17 de maio de 2019 Meu Apê

7 dicas para cuidar de animais de estimação em apartamento

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Hoje os pets marcam presença nos lares, é bem difícil não haver um cão, um gato, uma calopsita, um aquário ou qualquer outro animalzinho de estimação nos apartamentos. Eles já são parte integrante das famílias e alegram por demais a todos, tornando os ambientes familiares mais divertidos e felizes.

Justamente por tudo isso, torna-se essencial que tenhamos algumas responsabilidades em relação a ter animal em apartamento, para que eles tenham conforto e qualidade de vida. Saber das principais necessidades do seu pet é essencial para que ele tenha vida longa e feliz.

Ficar ciente ao que diz a lei sobre o assunto assegura que os peludos tenham o máximo de bem-estar, segurança e conforto para envelhecerem ao nosso lado. Visto que desconhecer as regras dos condomínios sobre os pets pode trazer muitos conflitos com vizinhos.

Além disso, na hora de escolher o seu pet, você deve saber qual deles vai se adaptar melhor às condições de seu apartamento e família. Existem os mais agitados, os que exigem passeios diários, os que precisam de espaço, ou seja, há tipos para todos os gostos.  

Por essa razão, reunimos algumas dicas para facilitar essa tarefa e ajudar você na sua rotina. Acompanhe!

Quais são os animais que melhor se adaptam a viver em apartamentos?

É essencial que ao pensar em ter animal em apartamento você conheça suas principais necessidades e o que o local pode oferecer a eles — para que, assim, seja feita a melhor escolha.

Alguns questionamentos, antes da decisão, devem ser feitos, como: o tempo que as pessoas ficam no seu apê, se elas ficam o tempo todo no apartamento, se em algum momento a residência fica vazia sem ninguém, se viajam e podem levar o pet, entre outros fatores.

Isso porque existem animais, como determinados cães, que não gostam de ficar sozinhos e sentem muita solidão, chegando a uivar, lembrando que isso pode incomodar bastante os vizinhos. Por isso, são fatores que devem ser muito bem analisados, antes de se decidir pelo pet ideal.

Vejamos, então, as características e necessidades de algumas espécies. Acompanhe!

  • cães: são os animais de estimação mais escolhidos, principalmente os de pequeno porte, visto que se adaptam melhor a locais pequenos. São geralmente muito dependentes dos donos e requerem passeios diários;
  • gatos: são dóceis, afetuosos, mas independentes. Ficam normalmente sozinhos em casa sem perturbar ou miar com intensidade. São animais extremamente caprichosos e estão sempre limpos e cheirosos. Para deixá-los felizes, uma simples bolinha de papel já é suficiente para fazê-los correr e brincar;
  • pássaros: os mais comuns hoje são as calopsitas que podem ser criadas soltas. São animais muito inteligentes e interagem bastante com o dono;
  • roedores: os mais populares são os hamsters. Podem viver em ambientes pequenos, e uma gaiola com alguns brinquedinhos é o suficiente para fazê-los felizes.

É permitido ter cães de grande porte em apartamento?

Não existe um limite quanto ao tamanho do cão criado em apartamento. O que ocorre é que as pessoas preferem os menores, justamente por precisarem de menos espaço. 

Contudo, existem pessoas que gostam de cães de grande porte e tê-los no apartamento exigirá que algumas regras sejam cumpridas. Por exemplo, o cão deve ser adestrado, pois, certamente, circulará pelos espaços comuns, dentre outras regras que cada condomínio deve exigir.

Quais os principais cuidados com animais em apartamento?

Veja agora algumas dicas para garantir qualidade de vida e proteção aos seus pets. Confira!

1. Instale telas protetoras nas janelas

A primeira dica para quem deseja ter animal em apartamento é simples, mas extremamente importante: instale telas protetoras nas janelas do seu apartamento. Isso porque os animais são naturalmente curiosos e movidos pelos instintos naturais — e isso vale para cachorro, gato, hamster, papagaio, periquito etc.

Ou seja, eles podem ser atraídos por um cheiro ou um barulho externo ao lar, por exemplo, e acabarem se acidentando ao pularem ou tentarem sair pelas janelas (um perigo!). 

Se seu pet for um gato, o cuidado deve ser redobrado, visto que os felinos são animais instintivamente aventureiros que adoram subir em armários, prateleiras e em qualquer local que possa garantir uma aventura. A janela pode ser uma atração e tanto. Por isso, não deixe de lado esse cuidado com seu pet e tele todas as janelas de seu apê!

2. Adestre seu cão

Se seu animal for um cão e, principalmente, de grande porte, adestrá-lo é uma boa medida. Isso vai garantir que desde cedo ele se adapte ao convívio no condomínio sempre que tiver que dar suas saídas diárias — comuns e recomendadas para todos os cães.

