9 de abril de 2019 Morar Sozinho

Festa de casamento ou imóvel próprio? Saiba o que priorizar

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Encontrar a pessoa certa para passar o resto da vida é maravilhoso, não é mesmo? Quando o casal decide começar a vida a dois é um dos momentos mais especiais. Mas é aí que surge a dúvida: fazer uma grande festa de casamento ou comprar o imóvel próprio?

Grande parte dos casais sonha com ambas as situações. No entanto, geralmente é preciso optar por apenas uma delas no momento. Realmente não é uma decisão fácil de ser tomada. Se esse também é o seu caso, você sabe qual é a mais vantajosa?

Uma escolha sem planejamento pode fazer com que a vida conjugal comece instável financeiramente. Com isso, há o risco de haver desentendimentos logo no início, na fase mais gostosa do casamento. Para ajudar a refletir sobre o assunto, separamos alguns pontos importantes. Acompanhe!

Como está a situação financeira?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender como está a situação financeira do casal. Para isso, façam uma planilha detalhada com as rendas e despesas de ambos. Se já houver uma reserva de dinheiro, ótimo! Em seguida, analisem o quanto podem economizar mensalmente para descobrir o quanto terão para os sonhos.

Não esqueçam de verificar o saldo de FGTS dos dois, já que ele pode ser utilizado na compra do imóvel próprio. Com a planilha pronta, vocês conseguirão saber se é possível fazer uma grande festa e também adquirir um novo apartamento, ou se será preciso escolher apenas uma alternativa.

A festa de casamento é fundamental para o casal?

O passo seguinte para decidir entre fazer uma festa de casamento ou comprar um imóvel próprio é pensar qual a relevância que o casal dá à celebração. Há quem não ache essencial, mas concorda que o momento é um marco para comemorar o amor e dividir esse sentimento com familiares e amigos.

Ainda, há quem sonhe com essa ocasião e não abre mão de festejar de uma forma inesquecível. Contudo, é preciso ser racional e decidir com base na atual situação financeira e não colocar esse desejo acima de qualquer coisa.

Lembre-se de que uma festa de casamento dura apenas algumas horas e custa, em média, entre R$ 40 mil e R$ 100 mil. Com esse valor, diversos outros planos do casal podem ser alcançados, como a compra de um apê, de um carro, uma viagem incrível ou deixar o lar como sempre quis com aquela decoração maravilhosa!

Obviamente, há uma cobrança social pela festa e devemos concordar que o momento é, de fato, muito especial. Então, se fazem questão, podem optar por uma festa bem íntima, com pouquíssimos convidados. Ou, ainda, aderir à tendência e fazer o chamado “elopement wedding”, que conta apenas com a presença dos noivos.

Por que comprar um imóvel próprio?

Bom, a compra de um apartamento não é vista como um gasto, mas como um investimento. Aliás, quem casa, quer casa, concorda? Em vez de pagar custos altos por apenas uma noite de festa, você aumentará seu patrimônio. Afinal, um imóvel tende a valorizar e trazer um retorno financeiro no futuro.

Além disso, começar a vida a dois realizando o sonho de ter um cantinho só de vocês, decorado como sempre quiseram, ajuda a manter o novo casal mais motivado e ainda mais unido. Viver com conforto e sem a preocupação do aluguel é extremamente gratificante e uma grande conquista.

Portanto, entre fazer uma festa gigante de casamento e comprar um apartamento, é mais vantajoso optar pelo imóvel próprio. Mas, com um bom planejamento, é possível ter o cantinho de vocês e, ainda, fazer uma festa bem íntima para comemorar a união e a nova vida!

Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também possam refletir sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!