27 de outubro de 2020 Morar Sozinho

6 mitos e verdades sobre morar em condomínio que você precisa conhecer!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ter que se preocupar com várias pessoas bem próximas, evitar fazer barulho, entre outras coisas, são características comuns de morar em condomínio. Para alguém que não está acostumado, uma mudança para esse local pode exigir um pouco de adaptação. No entanto, assim como qualquer coisa nova, muitas impressões de fora não são sempre exatas.

Se você nunca morou em condomínio e pensa em se mudar para um, vale a pena entender um pouco melhor como as coisas realmente funcionam. Pensando nisso, montamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre a vida em condomínio. Confira!

1. Inquilinos e proprietários têm direitos iguais

Mito. Esse é um ponto que leva a muita confusão, especialmente para quem é novo. Inquilinos podem participar de reuniões e expressar suas opiniões, mas a palavra dos proprietários é que tem peso real. Para ter poder de voto, no entanto, vai ser necessária uma procuração assinada pelo dono do imóvel.

2. Um morador inadimplente pode ser expulso do condomínio

Mito. É verdade que, quando uma pessoa atrasa ou não paga o aluguel, ela corre o risco de ser despejada. Contudo, a taxa de condomínio não segue as mesmas regras. Em ambos os casos, uma expulsão imediata não é permitida. A administração deve evitar situações desagradáveis, acionando as vias judiciais quando um acordo falhar.

3. É o síndico quem organiza as assembleias

Verdade. As assembleias de moradores, assim como outras atividades administrativas, são de responsabilidade do síndico. Quando ele não tem tempo disponível para lidar com todos os detalhes sozinho, pode delegar essa função a um auxiliar. Além disso, outros moradores podem solicitar reuniões caso achem necessário.

4. Síndico não paga a taxa de condomínio

Depende. Em muitos locais, o principal benefício de ser síndico é ser isento do pagamento da taxa de condomínio como forma de compensação pelo trabalho. Entretanto, também existem casos em que, em vez da isenção, ele recebe um pró-labore pelas tarefas realizadas e deve pagar o condomínio normalmente. Para saber essa questão, o melhor é consultar o regimento interno.

5. O condomínio pode proibir animais de estimação

Mito. Por lei, nenhum morador de condomínio pode ser impedido de ter seus bichinhos de estimação, especialmente se esses servem para algum propósito de saúde e/ou cuidados. O que pode ocorrer é o estabelecimento de regras internas para evitar problemas de convivência.

6. O que for decidido em assembleia é sempre o que vale

Sim e não. A princípio, o que for decidido em assembleia, com o número adequado de votos, é o que vale como decisão tomada. No entanto, nenhuma mudança que afete diretamente os moradores ou as propriedades pode ser tomada levianamente. Da mesma forma, uma decisão que viole um direito de alguém também pode ser revogada ou vetada.

Agora que você tem essas informações, pode se sentir mais preparado para morar em condomínio. Além do mais, lembre-se de que estudar as normas, tanto na legislação quanto no regimento interno, pode ajudar a evitar várias dores de cabeça.

Gostou deste conteúdo? Se sim, acompanhe os nossos perfis no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube para ficar por dentro das nossas novidades.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!