28 de abril de 2022 Meu Apê

Quais as melhores plantas para apartamento? Saiba como decorar o apê com design biofílico!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Você sabe quais são os benefícios de cultivar plantas no seu apê? Além de ser uma ótima forma de trazer mais vida, cor e aconchego para o ambiente, elas também aumentam a sensação de bem-estar e purificam o ar!


O design biofílico é uma verdadeira tendência na decoração de apartamentos, e se você está se perguntando “o que é design biofílico?”, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos tudo sobre biofilia e falaremos quais são as melhores plantas para apartamento!

O que é biofilia?

A palavra “biofilia” vem do grego e significa “amor pelas coisas vivas”. O termo foi popularizado pelo ecólogo Edward Wilson que, em seus livros, abordava a biofilia como uma forte atração pela natureza e desejo de estar ao ar livre, perto de plantas e animais. Segundo ele, isso é um sinal de saúde mental e física. 

Mas não precisa nem ser cientista para saber disso, não é? Quem é que nunca suspirou de alívio ao tirar os sapatos e colocar os pés na grama? Um ato simples e banal como esse já é capaz de aliviar o estresse, e essa é uma pequena prova do efeito da natureza em nosso organismo.

Mas o que é design biofílico? É um estilo que age como resposta para essa necessidade humana de proximidade com a natureza. O modelo busca criar um equilíbrio entre as construções contemporâneas e a presença de natureza! Cultivar plantinhas nos ambientes do seu lar é uma forma de montar um design biofílico. Falaremos a seguir sobre como escolher e quais são as melhores.

Quais são as melhores plantas para apartamento? 

Para escolher as plantas que vão compor o design biofílico do seu apê, considere as condições climáticas da sua região, a iluminação e a ventilação. É mais fácil do que parece!

Existem inúmeras espécies fáceis de cuidar e, para te ajudar, selecionamos as que exigem menos manutenção e que com certeza vão deixar o ambiente fresco, aconchegante e cheio de vida.

  • Espada de São Jorge

A espada de São Jorge sem dúvidas é uma das plantas mais fáceis de cultivar dentro de um ambiente interno e com pouca iluminação. Deve ser regada de 1 a 2 vezes na semana. Então se você está iniciando no mundo da jardinagem, é uma ótima opção. 

Além disso, você sabe quais os benefícios? Durante o dia, ela absorve substâncias tóxicas do ar e, à noite, libera oxigênio, trazendo benefícios para nossa respiração.

  • Suculentas

As suculentas são tendências na decoração moderna e biofílica. Elas exigem pouco cuidado, e devem ser regadas quando o solo estiver seco, ou seja, varia de acordo com o ambiente.

O ideal é deixá-las no sol, mas caso não tenha um espaço com luz direta no seu apê, também podem viver à meia sombra.

  • Hera

A hera é ideal para jardins suspensos e ambientes com pouca iluminação, o que facilita na hora do cuidado. Suas folhas caídas dão um ar mais descontraído para o apê.

Mas quais os benefícios? Ela tem o poder de melhorar a umidade do ar! Então se você busca refrescar o ambiente como salas e quartos, é uma ótima escolha. Deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana.

  • Cactos 

Sem dúvidas, o cacto é uma das melhores plantas para apartamento. Eles costumam viver em regiões áridas e aguentam um longo período sem água. Por esse motivo, é uma excelente planta para quem tem pouco tempo para cuidar.

Eles são belos e contribuem muito para a decoração do ambiente, ficando lindos em mesas de escritório e em bancadas. Os cactos maiores precisam de luz direta do sol, já os mini cactos não precisam de tanta luz. Devem ser regados 1 vez na semana no verão e, no inverno, apenas 1 vez no mês!

  • Bambu da sorte

Para finalizar, o bambu da sorte é uma planta que representa prosperidade, e com certeza vai complementar muito a decoração biofílica do seu lar.

Pode ser cultivado em qualquer ambiente da casa, e não deve ser exposto à luz solar direta, sendo perfeito para ambientes menos iluminados. A rega deve ser feita quando o solo estiver seco, mas tome cuidado para não encharcar a plantinha.

Hora de decorar seu Yticon com design biofílico!

Já escolheu as plantas que vai cultivar no seu apê da Yticon? Além de todos os benefícios que pontuamos, cultivar plantas é uma ótima forma de deixar o ambiente mais arejado, confira o artigo que preparamos com mais dicas para melhorar a ventilação do seu lar. 


Veja ainda este artigo sobre como decorar apartamento moderno! E se você ainda está procurando seu apartamento ideal para decorar como quiser, fale com a gente que será um prazer te ajudar nessa jornada.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!