13 de outubro de 2020 Meu Apê

Quais são as regras e normas a respeito dos animais em condomínio?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

É bem comum que as pessoas queiram ter um bichinho de estimação para fazer companhia, sendo cães e gatos os mais populares. Algumas até precisam desses animais, seja como guias para deficientes visuais, vigias ou como animais terapêuticos. Porém, nem sempre isso é simples. A questão de ter animais em condomínio, por exemplo, tende a gerar bastante discussão.

É verdade que os animais podem afetar mais pessoas além do dono, mas isso não significa que não seja possível tê-los em um condomínio. Sejam gatos, cães ou pássaros, o importante é que todos sigam algumas regras específicas com relação aos cuidados com os animais e à convivência com os vizinhos. Se tais normas estiverem incluídas no regimento do condomínio, também será mais fácil para todos respeitá-las.

Para ajudar a entender melhor isso, listamos aqui algumas das principais regras para quem tem animais em condomínio. Confira.

Limpeza de fezes e urina

Para animais que fazem suas necessidades ao passear fora de casa, como a maioria dos cães, as fezes e urina podem incomodar bastante os vizinhos, especialmente em áreas de uso comum. Naturalmente, é de responsabilidade do dono coletar esses dejetos e fazer sua limpeza, especialmente caso sejam feitos em um local inadequado.

Focinheiras para os mais agressivos

Se uma família tem um cão de guarda, então pode ser que ele se torne mais agressivo diante da presença de estranhos ou em locais agitados. E raramente é possível controlá-los por completo. Por isso o uso da focinheira é tão importante para evitar incidentes indesejados.

Limitar acesso a áreas comuns

Alguns donos de animais em condomínios têm o hábito de deixar seus animais soltos a maior parte do tempo dentro de casa. Porém, quando se trata de áreas comuns, como praças e no estacionamento, isso pode ocasionar problemas e aumentar as chances de acidentes. Para evitar isso, os donos não podem deixar seus animais soltos nesses espaços. Uma boa solução é colocar telas em janelas e varandas.

Cuidado com o barulho

Alguns gatos miam alto. Alguns cães latem para qualquer coisa. E alguns pássaros também fazem muito barulho. Pode ser difícil, mas os donos devem se preocupar em manter o animal em silêncio, especialmente tarde da noite. Com o treinamento adequado e algumas medidas preventivas, isso não é difícil.

Vacinação em dia

Há muitas doenças que os animais podem contrair, as quais podem se espalhar entre outros bichos de estimação no condomínio ou afetar os moradores. Para evitar isso, todos devem estar devidamente vacinados. Algo que os donos já devem fazer de qualquer forma, mas que não custa nada lembrar.

Mantê-lo sem pulgas

Por fim, mas não menos importante, os animais também precisam estar limpos. Remoção de pulgas, um banho regular e tosas evitam que eles espalhem pelos, além de minimizar a ocorrência de outras doenças.

Com essas informações, você já entende um pouco melhor as normas mais importantes com relação aos animais em condomínio. Vale lembrar que, de acordo com a lei, todo cidadão tem direito a um bichinho de estimação. Sendo assim, o regimento interno não pode fazer nenhuma proibição. Apenas estabelecer regras para boa convivência.

Tem alguma pergunta? Aproveite esse espaço e deixe seu comentário sobre como ter um pet em seu condomínio!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!