19 de junho de 2020 Meu Apê

Luminária pendente: como escolher a melhor para cada ambiente?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A iluminação é um dos aspectos mais versáteis e importantes na decoração de um ambiente. Utilizada com bom gosto e criatividade, ela pode transformar um cômodo e determinar a sua personalidade.

E uma ferramenta muito útil em um projeto de iluminação é a luminária pendente. Com diferentes tipos, modelos e usos, essa alternativa pode ser o grande diferencial da decoração do seu lar. Mas é importante tomar alguns cuidados ao escolher a melhor opção.

Confira neste post algumas dicas sobre como acertar na escolha da luminária pendente e valorizar ainda mais o seu imóvel.

Por que utilizar luminária pendente?

A luminária pendente é uma alternativa barata e eficiente para valorizar a iluminação de um cômodo. Não existe uma regra rígida sobre em quais ambientes ela pode ser utilizada. Ela pode harmonizar bem tanto em salas de estar e jantar quanto no quarto.

Geralmente, seu uso busca garantir focos de iluminação em áreas específicas, como uma mesa para refeições ou uma bancada de trabalho. Mas também é possível utilizá-la para iluminação geral.

Como escolher a luminária correta?

A harmonização perfeita da luminária pendente a um cômodo depende de alguns cuidados na hora de escolher a peça. Confira a seguir o que é preciso levar em conta na hora de inclui-la em seu projeto de iluminação.

Tamanho das luminárias

Em decoração, muitas decisões independem de seguir regras. O bom senso e a criatividade podem falar mais alto na hora de fazer escolhas. Isso vale para a definição do tamanho das luminárias pendentes.

É importante ter em mente que uma peça maior poderá ser o centro das atenções da decoração. Se este é o seu objetivo, vá em frente, essa ousadia pode dar excelentes resultados. Mas se quiser ser mais conservador, também há uma fórmula. Se ela for instalada sobre uma mesa ou bancada, deve ter 1/3 do seu tamanho.

Apartamento Decorado Solar di Modena

Altura da luminária

Acertar na altura da luminária é bem importante para garantir não apenas a funcionalidade da peça mas também a sua harmonia com todo o ambiente. Muito alta, a luminária pode ficar solta, “voando” pelo cômodo. Muito baixa, pode prejudicar até a circulação das pessoas.

A orientação é que sua distância do teto não seja nunca inferior a 20 cm. Quando utilizada sobre uma mesa ou bancada, é agradável que o espaço entre elas tenha entre 80 cm e 90 cm. Assim, ela cumpre a função de iluminar adequadamente, contribuindo para a harmonização do ambiente.

Apartamento decorado Enjoy – Luminárias sobre a mesa

Tipo de iluminação

Há diferentes formas e objetivos da iluminação realizada por meio de luminárias pendentes. Sobre uma mesa, para auxiliar em uma tarefa como a leitura, por exemplo, o ideal é optar por modelos de cúpula transparente de vidro ou acrílico.

Já para iluminação geral, as cúpulas arrendondadas são uma boa opção. Se o objetivo da iluminação é dar destaque a algum outro elemento da decoração, a sugestão são os modelos que possibilitam um feixe de luz focado, feitas de material que limitam a passagem da luz, como o metal.

Estas são algumas dicas para o melhor aproveitamento da luminária pendente em projeto de decoração do apartamento. Com criatividade, essa é uma excelente opção para valorizar os mais diferentes ambientes do seu apartamento.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal dividi-las com seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais?

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!