27 de outubro de 2023 Morar Sozinho

4 práticas para começar a economizar água hoje mesmo! 

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
consumo-consciente-de-agua

Sabe quando você pensa em implementar iniciativas sustentáveis de consumo de água no seu dia a dia? Ou então adotar um estilo de vida mais econômico, mas nunca tira esses planos do papel? Chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas! 

Preparamos este artigo com quatro dicas para economizar água em casa e dar início a um consumo mais consciente, favorecendo tanto a diminuição dos seus gastos quanto a preservação dos recursos hídricos. Confira: 

1- Feche a torneira e o chuveiro sempre que possível 

Pode parecer que não, mas deixar a torneira aberta enquanto você escova os dentes ou tomar banho com o chuveiro ligado 100% do tempo são atitudes que podem impactar significativamente no aumento do consumo de água.

Por exemplo, uma torneira pingando sem parar desperdiça 46 litros de água por dia. Já no banho, um minuto a menos poupa mais de seis litros de água. Diante disso, existem práticas para economizar água que você pode implementar no seu dia a dia, como sempre fechar o registro enquanto estiver se ensaboandoou escovando os dentes, além de diminuir o tempo de banho.

mulher-no-banho

Um tempo entre cinco e oito minutos é suficiente para você higienizar todo o seu corpo. Se você costuma demorar mais do que isso, faça um teste por um mês seguindo o tempo recomendado à risca e se surpreenda com o resultado em sua conta de luz!

Para estimular os moradores a desenvolverem iniciativas sustentáveis de consumo de água e estabelecer uma cobrança justa, todos os empreendimentos Yticon contam com medição individualizada de água. Com isso, é possível ter uma melhor noção dos gastos e, consequentemente, organizar-se para praticar um consumo consciente de água. 

2- Atenção à descarga 

Pode parecer exagero, mas o tipo da sua descarga também influencia – e muito – no aumento do impacto do consumo de água no meio ambiente. Para se ter uma ideia, o vaso sanitário chega a representar 30% do uso de água da casa, por isso é preciso escolhê-lo de forma consciente. 

Em geral, as descargas de válvula (instaladas na parede) podem consumir até 12 litros de uma vez só. Por isso, é melhor dar preferência para vasos sanitários com caixa acoplada, que consomem entre três e seis litros de água.

sanitario-caixa-acoplada

Ainda pensando em incentivar o consumo consciente de água, os apartamentos Yticon são todos entregues com bacia sanitária, o que, além de oferecer praticidade, já facilita a adoção de práticas para economizar água. Veja o banheiro do decorado Venice Downtown, lançamento Yticon em Londrina:

banheiro-economia-agua

3- Lave a louça de maneira consciente

Você pode até pensar que não existe segredo para lavar louça e fazer um consumo consciente de água ao mesmo tempo, mas existem algumas atitudes que podem te ajudar. Elas são: 

  • Antes de lavar, remova o excesso de gordura ou resíduos da louça com um guardanapo. Assim, você gasta menos água tentando limpar esses itens; 
  • Lave os copos e talheres primeiro, deixando a água cair em cima das outras louças. Isso já facilita na limpeza delas posteriormente;
  • Ensaboe tudo com a torneira fechada;
  • Enxágue o máximo de itens seguidos ou juntos;
  • Caso uma peça esteja muito suja, deixe-a de molho e depois lave.

Outra dica para economizar água em casa é ter uma garrafinha ou copo sempre com você. Dessa forma, você não usa um copo limpo cada vez que for beber água. Com isso, você diminui a quantidade de louças e, consequentemente, ajuda no impacto do consumo de água no meio ambiente. 

Agora, se você prefere uma lavadora de louças, lembre-se de usá-la apenas quando já estiver cheia! 

4- Lave as roupas todas de uma vez

Mesmo que você suje algumas roupas diariamente, é importante definir um dia da semana ou do mês para realizar a lavagem de todas elas juntas. Lavar aos poucos acaba desperdiçando mais água e esse não é nosso objetivo!

cesto-de-roupas

E aí, bora ter um consumo consciente de água? 

Quando separamos essas 5 dicas para você economizar água em casa, pensamos não só em te ajudar a diminuir os gastos com as contas de água e energia, mas também a pensar no impacto do consumo de água no meio ambiente. Os recursos hídricos são de suma importância para nós, de forma que os impactos causados pela sua escassez são devastadores, como infelizmente já vimos em algumas regiões.

A Yticon sempre se preocupou com a preservação do meio ambiente, sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores. Por isso, resolveu unir esses fatores para construir empreendimentos com diversidade de áreas verdes, paisagismo repleto de árvores, e espaços compartilhados, como o Compartycon e Lavanderias Profissionais

Veja como o Hype, lançamento em Londrina, é composto por uma variedade de vegetações, além de espaços compartilhados para os moradores aproveitarem:

empreedimentos-yticon

Além disso, os empreendimentos também contam com reservatório para coleta de água da chuva para a limpeza das áreas de lazer e irrigação dos jardins. Se quiser, pode conhecer todos eles clicando aqui

Estamos à disposição para te ajudar a conquistar o imóvel dos sonhos! Fale conosco hoje mesmo ou venha nos fazer uma visita em um de nossos showrooms. Estamos te esperando! 

Se você deseja continuar investindo em ações sustentáveis, esses artigos podem te ajudar: 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!