15 de abril de 2020 Meu Apê

Descubra aqui 4 dicas de como lidar com vizinhos barulhentos!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Como lidar com vizinhos barulhentos? Provavelmente, todo mundo já passou por uma situação similar. Festas que vão até altas horas, famílias que brigam com frequência ou mesmo aquela pessoa que insiste em ouvir música a todo volume, impedindo que os outros condôminos possam usufruir do silêncio.

Se a situação é comum, porém, não podemos dizer o mesmo para as soluções do problema. Muita gente, ao tentar resolver uma queixa de barulho, acaba com dois problemas, os sons que não são reduzidos após o pedido e a animosidade de alguém que compartilha o mesmo prédio que você.

Quer evitar que isso aconteça na próxima vez que tiver que fazer uma reclamação por barulho? Então, confira como lidar com vizinhos barulhentos da forma certa!

1. Converse com seu vizinho

A melhor maneira de lidar com vizinhos barulhentos é por meio do diálogo. Entre em contato com o apartamento responsável pelo barulho, averígue a situação e fale sobre o incômodo proporcionado.

Assim, você dá ao seu vizinho a chance de se explicar. Afinal, é normal dar uma festa de vez em quando, portanto, procure ser compreensivo. Se a situação se repetir e o vizinho não fizer nada para endereçá-la, porém, fique atento aos seus direitos.

2. Informe o condomínio

O próximo passo, caso a primeira dica não tenha surtido efeito, é informar ao síndico ou ao gestor do seu prédio sobre o ocorrido. Registrar o fato permitirá que um intermediário com autoridade sobre o edifício interceda a seu favor e verifique se há algo fora do comum acontecendo em relação ao barulho.

Além disso, lembre-se de que apresentar a documentação junto a equipe que trabalha no prédio serve para comprovar a recorrência da reclamação no futuro, se isso for necessário.

3. Registre uma ocorrência

Se nenhuma das alternativas anteriores funcionarem é hora de buscar ajuda das autoridades. Mas fique atento: a Lei do Silêncio, também conhecida como Lei do Psiu, que existe em quase todos os municípios, é observada de maneiras diferentes pelo Brasil. Sendo assim, verifique se ela se aplica para lidar com a situação dos seus vizinhos barulhentos e descubra como fazer um registro de ocorrência onde vive.

4. Aumente o Isolamento Acústico

O conforto acústico em um apartamento é fundamental e é um fator que contribui para o aumento da qualidade de vida e da harmonia entre vizinhos. Portanto, se o barulho recorrente que está enfrentando no seu prédio vier da rua ou de algum outro prédio não identificado na vizinhança, a melhor maneira de lidar com o problema é aumentando o isolamento do seu apê.

Modificações não estruturais, como o uso de cortinas mais grossas podem contribuir para diminuir o impacto dos barulhos externos na sua residência. Considere apostar nelas se o incômodo dos vizinhos barulhentos persistir mesmo após tentar todas as alternativas mencionadas aqui.

Para viver de maneira harmônica com as outras pessoas de seu edifício, é importante que o respeito seja uma via de mão dupla. Por isso, ao se mudar para um apartamento novo, consulte as regras do edifício e as siga rigorosamente. Assim, você não só saberá como lidar com vizinhos barulhentos da maneira certa, de acordo com o regimento interno do condomínio, mas terá mais tranquilidade para desfrutar de seu espaço, sem infringir no direito de outros.

E aí, gostou de aprender como lidar com vizinhos barulhentos? Então, assine a newsletter da Yticon e seja o primeiro a receber as publicações aqui do blog!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!