1 de março de 2021 Meu Apê

7 dicas para deixar seu apartamento mais arejado no verão

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Com a chegada do verão e de temperaturas surpreendentemente altas, ter um apartamento arejado se torna muito importante para aproveitar o espaço com conforto térmico, principalmente se você passa muito tempo no ambiente, como fazendo home office

Sofrendo com o calor no seu apê? Selecionamos algumas dicas de arquitetos e designers de interiores para ajudar você a lidar com as altas temperaturas e finalmente conseguir o apartamento arejado dos seus sonhos. Confira cada uma delas e veja como colocá-las em prática!

1. Inclua plantas na decoração

Quer dar uma refrescada no seu apartamento sem gastar muito dinheiro? Então, é hora de visitar a floricultura mais próxima. As plantas são grandes aliadas na hora de ter um espaço arejado. Elas ajudam a resfriar o ambiente e absorvem gás carbônico enquanto liberam oxigênio.

Todo esse processo, conhecido como fotossíntese, é excelente para trazer mais ventilação para o espaço. Além disso, não há local no seu apartamento em que as plantas não podem cair bem. Do quarto à sala, existem espécies e estilos de decoração que, quando combinados, trazem um toque inigualável para o espaço.

Antes de começar a apostar nas plantas, porém, pesquise que tipo de cuidados cada uma delas exige e quanto tempo de sol precisam para que continuem fortes e saudáveis. Isso vai ajudar a economizar tempo lá na frente, quando for hora de cuidar das espécies escolhidas para integrar a decoração.

2. Aposte em um ventilador de teto

O ventilador é uma excelente opção quando o assunto é apartamento arejado, mas nem sempre ficar transportando o objeto por aí é uma boa ideia. Ele pode ocupar um espaço precioso no chão da sua residência e se tornar um problema que atrapalha a locomoção, além de proporcionar perigo para pets e crianças.

Já os ventiladores de teto se integram bem a vários estilos de decoração e têm o benefício de cobrir todo o cômodo, proporcionando uma ventilação maior para o espaço. Se não está sentindo que o seu apartamento é arejado o suficiente, investir nessa solução pode ser uma boa decisão para contornar o problema.

3. Deixe portas e janelas abertas

Outra tática que sempre funciona para arejar um ambiente é permitir que o ar circule por ele. Por isso, você vai querer deixar, pelo máximo de tempo possível, as portas e janelas abertas.

Uma das maiores vantagens das portas e janelas é que elas permitem que as partículas de sujeira sejam eliminadas do ambiente, enquanto o ar limpo entra no apartamento. Desse modo, além de refrescar, beneficiam a saúde de todos.

4. Instale exaustores e dutos de ventilação

Se uma reforma estiver dentro dos planos, instalar exaustores e dutos de ventilação é uma excelente alternativa para fazer com que o seu apartamento fique mais arejado. Esses equipamentos vão fazer com que o ar sujo saia do espaço e dê lugar para um ar renovado e fresquinho. Eles farão toda a diferença para o controle do calor da sua residência no verão.

Espaços como a cozinha e o banheiro são ótimas oportunidades para instalar esses dutos de ventilação. Embora todos os cômodos do apartamento possam se beneficiar de mais oportunidades para eliminar o ar usado e deixar entrar o novo.

5. Invista em iluminação natural

As luzes artificiais esquentam o ambiente. Por isso, quando queremos falar sobre arejar o apartamento, vamos recomendar que aposte, sempre que possível, na iluminação natural. 

A luz do sol, que vem das janelas, portas e corredores ventilados, é uma grande aliada para deixar o ambiente arejado e fresquinho. Se possível, planeje os móveis do seu apartamento levando isso em consideração e mantenha a iluminação natural como sua grande aliada. Assim, será muito mais fácil ter um espaço termicamente confortável.

6. Evite materiais que absorvam umidade

Ainda pensando nas reformas, é fundamental escolher bem os materiais que farão parte do ambiente que está construindo. Alguns deles estão propensos a absorver mais umidade do que outros, como a madeira, o couro e os papéis de parede. Por causa disso, podem causar a impressão de que o lugar é mais abafado.

Desse modo, prefira acabamentos antimofos. Eles não absorverão a umidade e, consequentemente, deixarão o ambiente mais seco e agradável. Tome cuidado também ao higienizar as peças de decoração, como sofás e estofados. O contato com a água e determinados produtos de limpeza pode não só prejudicar esses tipos de móveis, como mantê-los molhados por longos períodos, deixando o espaço menos arejado.

7. Pinte nas cores certas os seus ambientes

Como visto, a iluminação influencia no quanto um ambiente é arejado. Entretanto, não é só ela que pode trazer a percepção de um ambiente mais quente, abafado e pesado. As cores utilizadas para pintar as paredes do apartamento também têm influência nisso.

Por isso, se você quer morar em um local arejado, aposte nas cores claras para as paredes e móveis. Elas trarão mais conforto para o ambiente, tanto do ponto de vista visual quanto de ventilação.

A conta é muito simples. As colorações escuras absorvem mais luz e, portanto, ficam mais quentes do que as claras, que, por sua vez, refletem a luz solar e das lâmpadas utilizadas dentro do apartamento. Por causa disso, ambientes bem iluminados dão a percepção de maior frescor e arejamento, o que pode fazer toda a diferença no conforto dentro da sua residência.

Manter o apartamento arejado não é uma necessidade exclusiva para aliviar o calor. Fazer com que o ar circule no ambiente em que você mora vai ajudar também a combater infecções respiratórias, alergias e outros problemas que podem levar os moradores do local ao hospital.

Outros esforços, como a utilização de umidificadores de ar, ar-condicionado e o uso de roupas leves, também vão contribuir para a sensação de apartamento arejado que você está buscando para esse verão. Portanto, invista neles para não passar calor e ficar em um espaço sempre fresquinho e aconchegante.

Gostou das dicas que passamos aqui para dar uma arejada no seu apartamento? Então, continue aprendendo a transformar o seu lar com mudanças simples e práticas. Para isso, assine a nossa newsletter e receba nossos novos conteúdos!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!