26 de fevereiro de 2019 Morar Sozinho

Confira 4 peças de decoração para sala e como harmonizar o ambiente

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Decorar um ambiente nem sempre é uma tarefa simples. Existem limitações impostas pelo tamanho do cômodo ou por seu orçamento, por exemplo.

Mesmo assim, essas dificuldades não podem ser usadas como desculpa na hora de escolher as peças de decoração para sala do seu imóvel. É muito melhor dominar alguns conceitos de decoração do que comprar itens caros. Não acredita? Então confere nossas dicas.

1. Posicione corretamente os móveis

Um erro bastante comum é colocar os sofás encostados na parede. Isso só deve ser feito se a sala for pequena. Se for esse o caso, você pode substituir os sofás por poltronas ou cadeiras. Assim, o ambiente não fica sobrecarregado.

Algumas peças precisam ter funcionalidade definida em seu imóvel, um exemplo é a estante. Como ela ocupa muito espaço, nem todas as salas se beneficiam com ela. Se você não tiver tantos objetos assim para expor pode substituí-la por prateleiras, por exemplo.

2. Tenha mais de um foco de luz

A luminária é uma das peças de decoração para sala mais importantes do ambiente. Existem modelos mais clássicos e outros mais contemporâneos — e ambos os estilos podem ser usados, desde que estejam de acordo com a ideia central do seu projeto de decoração.

O que não deve acontecer é ter apenas um ponto de iluminação na sala, normalmente centralizado. Distribua abajures ou instale focos de luz nos cantos para evitar uma iluminação desproporcional.

3. Escolha vasos de plantas adequados

Entre vários vasos pequenos e um grande, qual dessas alternativas você escolheria para a sua sala? Geralmente, as pessoas escolhem muitos vasinhos, mas o resultado nem sempre agrada.

É mais seguro apostar em um vaso maior, normalmente posicionado em algum canto ou entre poltronas, por exemplo. O verde da planta se destaca e dá vida à sala. Lembre-se, apenas, de escolher uma espécie adequada para ambientes internos, como o Rafis.

Isso não significa que você não possa ter um vaso de flores na mesa de centro, apenas que não é recomendado transformar a sala em um jardim.

4. Pendure corretamente quadros e cortinas

Os quadros devem ser posicionados como se fossem peças de um mosaico. Por exemplo: em vez de colocar seis porta-retratos espalhados pela sala, pendure-os em duas linhas horizontais paralelas com três peças cada. Para esse caso, eles devem ter o mesmo tamanho. Contudo, outras possibilidades existem, dependendo do tamanho dos quadros.

Já as cortinas devem ser instaladas de modo que comecem do topo da parede. Em algumas salas o varão fica muitos centímetros abaixo do teto, e isso dá a impressão que o espaço é menor do que realmente é.

O maior erro que se pode cometer durante a decoração é comprar itens sem ter definido um plano, ainda que simples, para a decoração do seu imóvel. Para evitar isso, é interessante entender alguns conceitos simples antes de escolher as peças de decoração para sala do seu lar. Dessa forma, você alcançará um resultado harmônico e funcional.

Gostou destas dicas? Então ajude seus amigos a acertarem na escolha da decoração para a sala deles também. Compartilhe nas suas redes sociais!

Aqui você encontra mais dicas como essa!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!