5 de novembro de 2019 Meu Apê

Como manter um bom relacionamento com os vizinhos? Saiba em 4 dicas!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ter um bom relacionamento com os vizinhos é o desejo de muita gente, especialmente quando você está mudando para um novo apartamento, não é mesmo? Afinal, morar em condomínio envolve viver em coletivo. Ou seja, pensar não só no bem-estar individual, mas também no que é benéfico para todos os moradores.

Além disso, ao fazer amigos no prédio, você terá alguém com quem jogar conversa fora, confraternizar em datas festivas, trocar dicas e macetes sobre diversos assuntos (desde economia doméstica até personalização do lar) e que, de quebra, está disposto a ajudar quando preciso. Maravilha, né? Por essa razão, listamos quatro dicas bastante úteis para ajudá-lo a se dar bem com a vizinhança. Acompanhe!

1. Respeite as regras do condomínio

Antes de mais nada, é fundamental respeitar as regras do condomínio (que especificam os deveres de quem tem animal de estimação, o horário de silêncio, a responsabilidade de quem danifica ou causa inconvenientes nas áreas compartilhadas etc.), pois são elas que contribuem para a ordem e o convívio sadio entre todos.

Por isso, procure se informar a respeito delas e tirar qualquer dúvida que você tenha de antemão para evitar mal-entendidos ou mesmo conflitos com os demais condôminos.

2. Seja educado com os outros moradores

Nunca é demais lembrar da importância de ser educado com os outros para ter um bom relacionamento com os vizinhos. Afinal, ninguém gosta de conviver com alguém carrancudo e que vive de mau humor, não é verdade?

Por isso, lembre-se de sempre cumprimentar as pessoas ao entrar no elevador, ao cruzar com elas nos corredores e na portaria ou ao esbarrar com elas nas áreas de lazer. Ser gentil nunca é demais!

3. Compareça às reuniões do condomínio

Uma terceira dica é comparecer às reuniões do condomínio. Tenha em mente que isso é essencial não só para você acompanhar o que é decidido em assembleias e convenções — e, eventualmente, pode impactar a sua família —, como também para você interagir com os outros condôminos e mostrar interesse pelo bem comum.

4. Seja solicito com os demais

Por fim, mas não menos importante, seja solicito com os demais, ajudando-os quando for possível. Ter essa iniciativa não só passa uma imagem positiva ao seu respeito, como estimula as pessoas a fazer o mesmo por você.

Por exemplo, seu vizinho cultiva plantas no apartamento e vai viajar? Pois se ofereça para regá-las e podá-las nesse período. Vai tirar o lixo? Então por que não dar uma força ao morador do imóvel ao lado que também está fazendo o mesmo? Vai passear com o seu cão? Pois aproveite e leve o cachorro do seu vizinho!

Como você viu, manter um bom relacionamento com os vizinhos está longe de ser algo complicado. Com empenho em participar das atividades coletivas, empatia com os outros e respeito às regras que estabelecem os direitos e deveres dos condôminos, essa tarefa se torna descomplicada e fácil de colocar em prática.

Gostou das sugestões do post? Acompanhe nosso Blog para receber mais dicas sobre como adquirir o seu apê, decorá-lo do seu jeito e manter as contas de casa sempre em dia!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!