3. Adapte o espaço para o seu pet

Você não quer que seu animal de estimação tenha uma vida confortável e feliz com suas necessidades atendidas dentro do apartamento? Então, será necessário que você faça algumas adaptações simples, como:

  • cães e gatos devem ter seus lugares para dormir, existem caminhas específicas para eles no mercado;
  • gatos precisam de arranhadores para não estragarem seus móveis;
  • os gatos necessitam de caixinhas de areia para suas necessidades;
  • os cães precisam de tapetes higiênicos;
  • entre outros.

4. Promova o enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental busca tornar o ambiente no qual um cão ou um gato vivem mais atrativo, divertido e desafiador para eles. Trata-se de uma técnica muito adotada nos dias de hoje, visto que possibilita o aumento da interação do animal de estimação com o espaço de forma lúdica e positiva.

Além disso, a técnica possibilita que os pets se mantenham entretidos com algo que tenha a ver com seus próprios instintos de olfato e audição mais apurados. Possibilita que cães, por exemplo, explorem o ambiente.

Para cães, você pode esconder petiscos dos quais ele gosta pelo apartamento. Prefira aqueles que tenham o cheiro mais forte. Como se fosse a “caça ao tesouro”, estimulando o olfato do seu cachorro. Por fim, ele terá a recompensa (o tesouro), que será o petisco. Escolha locais nos quais seu bichinho tenha acesso, mas que sejam difíceis de serem encontrados.

Já com gatos, isso é possível instalando no apartamento prateleiras nas quais eles possam subir e escalar simulando subidas em muros e telhados — de acordo com seus instintos de grandes aventureiros e caçadores que são. 

5. Atente-se à regulamentação do condomínio

Apesar de, por lei, os condomínios não poderem proibir os moradores de terem seus pets, existem regras que devem ser seguidas. Trata-se de uma forma de melhorar a convivência entre os condôminos.

Exemplo disso, seria um condomínio que não permitisse passeios diários com cães nas suas áreas compartilhadas, visto que poderia desagradar alguns moradores. Sendo assim, o ideal seria passear com o pet na rua, garantindo que ele faça seus passeios diários sem aborrecer e causar conflitos com vizinhos.

A regulamentação interna do prédio pode tratar também sobre a quantidade de bichos por imóvel, sobre os limites para barulhos emitidos por eles (latidos, cantos, piados, grasnados, coachos etc.) e por aí vai.

6. Mantenha sempre a higiene no apartamento

Garantir que ambientes com pets sejam o mais limpo possível é também uma grande preocupação por parte dos condomínios. Por isso, o ideal é manter a rotina de higiene redobrada.

No caso de cães, mantenha seus tapetinhos limpos e trocados a cada vez que usarem e higienize sempre que eles fizerem suas necessidades. Isso, para garantir que o odor não chegue a outros apartamentos e provoque conflitos com vizinhos.

No caso de gatos, manter as caixas de areia sempre devidamente limpas é outra forma que impede que o mau cheiro atrapalhe os vizinhos e gere problemas no local.

Outro fator ligado à higiene tem a ver com os potes de água e comida dos pets, que devem ser lavados e trocados com frequência evitando mosquitos e outros tipos de insetos.

Com exceção daqueles bichinhos que são criados em gaiolas específicas (como pássaros e roedores pequenos) e em aquários (como os peixes), os demais devem ter, de preferência, dois espaços exclusivos que sejam mais reservados e sem variação de temperatura.

O primeiro será destinado exclusivamente para que eles façam diariamente as suas necessidades, ou seja, onde podemos colocar os tapetinhos, no caso de cães, ou caixinhas de areia, no caso de gatos. O segundo, por sua vez, será o canto em que vão ficar as vasilhas com água e ração. Assim, eles não precisam se alimentar e evacuar no mesmo local.

7. Passeie regularmente com o seu cão

Para concluir, tenha em mente que se você adotar um cachorro, independentemente da sua raça, é essencial levá-lo para passear todos os dias. Isso porque os cães são bichos bastante sociais e ativos. Logo, por mais adaptado que esteja o seu apê para recebê-lo, ainda será necessário que ele se exercite, explore novos lugares e tenha contato tanto com pessoas quanto com animais diferentes, ok?

Assim, você evita que seu amigo de quatro patas não fique com problemas musculares, ósseos ou mesmo tenha algum transtorno depressivo e/ou de ansiedade. Para tanto, fazer passeios diários pela manhã ou à noite, por mais curtos que sejam, são super bem-vindos!

Seguindo as nossas dicas de como cuidar de animal em apartamento, você verá que ter um pet pode ser muito mais simples do que parece. Ah, e não se esqueça: ao comprar um imóvel, leve-o dia sim, dia não ao novo endereço antes de se mudar definitivamente para o local. Isso ajuda na adaptação dos bichos, especialmente aqueles mais territoriais e que gostam de rotina, como é o caso dos gatos.

E se você gostou deste post, aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas publicações!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!