10 de março de 2020 Meu Apê

Como escolher as cores para parede de cada cômodo da casa? Veja!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprou um apartamento e está querendo deixá-lo com a sua cara? É hora de começar a pensar nas cores para as paredes, afinal, elas influenciam muito como um ambiente é decorado e o que sentimos dentro dele.

As colorações têm sido associadas a sentimentos há milênios e são até utilizadas em terapias para ajudar pacientes a se sentirem melhor. Portanto, não é de se admirar que exista uma cor ideal para cada um dos cômodos da sua residência.

Não quer fazer essa escolha no escuro? Então, confira agora mesmo algumas dicas de como escolher as cores para parede de apartamento.

Setorize a casa e tome decisões por área

Uma das maneiras mais simples de identificar que cores para parede utilizar na sua casa é montando paletas para cada ambiente. Alguns tons beneficiam o uso que se dá ao local. Salas de TV, por exemplo, quando iluminadas pelo amarelo ou bege, ganham nitidez, o que faz com que seja menos cansativo assistir televisão por longos períodos.

Locais como o banheiro também precisam ser iluminados e se beneficiam de cores claras, enquanto os quartos e dormitórios são espaços em que é possível ousar e utilizar mais de uma tonalidade para cada parede.

Pense em como quer se sentir em cada cômodo

Como queremos nos sentir em cada cômodo da casa também influencia na paleta de cores do ambiente. Por isso, quartos de bebê geralmente têm tons pastéis, que ajudam a acalmar e fazer dormir, enquanto os de adolescentes tendem a cores mais fortes. Nesse caso, pesquise os tons que tenham a ver com o sentimento que deseja evocar em cada área da residência a fim de alcançar o efeito esperado.

Avalie os itens de decoração

Quais são os itens de decoração que farão conjunto com as novas cores para parede? A cor de elementos como móveis, prateleiras, criados mudos e outros itens que serão parte do ambiente pode fazer toda diferença em como a nova pintura é percebida.

Há duas opções para não errar: se valer do contraste ou da sobreposição. No primeiro caso, colorações que estão do outro lado do espectro das cores visíveis são utilizadas para criar um ambiente impositivo e cheio de personalidade. Nos locais neutros, porém, o tom sobre tom funciona bem e confere um ar de elegância ao espaço.

Inclua os familiares na decisão

Na hora de pintar o quarto das crianças ou dos adolescentes, por exemplo, é preciso incluí-los na conversa. Se eles puderem participar da decisão, ficarão mais satisfeitos com os resultados e terão mais paciência com a reforma. Além disso, espaços compartilhados, como quartos de casal, também devem ser conversados, afinal, o tom escolhido deve agradar a ambos.

Faça testes com as tintas escolhidas

Por último, não podemos nos esquecer da mais importante estratégia para acertar na cor da parede: fazer tantos testes quanto for possível. Com uma amostra da tinta, pinte um trecho do local em que deseja uma nova cor e veja como fica o resultado. Isso vai ajudá-lo a tomar uma decisão bem-sucedida, sem se arrepender alguns dias depois.

Como visto, acertar nas cores para parede é fundamental. Afinal, isso vai ajudá-lo a definir um tema para cada espaço da sua casa, planejar os móveis da residência e a ficar mais satisfeito com o resultado da sua decoração. Sendo assim, use tudo que aprendeu aqui na hora de visitar a loja de tintas e converse com os especialistas do local, a fim de que eles possam auxiliar na escolha do tipo de pigmento e do tom ideal para a sua residência.

E aí, gostou destas dicas para escolher as cores para parede do apartamento? Como você tomaria essa decisão se não tivesse lido este guia? Conta pra gente nos comentários!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!