16 de fevereiro de 2021 Meu Apê

Descubra como combinar as cores na decoração do seu apartamento!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A escolha correta das cores é essencial para na hora de pensar a decoração de um apartamento. Trata-se de uma escolha que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu projeto.

Ao contrário do que se pode imaginar, saber combinar as cores na decoração não é simplesmente uma questão de gosto. Existe uma técnica por trás deste trabalho para indicar quais as combinações adequadas para cada situação.

Confira neste post como combinar as cores na decoração e deixar o seu apartamento muito mais aconchegante e agradável.

Importância de acertar nas cores da decoração

Independentemente do estilo de decoração utilizado em um ambiente, a escolha da cor é fundamental para determinar a sua personalidade. Escolhendo corretamente as cores, é possível formar um ambiente mais alegre ou mais sério, por exemplo.

O uso de um cômodo também deve ser levado em consideração ao escolher as cores da decoração. Ambientes destinados ao relaxamento, por exemplo, como os quartos, devem ter cores diferentes de outro em que se deseja concentração, como o escritório.

A técnica por trás das cores

Mas como saber, então, qual a cor adequada para cada cômodo? O círculo cromático é a ferramenta utilizada para se estabelecer as combinações mais adequadas para cada ambiente, considerando seus objetivos e usos.

O círculo cromático é um disco composto por 12 cores. Três delas (amarelo, azul e vermelho) são as primárias, das quais se originam as demais. As três cores secundárias (verde, laranja e violeta) são formadas a partir da mistura das primárias. Já as fusões entre as cores primárias e secundárias originam as seis cores terciárias que complementam a paleta.

Conhecido também como roda das cores, o círculo cromático funciona como um guia nos momentos de dúvida sobre qual a combinação de cores mais adequada em um determinado projeto.

Uso do círculo cromático

As relações entre as 12 cores do círculo cromático resultam nas combinações mais adequadas para se utilizar em sua decoração. Essas relações ocorrem a partir de diferentes técnicas de harmonização.

Um exemplo é o uso de cores complementares, que são aquelas localizadas em extremidades opostas no círculo. Já as cores análogas encontram-se em sequência na paleta. Na técnica de monocromia, também conhecida como tom sobre tom, são utilizadas diferentes nuances de uma mesma cor.

Na combinação triangular, são utilizadas 3 cores localizadas em pontos equidistantes no círculo cromático. Também é possível utilizar combinações que formam quadrados e retângulos na superfície da roda das cores, obtendo diferentes resultados.

O círculo cromático representa um guia para se buscar as combinações de cores mais adequadas para cada ambiente. Porém, há outras variáveis que precisam ser levadas em consideração na hora de montar o seu projeto.

Tamanho do ambiente, iluminação e as diferentes texturas, por exemplo, precisam ser consideradas. Mas respeitar a roda das cores é um ponto de partida indispensável para acertar na sua decoração.

Como você pode ver, combinar cores na decoração de forma correta é muito mais do que uma questão de gosto. Envolve conhecimento e técnica para chegar à composição adequada para cada projeto.

Se você gostou deste conteúdo, não pode deixar de assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe sempre em primeira mão nossas novidades e novos conteúdos sobre decoração.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!