27 de setembro de 2021 Morar Sozinho

Tendências arquitetura 2024: conheça as 6 principais aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Acompanhar as tendências da arquitetura 2024 vai muito além de ficar por dentro das ideias que se tornaram verdadeiros xodós dos profissionais do ramo. É a oportunidade de você conhecer soluções, muitas vezes simples e criativas, que ajudam a repaginar os ambientes deixando-os cheios de personalidade e com um toque de refinamento e exclusividade. Afinal de contas, o seu lar merece ser um lugar único, não é mesmo?

Por essa razão, listamos 6 das tendências que estarão em alta no segundo semestre do ano para inspirar a dar um novo visual ao seu apartamento. Acompanhe e saiba mais!

1. Teto colorido

Esqueça a ideia de que apenas as paredes podem ter cor. Em 2024, é a vez do teto brilhar na decoração da sua residência! Prova disso é que muitos arquitetos e designers de interiores têm explorado diferentes tonalidades nesse canto, como o verde, o azul e o mostarda, o amarelo e o rosa — tons que são favorecidos pela luz solar.

A ideia é que o teto se torne o centro de atenção do cômodo e proporcione um equilíbrio interessante para quem gosta de contar com uma decoração (o que inclui móveis, revestimentos, piso e objetos decorativos) mais neutra.

Vale dizer que além das cores está liberado apostar na cobertura do teto com painéis ou ripas de madeira clara, o que proporciona o mesmo efeito das cores e, de quebra, ainda deixa o espaço mais aconchegante.

2. Revestimento com concreto

Saindo do teto e indo para as paredes, há a tendência de deixar de lado os azulejos, as cerâmicas, os porcelanatos e os ladrilhos hidráulicos para investir em algo novo e diferenciado na hora de revesti-las: as placas de concreto.

Isso porque elas fornecem um visual que combina tanto com o rústico quanto com o industrial — o que é excelente para composições mais modernas no seu apê. Além disso, esse material é bem versátil, pois isola superfície das paredes do contato com a água, o que reduz o aparecimento de infiltração e mofo.

Essa característica permite que ele seja usado não só em áreas secas (como sala, quarto, hall de entrada e corredor), mas também em áreas molhadas do imóvel (como banheiro, cozinha e área de serviço).

3. Paleta de cores com muito terracota

A terceira aposta para o segundo semestre de 2024 é a paleta de cores com muito, mais muito terracota — que é uma tonalidade que nasce do mix entre o laranja e o vermelho e está presente, por exemplo, nas telhas e nos tijolos.

Essa cor ganhou destaque nos últimos tempos porque ela torna a decoração mais acolhedora e convidativa, além de provocar sensações de relaxamento, conforto e bem-estar nas pessoas.

Por essa razão, profissionais da arquitetura têm criado projetos que trazem a terracota simultaneamente nas paredes, no piso, nos objetos decorativos, nas luminárias, nas portas e janelas e, inclusive, no mobiliário. Portanto está mais do que liberado usá-la sem medo nos cômodos, inclusive criando paletas monocromáticas com tonalidades próximas a ela, como o bege, o marrom, o vinho e o rosa.

No apartamento decorado do Solar di Modena o terracota entra na manta e almofadas do sofá e também nas cadeiras da mesa de jantar.

4. Materiais naturais na decoração

Outra das tendências da arquitetura 2024 é o uso de materiais extraídos da natureza e que são moldados em diferentes objetos sem a perda das propriedades ecológicas e sustentáveis deles, como o bambu, o vime, a palha, o sisal e o linho.

Para se ter uma ideia, não faltam vasos, macramês, tapetes, quadros, estofados, pufes, cortinas, baús e afins que são produzidos dessa forma. Ou seja, há uma diversidade grande de itens decorativos para você escolher!

O sucesso dessa proposta se deve principalmente ao fato de que eles são totalmente adaptáveis a qualquer estilo de décor do design de interiores, indo desde o boho chic até o oriental sem qualquer dificuldade. Ou seja, mesmo que você mude com frequência o visual do seu apartamento, sempre pode reaproveitar essas peças. Bem interessante, não acha?

No apartamento decorado do Sunny temos esse lindo arranjo natural

5. Louças all black

Além do que já foi falado, há as louças no estilo all black — em português, totalmente pretas. Por louças, entenda não apenas os aparelhos de chá, café e jantar, mas também as panelas (em especial, as de metal), as travessas, os copos e taças etc.

O motivo disso é simples: com uma única tonalidade, esses utensílios criam uma unidade visual bem elegante e marcante. Isso permite que elas possam ser exploradas, inclusive, como parte complementar da decoração da cozinha, ficando à mostra em armários abertos e paneleiros suspensos.

Outro ponto relevante aqui é que o preto é uma cor neutra e que pode ser inserida tanto em composições mais clássicas quanto aquelas mais contemporâneas, sem comprometer o estilo de décor.

6. Paredes pintadas à mão

Por fim, mas não menos importante, há a aposta nas paredes pintadas (parcial ou totalmente) à mão por ilustradores ou desenhistas. A ideia aqui é deixar os recintos bastante originais, repletos de cor e com símbolos que referenciam os moradores.

Muitos pais, por exemplo, adotam a pintura na parede no quarto das crianças para que o espaço fique não só adequado à faixa etária delas, mas também tenha um caráter lúdico e de diversão. Daí já viu: dá para fazer bonecos, plantas, dinossauros, naves espaciais, super-heróis e o que mais a imaginação da garotada permitir.

Lembrando que se você tem habilidade, gosta e manda bem em desenhos manuais, pode transformar essa atividade em um verdadeiro “Faça Você Mesmo”, sendo o responsável direto pela composição do cômodo. Que tal a ideia?

Viu só como há diversas tendências da arquitetura 2024 que mesclam mudanças em revestimentos, objetos decorativos e paleta de cores? Portanto, vale a pena acompanhá-las, principalmente por meio de perfis no Instagram que são voltados exclusivamente para esse assunto (como o Ah Lá em Casa!, o Decoração Criativa e o Revista Kaza). Assim, você pode se inspirar diariamente e o melhor: ver imagens e vídeos de como ficam essas mudanças na prática.

Curtiu o nosso post sobre tendências decoração para 2024? Compartilhe ele nas suas redes sociais! Certamente, os seus amigos vão adorar conferi-lo também!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!