5 de julho de 2021 Morar Sozinho

Moradores de condomínio: descubra quais são os perfis e como ter uma boa convivência

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Viver em um condomínio é uma experiência e tanto. Muito se fala, por exemplo, sobre a segurança, a infraestrutura, as áreas de lazer, entre outros. Porém, não podemos esquecer que o principal ingrediente são os próprios moradores de condomínio.

Se você coloca várias pessoas que vieram de lugares diferentes uma do lado da outra, separadas apenas por algumas paredes, é certo que algumas peculiaridades vão começar a aparecer. Não faltam exemplos de vizinhos — dos mais estranhos aos mais divertidos.

Como qualquer outra coisa na vida, saber com o que você terá que lidar é um bom primeiro passo. Confira aqui alguns dos principais perfis de morador de condomínio e como você pode conviver melhor com eles!

Morador barulhento

Uma das consequências de toda essa proximidade entre as pessoas é que, se uma delas começa a gritar, ouvir música alta ou correr, todo mundo ao redor pode ouvir. Tem sempre aquele vizinho que toca algum instrumento ou fala alto normalmente.

Dependendo da frequência e da hora, isso não é sempre um problema. O ruim é quando esse mesmo vizinho resolve fazer barulho todo dia, a todo momento. Para isso, existe a lei do silêncio. Em geral, há uma convenção interna para lidar com o barulho, mesmo que na área de lazer. Na maioria dos casos, o morador barulhento faz isso por distração e respeita as regras quando é informado. Apenas uma conversa no dia a dia ou durante uma assembleia pode ser suficiente para resolver o problema do volume.

Morador fantasma

Sabe aqueles moradores que você sabe que existem, muitos falam deles, mas você nunca vê? Quando acha que vê, é uma sombra que sai antes do sol raiar ou um ruído já tarde da noite?

Esse é o morador fantasma, o tipo de vizinho que quase nunca aparece fisicamente na sua frente. O lado bom é que esse perfil raramente causa problemas.

Morador barraqueiro

Você está em seu apartamento, escuta um pouco de barulho e supõe que é só morador barulhento de novo. Porém, em seguida, parece que há outra pessoa envolvida… Sim, esse deve ser o morador barraqueiro, aquele que transforma pequenas discussões e problemas fáceis de resolver em uma série de gritos e xingamentos.

Esse vizinho será um teste de paciência, puro e simples, sempre que alguma discussão começar. Apenas lembre-se de que o barraqueiro nem sempre é o errado da discussão, mas quase sempre é o mais difícil de entender.

Morador carente

Todo prédio tem aqueles vizinhos que param você no corredor e podem passar horas e horas lá conversando se você deixar. Não é nem um pouco de exagero denominá-los como “carentes”. Na verdade, muitas vezes, é importante dar um pouco de atenção.

Pode ser um pouco irritante ser interrompido no corredor toda vez, especialmente se você fica sem graça de dispensá-los. No entanto, como todas as coisas, diálogo e equilíbrio são o mais importante.

Morador fofoqueiro

Entre todos os perfis de moradores de condomínio, o fofoqueiro parece ser uma figura quase universal. É aquele vizinho que está sempre na sacada, no corredor ou perto da porta quando alguém passa, sempre sabe quem entrou e quem saiu, que horas e com quem. E, claro, é também quem gosta de conversar — como quem não quer nada — sobre o que viu, já que “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Estabelecer um limite é sempre saudável para quem muito se interessa pela vida alheia e faz a famosa fofoquinha. Por isso, é sempre uma boa ideia manter sua privacidade sempre que possível. Além disso, vale pensar duas vezes antes de acreditar em tudo o que você escuta por aí.

Morador vigia

Esse aqui tem bastante em comum com o fofoqueiro, mas pode-se dizer que ele serve a um propósito diferente. Enquanto aquele se preocupa em entender mais sobre a vida pessoal dos seus vizinhos, este se preocupa em fiscalizar o que eles fazem nas áreas comuns. Também é alguém que se sente dono do condomínio e reclama de absolutamente todo tipo de erro ou inconveniência em qualquer espaço, desde os corredores até a academia.

Se alguém faz qualquer coisa que pode estar fora das normas do condomínio, o vigia é o primeiro a registrar uma denúncia ou repreender. Mais uma vez, é uma questão de manter a sua privacidade. Isso é bem melhor do que cair em eternas discussões ou ter que levar esses problemas para a assembleia de moradores. Além do mais, de certa forma, ele está em defesa do bem de todos os moradores, dá ideias de como melhorar a vida no condomínio, auxilia o síndico e o zelador, além de ajudar a colocar muitos pontos em prática.

Morador “zoólogo”

Há condomínios que proíbem veementemente a presença de animais de estimação. Há outros onde isso é permitido. Nesses casos, sempre haverá ao menos um morador com vários animais de estimação dentro de casa, talvez com mais deles chegando em seguida.

Cães são os bichinhos mais comuns e os que podem se tornar os maiores problemas. Além de fazer barulho, eles podem sujar áreas comuns se não for tomado o devido cuidado. Existem também aqueles moradores que gostam de pássaros, peixes, jabutis, cobras, entre outros. Pensando bem, pode até ser um vizinho que seria muito divertido visitar de vez em quando.

Morador zen

Esse perfil você provavelmente vai encontrar aqui e acolá. Sempre escutando música suave com sons da natureza ao fundo, com um apartamento ou casa exalando cheiro de incenso e todo trabalhado no Feng Shui, falando em tom suave e praticando yoga. Esse morador é a aparente encarnação da paz e espiritualidade e também não costuma falar de coisas muito diferentes disso.

Pode ser que esse morador o convide para participar de algumas sessões de meditação, que ofereça um incenso etc. Ele não costuma ser um grande incômodo para ninguém no dia a dia. Então, você pode aproveitar uma boa convivência, mas tenha em mente que os tópicos de meditação e espiritualidade, se já não são, podem vir a ser algo de seu interesse.

Esses são apenas alguns exemplos dos perfis de moradores de condomínio que você pode encontrar. Para alguns, uma conversa simples é mais que suficiente para manter a boa convivência. Para outros, é melhor ficar no seu canto.

E aí, quais desses perfis você já viu e em qual deles você se encaixa? Conta pra gente nos comentários!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!