1 de abril de 2021 Meu Apê

Afinal de contas, o que faz um zelador?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Em qualquer ambiente coletivo, principalmente na vida em condomínio, é necessário ter uma pessoa que dê conta das tarefas do dia a dia, preservando o ambiente e contribuindo com a qualidade de vida dos moradores. Daí vem a figura desse profissional muito importante. Contudo, apesar de parecer algo óbvio, algumas pessoas não entendem exatamente o que faz um zelador.

É verdade que ele ajuda na limpeza e conservação do espaço, mas suas funções exatas nem sempre são esclarecidas. Além disso, há um limite claro para o que pode ser incluído em sua lista de tarefas e o que não pode.

Para ajudar a entender melhor isso, vamos explicar um pouco mais sobre o papel do zelador e como ele atua na prática. Acompanhe.

Qual o papel do zelador?

Como já mencionamos, trata-se de um profissional responsável pela preservação das áreas comuns do condomínio, geralmente por meio da limpeza, verificação da infraestrutura e outras coisas do tipo. Ele é um dos primeiros a notar defeitos em algumas áreas e acionar os especialistas para fazerem as correções, seja no sistema elétrico, seja no encanamento ou em outras coisas.

Como o zelador é escolhido?

Para quem vai morar em condomínio, a contratação de um bom zelador é indispensável. Coisas básicas, como experiência profissional e referências, são bem úteis. Em última instância, é possível fazer algum teste para avaliar o candidato ou buscar uma empresa terceirizada para fazer a admissão com mais segurança.

Qual a diferença entre zelador e síndico?

Apesar de serem funções bem diferentes, muitas pessoas ainda misturam o trabalho desses dois profissionais no dia a dia. Primeiramente, o síndico não é responsável direto pela limpeza e manutenção, apenas por gerenciar o orçamento e apontar quem cumprirá essas tarefas. O zelador é quem deve acompanhar e executar tais atividades no dia a dia, além de coordenar outros membros da equipe.

Na prática, o que faz um zelador?

No dia a dia, o mais provável é que você encontre o seu zelador fazendo parte da limpeza e manutenção de diferentes áreas do condomínio. Trocando lâmpadas, conferindo se os relógios de água e luz estão funcionando, distribuindo a correspondência de cada apartamento, controlando a entrada de visitantes, entre outras coisas do tipo.

Os detalhes do que cada tarefa representa e como elas são executadas pode variar de contrato para contrato, então é importante esclarecer esses pontos com antecedência.

Quais são as atribuições legais do zelador?

As atribuições do zelador seguirão o convencionado pelo sindicato correspondente e conforme contrato individual de trabalho. Por exemplo, conforme a convenção do Sindeturh de Presidente Prudente, compete ao zelador:

  • estar em contato com a administração do condomínio;
  • repassar as ordens de seus supervisores e verificar o cumprimento;
  • fiscalizar as instalações e aparelhos das áreas de uso comum dos moradores;
  • prezar pela harmonia e disciplina do condomínio.

Agora você entende um pouco melhor sobre o que faz um zelador. Com planejamento e pesquisa, você pode ter o melhor profissional à sua disposição e maximizar a qualidade de vida no condomínio.

Quer mais dicas sobre o tema? Então, veja também o nosso artigo sobre academia em condomínio e aproveite melhor seu espaço.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!