5 de maio de 2020 Morar Sozinho

Como funciona a medição individualizada de água e o que a lei diz a respeito?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Para quem mora em um condomínio, a conta de água costuma ser um ponto de discussão bem recorrente. Muitos lugares calculam a quantidade de litros utilizada de acordo com o total de moradias; porém, isso quase sempre leva a desentendimentos, visto que o consumo entre os habitantes pode variar muito, mas o custo será igualmente dividido. Por isso, a medição individualizada de água deve se tornar norma em pouco tempo.

Apesar de parecer algo bem óbvio, medir os gastos individualmente não é algo tão habitual quanto a maioria gostaria, sendo mais comum em condomínios novos. No entanto, devido a algumas mudanças já previstas na lei, isso não deve perdurar por muito tempo.

Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe!

Como é feita a medição individualizada de água?

Em uma casa, há um relógio que mede o nível de consumo dentro da residência. Quanto maior o volume utilizado, maior será a conta, naturalmente. Porém, muitos condomínios costumam ter apenas um relógio de água, gás ou mesmo luz para diversas residências, sendo impossível apontar o consumo individual.

A medição individualizada envolve a instalação de um relógio separado para cada unidade, permitindo que a companhia identifique quantos litros foram utilizados por cada unidade. Assim, será possível emitir uma conta de água contendo apenas o consumo individual.

O que diz a lei?

Em 2016, foi aprovada a Lei 13.312/2016, que estabelece que, a partir de 2021, todos os apartamentos em condomínios devem ter um relógio de água individual. Por isso, para atender a essas exigências, todos os edifícios precisam começar a se adaptar o quanto antes.

Por que essa mudança é importante?

Existem alguns benefícios tangíveis para a medição individualizada de água. Alguns dos principais estão a seguir.

Incentiva o consumo mais consciente

Muitas pessoas não têm uma noção clara de quanta água consomem justamente porque parte do custo é distribuído. Ter um sistema que atribui essa responsabilidade de forma individual é uma maneira de conscientizar e incentivar a economia, promovendo a sustentabilidade.

Evita desentendimentos entre moradores

Como já mencionamos, esse ponto pode gerar várias disputas entre os moradores de um condomínio. Colocar um medidor individual é uma forma de evitar essas discussões e, consequentemente, minimizar problemas de convivência, melhorando o relacionamento entre vizinhos.

Facilita a detecção de infiltrações e vazamentos

Outra grande vantagem de ter a medição individualizada de água é poder apontar exatamente de onde vem algum consumo fora do comum. Se há um problema no encanamento que causa um grande vazamento de água, é mais fácil determinar em qual apartamento está ou mesmo se há de algo errado no consumo das áreas comuns.

Reduz o índice de fraudes

Por fim, mas não menos importante, uma medição mais detalhada também evita que as instalações sejam fraudadas. É bem mais fácil detectar alguma mudança repentina no consumo quando a medição é individual.

Agora você já conhece a medição individualizada de água e sua importância. Os prédios da Yticon Construção e Incorporação já estão preparados para atender à nova lei, com divisão nos medidores de água, luz e gás. Um exemplo é o condomínio Reserva Santa Clara.

Para que seus amigos e familiares também tenham acesso a mais conteúdos sobre imóveis, decoração e novos lançamentos, compartilhe este post em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!