18 de outubro de 2019 Meu Apê

Qual a importância do conforto térmico e acústico nos apartamentos?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Para que o projeto de um apartamento seja satisfatório ele deve oferecer o máximo de segurança e comodidade para os donos. Fazer isso exige que arquitetos e construtora trabalhem juntos para chegar a uma planta e conjunto de materiais capazes de oferecer conforto térmico e acústico.

Mas por que isso é tão importante na hora de escolher um apartamento?

Neste post, exploramos o conceito de conforto térmico e acústico, entendemos como eles impactam no nosso estilo de vida e aprendemos a avaliar apartamentos quanto a esses princípios na hora da aquisição. Pronto? Então vamos lá!

O que é conforto térmico e acústico?

Conforto térmico e acústico são termos utilizados para designar espaços em que os frequentadores conseguem se proteger facilmente do frio e do calor e não são influenciados por barulhos externos. Embora próximos, esses conceitos são bastante distintos de isolamento térmico e acústico (situação em que a temperatura e os sons externos não podem ser sentidos no ambiente interior).

Trata-se de um esforço na construção de edificações para que elas sejam o mais agradáveis possíveis e não gerem perturbações o suficiente para causar irritação, problemas de pressão arterial ou distúrbios de sono e alterações de humor nos moradores.

Como ambos impactam minha qualidade de vida?

Por que conforto térmico e acústico são importantes? Esses dois aspectos em uma moradia estão intimamente associados com a qualidade de vida. Um apartamento com bons níveis de conforto térmico e acústico é mais agradável de se habitar e, nos tópicos abaixo, você entende o porquê!

Melhor qualidade de vida

Atividades manuais, intelectuais e o descanso ficam muito mais gostosos quando há conforto térmico e acústico no local em que você mora. Você perceberá, com facilidade, que se não estiver sentindo muito calor ou sendo interrompido constantemente por barulhos terá menos problemas ao concluir uma atividade, seja ela qual for.

Conservação de energia

É mais econômico manter um apartamento com bons níveis de conforto térmico e acústico. Você precisará gastar muito menos com aquecimento e refrigeração, além de isolamento acústico, se o imóvel comprado já tiver essas características.

Como avaliar conforto térmico e acústico?

Agora que você já sabe da importância do conforto térmico e acústico para a qualidade de vida é hora de aprender a avaliá-los antes de comprar um apartamento. Atente às nossas dicas!

Paredes, janelas e fachadas

São as paredes, janelas e fachadas que protegem um ambiente e criam conforto térmico e acústico dentro dele. Portanto, é preciso conferir de que elas são feitas e o quão resistentes são antes de adquirir um imóvel.

Quem preza pelo silêncio deve procurar espaços em que são utilizados materiais capazes de isolar acusticamente salas e cômodos e analisar o layout da planta.

A vedação de borracha em portas, utilizada para evitar impactos (batimentos e barulhos) é excelente em proporcionar isolamento acústico entre ambientes internos.

Pisos

O conforto térmico é muito influenciado pelos materiais utilizados no piso do apartamento. Lajes mais finas podem ser a origem de incômodo, já que não são grossas o bastante para impedir a penetração de calor e frio. Mas, com os acabamentos corretos, esses problemas podem ser contornados.

Pisos laminados, por exemplo, são muito utilizados para proporcionar conforto térmico e acústico em residências. Isso acontece porque durante a aplicação, é feita a colocação de uma manta acústica, responsável também por evitar a perda de calor nos dias frios. A única maneira de averiguar o conforto térmico e acústico de um prédio é conhecendo os materiais de que ele é feito ou visitando-o. Assim, você poderá ver de perto antes de se mudar se a edificação proporciona condições agradáveis o suficiente.

Conseguiu entender como conforto térmico e acústico são importantes nos apartamentos? Curta a página da Yticon no Facebook e não perca nenhuma atualização aqui do blog!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!