, as de metal), as travessas, os copos e taças etc.
O motivo disso é simples: com uma única tonalidade, esses utensílios criam uma unidade visual bem elegante e marcante. Isso permite que elas possam ser exploradas, inclusive, como parte complementar da decoração da cozinha, ficando à mostra em armários abertos e paneleiros suspensos.
Outro ponto relevante aqui é que o preto é uma cor neutra e que pode ser inserida tanto em composições mais clássicas quanto aquelas mais contemporâneas, sem comprometer o estilo de décor.
6. Paredes pintadas à mão
Por fim, mas não menos importante, há a aposta nas paredes pintadas (parcial ou totalmente) à mão por ilustradores ou desenhistas. A ideia aqui é deixar os recintos bastante originais, repletos de cor e com símbolos que referenciam os moradores.
Muitos pais, por exemplo, adotam a pintura na parede no quarto das crianças para que o espaço fique não só adequado à faixa etária delas, mas também tenha um caráter lúdico e de diversão. Daí já viu: dá para fazer bonecos, plantas, dinossauros, naves espaciais, super-heróis e o que mais a imaginação da garotada permitir.
Lembrando que se você tem habilidade, gosta e manda bem em desenhos manuais, pode transformar essa atividade em um verdadeiro “Faça Você Mesmo”, sendo o responsável direto pela composição do cômodo. Que tal a ideia?
Viu só como há diversas tendências da arquitetura 2024 que mesclam mudanças em revestimentos, objetos decorativos e paleta de cores? Portanto, vale a pena acompanhá-las, principalmente por meio de perfis no Instagram que são voltados exclusivamente para esse assunto (como o Ah Lá em Casa!, o Decoração Criativa e o Revista Kaza). Assim, você pode se inspirar diariamente e o melhor: ver imagens e vídeos de como ficam essas mudanças na prática.
Curtiu o nosso post sobre tendências decoração para 2024? Compartilhe ele nas suas redes sociais! Certamente, os seus amigos vão adorar conferi-lo também!
COMENTÁRIOS: