Minimalismo ou maximalismo? Saiba qual estilo de decoração combina com você
Minimalismo ou maximalismo? Escolher como será a decoração do seu apartamento é uma das partes mais importantes do planejamento dele. É ela que vai dar vida aos seus cômodos e deixá-los com a sua cara, tornando-os únicos e especiais!
Mas, se você ainda está com dúvidas sobre qual estilo decorativo utilizar no seu cantinho, fizemos esse artigo trazendo dois exemplos para você se inspirar. Conheça agora o minimalismo e o maximalismo, que têm conseguido cada vez mais adeptos, e escolha aquele que mais combina contigo!
Estilo minimalista
O que é minimalismo?
O termo nasceu no campo artístico dos Estados Unidos, em 1965, foi nomeado pelo filósofo Richard Wollheim e referia-se a algumas manifestações culturais que aconteceram no século XX. Com o passar do tempo, esse estilo foi crescendo em popularidade e incorporando outras áreas da nossa vida. Para exemplificar a estética, confira duas pinturas minimalistas:
Atualmente, encontramos este conceito como estilo de vida, nos móveis, no vestuário, na própria arte, em tatuagens, na decoração, que é nosso foco aqui, e em inúmeros outros lugares.
Podemos dizer, simplificadamente, que o que significa o estilo minimalista é “menos é mais” (famoso aforismo criado pelo arquiteto Mies van der Rohe). Tenha aquilo que é necessário e faça o melhor uso disso.
Decoração minimalista
Em relação aos aspectos da decoração minimalista, podemos destacar que buscam, no geral, transmitir leveza, tranquilidade e calma.
De que forma? Montando ambientes amplos, com iluminação natural, linhas retas, formas geométricas, cores neutras (como branco, preto e cinza), poucos móveis e objetos decorativos.
Embora o estilo minimalista tenha como significado evitar exageros, o grande desafio dele é manter a harmonia da decoração sem sobrecarregar o ambiente nem deixá-lo totalmente vazio.
Por isso, entre os itens decorativos, tapetes, espelhos, mesinhas, luminárias, objetos metálicos ou amadeirados e móveis multifuncionais são os principais “coringas” do minimalismo. Eles podem ser colocados em vários cômodos sem prejudicar a estética.
Inclusive, duas opções que fogem dessas já mencionadas são a utilização de objetos que nós mesmos podemos fazer e de plantas dentro de vasos simples para dar tons sustentáveis e biofílicos ao espaço.
Se você pensou que a decoração minimalista se parece com a decoração escandinava, você tem razão! Elas convergem em diversos pontos. Veja:
Agora, vamos falar do extremo oposto, que tem toda sua beleza também, mas de um jeito diferente. Confira!
Estilo maximalista
O que é maximalismo?
Ao contrário do minimalismo, este estilo é bem mais recente. O maximalismo foi bastante impulsionado pelo arquiteto Robert Venturi, que cunhou o termo em 1966, em seu livro “Complexidade e Contradição na Arquitetura” e o aforismo: “menos é chato”. E, assim como o estilo anterior, ele também abrangeu vários aspectos das nossas vidas com o passar do tempo, como o maximalismo na moda.
Quem usa esta estética pode abusar das cores, das diferentes texturas e estampas, brilho e personalizar de modo único, seguindo os seus gostos e interesses. Ela permite você misturar tendências e ter uma maior liberdade criativa, contrapondo as regras que outros estilos possuem.
Conheça os incríveis empreendimentos da Yticon e encontre aquele perfeito para você!
Decoração maximalista
Indo para a área decorativa, o estilo maximalista conseguiu se expressar sem problemas.
Aqui, ele pode ser adotado de inúmeras formas utilizando inúmeros itens, como quadros, vasos, almofadas, bancos, tapetes e objetos com valor emocional, de diversas cores e estilos. As paredes também não ficam de fora: podem ser pintadas ou usar papel de parede. Ou seja, o importante é aproveitar ao máximo os espaços sem perder o equilíbrio do ambiente.
Conheça algumas dicas para você arrasar na decoração maximalista do seu apartamento:
- Saiba dosar: com tantas misturas, não é difícil você perder a harmonia e começar a, simplesmente, acumular coisas. Por isso, faça com calma e planejamento;
2. Paleta de cores variadas: no maximalismo, você é livre para escolher as cores que deseja. Pensando em uma sala, por exemplo, uma sugestão é você ter as paredes em cores neutras para equilibrar com os objetos e móveis coloridos
3. Ouse nos objetos decorativos: como é uma estética que possibilita ambientes com personalização exclusiva para cada pessoa, pois está diretamente relacionada com a vida, as histórias, os gostos de cada um, você pode mesclar nas cores, formas, tipos de itens para preencher o cômodo que você deseja;
4. Seja flexível: com o espaço já decorado, não o deixe parado. Isto é, continue trocando itens conforme você vai passando por novas experiências e fases da vida.
Confira também 6 dicas essenciais para você adquirir seu imóvel e decorá-lo da melhor maneira!
Agora que você já conhece os estilos Minimalismo ou maximalismo de decoração, chegou a hora de escolher aquela que mais combina com você e aplicá-la no seu apê Yticon!
Conte sempre com a Yticon! Nós temos excelentes e completas opções de empreendimentos para você e sua família desfrutarem o melhor da vida: Up! Residence, Vibe, Enjoy e outros.
Fale conosco e realize o seu sonho!
COMENTÁRIOS: