31 de março de 2022 Meu Apê

Pintar ou usar papel de parede? Saiba como decidir!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Logo quando decidimos decorar a casa e deixá-la com a nossa cara, uma das primeiras coisas que pensamos é em personalizar a parede. Então a grande dúvida surge: pintar ou papel de parede? E geralmente essa dúvida vem seguida da próxima: o que é mais barato, pintar ou papel de parede?

A escolha depende de alguns fatores, como o orçamento, tempo disponível para a obra e suas preferências. O importante mesmo é deixar o ambiente aconchegante e combinar com os gostos dos moradores. 

Preparamos este artigo para te ajudar na difícil decisão e te ajudar a decidir o que é melhor pra você, se é pintar a parede ou colocar papel de parede. 

Dê uma de FBI e analise os prós e contras de cada escolha. Depois, coloque na balança e mãos à obra!

Vantagens de colocar papel de parede

  • Longa duração: um papel de parede para sala de apartamento pode facilmente durar 10 anos. Isso, é claro, se a manutenção for feita do jeito certo, e o melhor, não descasca, ao contrário da tinta.
  • Mais personalidade e variedade: as opções de papel de parede para apartamento são inúmeras, e com certeza você vai encontrar uma que represente a sua personalidade. Além do mais, ele pode dar um ar mais clássico e até romântico para o apê.
  • Sem cheiro, sem alergia: nesse caso, não há substâncias que possam causar alergia, ao contrário de algumas tintas. Isso garante mais tranquilidade para os moradores. Além disso, não é preciso esperar secar, ou algo do tipo, é só aplicar e pronto!
  • Fácil manutenção: para garantir a durabilidade do material é preciso limpá-lo de vez em quando. Um pano com água e sabão neutro já dão conta!

O que achou das vantagens? Essa escolha pode ser ideal se você deseja uma opção mais personalizada, mas afinal, o que é mais barato, pintar ou papel de parede? Falaremos sobre isso a seguir!

Desvantagens do papel de parede

  • Pode ser mais caro: caso prefira não colocar o papel por conta própria e optar por contratar um profissional, saiba quea aplicação é feita por m², e isso pode pesar no orçamento. Então já vá se preparado para desembolsar uma graninha a mais que gastaria com tinta.
  • Não é para todos os ambientes: o papel de parede para apartamento não é resistente a condições climáticas de umidade, então banheiro e área externa nem pensar! Além do mais, a cozinha exala gordura, e isso também impede a aplicação do material.
  • O rasgo é o inimigo: está em dúvida entre pintar ou papel de parede, mas não quer tomar tanto cuidado no dia a dia? Então esse material não é para você, pois precisará prestar atenção para não rasgar sem querer. Caso rasgue, pode ser que parte do papel de parede tenha que ser substituído e aí vai gerar mais trabalho e gastos para você.

Já conseguiu imaginar um papel de parede para sala de apartamento bem bonito e com a sua personalidade no seu apê?  Agora que já tem os prós e contras desse material, é hora de comparar com a pintura!

Vantagens de pintar a parede

  • Versatilidade e resistência: a tinta de parede pode ser usada dentro de casa e em áreas externas, pois é resistente às diferentes condições climáticas. Também é mais resistente à gordura que a cozinha pode exalar. Outro ponto importante é que pode ser aplicada em diferentes superfícies, como azulejos.
  • Fácil de substituir: enjoou? pinta por cima! Essa facilidade é um grande atrativo para quem gosta de mudar com frequência a decoração da casa.




  • Pode ser mais barato: o que é mais barato pintar ou papel de parede? Financeiramente, pintar é mais vantajoso, pois geralmente exige um investimento menor.
  • Conta com diferentes texturas: além da cor, é possível brincar com diferentes texturas nas paredes do seu apê. Tudo depende da técnica que você ou o pintor irá usar, e opções não faltam! Alguns exemplos são o grafiato (como na imagem abaixo), chapiscado, espatulado e riscado.
  • Combate a microrganismos: as tintas antibacterianas podem facilmente ser encontradas, e melhoram a qualidade de vida dos moradores, combatendo bactérias, mofo e fungos. Além disso, há uma variedade de tintas no mercado que não deixam cheiro forte, mas podem ser mais caras.
  • Atividade terapêutica: pintar pode ser terapêutico. Para quem gosta, pode ser um momento divertido ou de calmaria para a mente e organização de pensamentos. Ter que pintar cada cantinho estimula a concentração e a criatividade. Acompanhar o progresso da pintura pode te trazer sensações de conforto e satisfação. Você pode, inclusive, se arriscar produzindo algum desenho!




Agora é hora de equilibrar, você já sabe as vantagens, iremos apresentar as desvantagens, para que a decisão sobre pintar ou colocar papel de parede fique ainda mais fácil!

Desvantagens de pintar a parede

  • A bagunça: para pintar o apê, você terá que forrar o chão com jornal, passar fita nas extremidades da parede, e ainda sim, vai acabar sujando o local e depois terá que gastar um tempo limpando a bagunça.




  • Esforço: se você optar por pintar a parede por conta própria, vai dar mais trabalho do que colar um papel de parede. Mas vale a pena para quem realmente quer optar pela pintura.
  • Tempo de espera: depois de pintar, o tempo de espera pode ser um problema: vai demorar mais até poder colocar os móveis no lugar.
  • Cheiro: muitas tintas possuem cheiro forte e leva um tempinho até amenizar o cheiro. Lembrando que não são todas as tintas que deixam odor, mas as que não deixam são um pouco mais caras.
  • Mão de obra: se você não tem tempo livre o suficiente para fazer o trabalho ou vai optar por uma técnica diferenciada, terá que desembolsar dinheiro para pagar pela mão de obra.
  • Desgaste e manchas: a pintura pode desgastar facilmente dependendo da qualidade do material e do nível de cuidado que você terá. O problema se intensifica para quem tem crianças e pets em casa.

E aí, ficou mais fácil decidir? 

E se eu te falar que não é preciso escolher entre um e outro? Dá também para mesclar os dois e testar os dois modelos em diferentes paredes e cômodos da casa.

Mesclando os dois!

Áreas como cozinha, banheiro, e externas podem ser decoradas com tinta, já que o papel de parede não pode ser aplicado.

Lugares como o quarto, escritório, sala de estar podem ser decorados com papel de parede para apartamento.

Além da escolha do material, a definição da cor é super importante! Você já deve ter ouvido falar em psicologia das cores, não é?

Além do material, pense com carinho nas cores!

As cores influenciam em como nos sentimos, e isso é científico, comprovado por estudos de psicologia das cores. Para usá-las ao seu favor, e tornar a decoração da casa ainda mais bonita e personalizada, é preciso saber o que quer transmitir em cada cômodo.

Como você quer se sentir na sala de estar? Relaxado? Então o papel de parede para sala de apartamento pode ser verde, uma cor relaxante. Agora, quer se sentir concentrado no home office? Então escolha um papel de parede para apartamento azul, que incentiva o foco e ameniza sentimentos de agitação.

Já fizemos um artigo falando sobre a escolha de cores na decoração, confira e saiba como escolher. 

Deixe nos comentários o que achou deste artigo, e nos conte como será a decoração do seu apê! Confira também o nosso site e conheça os empreendimentos Yticon!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!