13 de março de 2020 Como comprar um Yticon

Comprar ou alugar um imóvel: entenda como escolher a melhor opção

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Um novo emprego, a vontade de mudar de bairro, o começo de uma vida dois, a família que vai aumentar: são vários os motivos que fazem com que a mudança de imóvel se torne uma necessidade, além de um grande desejo. Em situações assim, a grande maioria das pessoas fica em dúvida entre comprar ou alugar.

Qual é a opção ideal para o seu perfil? É o que você descobrirá neste post. Acompanhe os prós e os contras de cada uma das opções. Analisando-as com atenção, você conseguirá identificar a melhor alternativa para suas necessidades!

Alugar um imóvel

Já faz parte do senso comum pensar que o aluguel é uma coisa negativa, como se essa escolha servisse apenas para casos em que a compra é impossível. No entanto, a locação tem pontos positivos que devem ser considerados.

Vantagens

Há mais liberdade para escolher onde morar, isto é, a locação permite que você procure um apartamento compatível com a sua rotina. Caso ela seja alterada por qualquer motivo, você tem a opção de escolher outro imóvel para se adequar. Do mesmo modo, se você tem planos de mudar de cidade ou de emprego, o aluguel é uma opção mais prática.

Outro fator positivo é que, se houver a necessidade de reforma para reparo da estrutura do imóvel, os custos são de responsabilidade do proprietário na maioria dos casos. Também é uma alternativa viável para quem ainda não atingiu a estabilidade financeira. Assim, se houver redução da renda, basta procurar um imóvel cujo valor do aluguel seja mais baixo.

Desvantagens

O principal ponto negativo é o fato de não haver retorno do dinheiro pago pelo aluguel, ou seja, é uma despesa e não um investimento. Todo o montante gasto mensalmente não será revertido em um bem nem trará frutos. Outro aspecto a ser considerado é a instabilidade perante o proprietário do imóvel. Se ele rescindir o contrato antes do término, você terá que procurar outro local às pressas.

Também não é possível deixar o apê do jeitinho que você deseja. Muitas mudanças não são permitidas e, quando algumas são realizadas, devem ser desfeitas ao devolver o imóvel, aumentando suas despesas.

Comprar um imóvel

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, comprar um imóvel não é tão difícil assim. Há diversas formas de aquisição, e certamente você encontrará uma que se encaixe bem no seu perfil.

Vantagens

O maior dos benefícios de comprar um apartamento é a certeza que de você está investindo seus recursos financeiros para aumentar seu patrimônio. Enquanto no aluguel não há retorno sobre o valor mensal, na compra você sabe que está pagando por algo que será seu de fato.

Além disso, um imóvel valoriza ao longo do tempo. Isso significa que, se futuramente você quiser vender ou alugar seu imóvel, terá grandes chances de conseguir mais dinheiro do que pagou para adquiri-lo.

Outra vantagem que você tem como proprietário é poder realizar as mudanças que quiser para deixar o apartamento com a sua cara, e isso é um ponto importante para te deixar confortável e bem com o seu próprio cantinho.

Desvantagens

Ao contrário do que ocorre em um imóvel alugado, se houver a necessidade de reparos, os custos ficarão por sua conta. Outro ponto desfavorável é que sua mobilidade fica reduzida. Se surgir a necessidade de uma mudança, você precisará se dispor a renegociar o imóvel ou, até mesmo, abrir mão de algumas oportunidades.

Agora que você já conheceu as principais vantagens e desvantagens de cada uma das opções, ficou mais fácil decidir se é melhor comprar ou alugar um apartamento, não é mesmo? Seja qual for sua escolha, é fundamental contar com os serviços de uma Construtora de confiança para encontrar o imóvel ideal.

Então, entre em contato conosco agora mesmo, e nós ajudaremos você a dar match com o lugar perfeito para morar <3

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!