22 de janeiro de 2021 Meu Apê

Academia em condomínio: saiba como aproveitar bem esse espaço!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

As áreas de lazer e academias em condomínio são diferenciais que fazem com que o empreendimento seja ainda mais valorizado, pois oferecem mais qualidade de vida e comodidade aos moradores. Ter a opção de treinar no prédio onde mora ainda tem outras vantagens, como poder se exercitar em qualquer horário, não precisar se deslocar nem pagar uma academia externa.

Apesar desses benefícios, muitas pessoas deixam de utilizar esse ambiente por falta de orientação sobre os aparelhos e cuidados com a rotina. Se esse também é o seu caso, acompanhe nossas dicas para que você aproveite melhor o espaço fitness do seu condomínio!

Faça um check-up médico

Seja qual for seu objetivo com os treinos — perder peso, tonificar os músculos ou apenas adotar hábitos saudáveis — é muito importante consultar um médico e solicitar uma avaliação completa, incluindo exames como eletrocardiograma e testes de esforço. Assim, você saberá se há alguma restrição com relação a alguma modalidade de exercício ou se é preciso incluir determinadas atividades para tratar um problema.

Por exemplo, se o médico identificar alguma complicação na coluna, provavelmente recomendará atividades para focar no fortalecimento dos músculos do abdômen e das costas, assim como evitar exercícios de impacto, como a corrida.

Conheça bem os equipamentos

Os aparelhos são excelentes para otimizar os resultados que você pretende ter nos treinos. No entanto, se utilizados da forma errada ou com o peso acima do indicado, você poderá sofrer alguma lesão.

Por isso, procure conhecer bem como cada um dos equipamentos funciona, qual a maneira correta de utilizá-los e qual é o peso indicado para o seu caso. Amigos, familiares e vizinhos que já utilizam a academia do condomínio podem ajudar, mas o ideal é contar com o auxílio de um profissional.

Crie um hábito

Muitas pessoas deixam de malhar porque não encontram tempo. A verdade é que você deve incluir o treino em sua rotina como um compromisso. Apesar da flexibilidade de horários da academia no condomínio, ir sempre no mesmo período e dias da semana ajuda a manter a rotina de exercícios.

Por isso, escolha horários em que a academia não esteja tão cheia. Assim, você poderá realizar todo o seu treino da forma correta e com os intervalos certos de descanso entre um exercício e outro.

Tenha companhia para os treinos

Combinar com algum vizinho do condomínio de irem à academia juntos é um estímulo para que ambos mantenham o hábito de malhar. Quem treina acompanhado tem menos chance de abandonar os exercícios, dá mais motivação e estimula a competitividade saudável.

Também há a opção de contratar um personal trainer, que indicará quais atividades são mais indicadas para o seu caso, acompanhará os treinos para que os execute da forma correta e evite lesões. O profissional ainda garantirá que você se mantenha motivado e alcance os resultados desejados.

Agora que você já sabe como aproveitar melhor a academia do condomínio, não esqueça de verificar quais são as regras do espaço com relação ao uso, horários, possibilidade de solicitar o acompanhamento de um profissional e demais normas que garantem um convívio pacífico e harmonioso entre todos os moradores.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas também saibam como aproveitar ao máximo o espaço fitness do condomínio.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!