13 de dezembro de 2019 Como comprar um Yticon

Descubra quais são os documentos para comprar um apartamento

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprar um imóvel não é uma atividade que vem livre de burocracias. Mesmo que planeje pagar pelo seu apartamento à vista e sem se valer de nenhum tipo de financiamento, há uma série de documentos que você deverá ter em mãos a fim de concretizar a compra com sucesso.

Quer descobrir quais são os documentos para comprar apartamento que não podem faltar na hora de fechar negócio? Então confira a lista que preparamos para ajudá-lo!

Documento pessoais

Toda compra de apartamento feita por pessoa física exige que se apresente documentação pessoal. Estamos falando aqui do básico para mostrar que você está em dia com as suas obrigações como cidadão e pode realizar a transação. CPF, RG e certidão de nascimento ou casamento, por exemplo, entram nessa categoria.

Elas devem estar atualizadas e disponíveis para serem apresentadas tanto no momento de fechar o contrato quanto na hora de solicitar o banco por um financiamento. Se você é casado e pretende compor renda com o seu cônjuge não se esqueça: será necessário ter em mãos cópias dos documentos de ambos.

Comprovante de renda

Quem não vai comprar um apartamento à vista precisa emitir comprovação de renda para garantir que conseguirá arcar com as taxas e parcelas do financiamento.

Holerites, declarações de Imposto de Renda e outros documentos (como Notas Fiscais emitidas por autônomos e profissionais liberais) são utilizadas frequentemente para comprovar renda junto ao banco, construtora ou quem quer que seja o responsável pela emissão do financiamento.

Carteira de trabalho e extrato do FGTS

Vai utilizar parte do FGTS para financiar o imóvel? Para conseguir a aprovação será necessário ter em mãos carteira de trabalho e o extrato atualizado do FGTS. São esses documentos que mostrarão para o banco que você pode arcar com o valor do apartamento e está pronto para ter a compra aprovada.

Certidões negativas

Certidões negativas são documentos que comprovam que não há em nenhum cartório de protestos da cidade, na Justiça Federal ou Estadual e nas demais autarquias municipais e estaduais nada que impeça que a transação seja realizada. Eles são tão importantes quanto os outros documentos citados aqui e devem ser recolhidos para salvaguardar quem compra um imóvel.

Em alguns casos, certidões negativas de débito também são emitidas para tranquilizar o comprador. Cópias que garantem o pagamento de impostos e de contas como luz e água também podem ter certidões negativas emitidas.

Quem vai comprar e financiar o apartamento também precisa de certidões negativas de débitos que mostram ao banco ou à construtora que eles estão lidando com um bom pagador.

Documentos do imóvel

Há muitos documentos referentes ao imóvel que também precisam estar atualizados para que a transação aconteça com sucesso.

A certidão de registro do imóvel, certidão de quitação fiscal e as guias de IPTU pagos nos últimos dois anos, bem como a declaração de quitação de obrigações condominiais e a certidão de ônus reais (caso o imóvel seja hipotecado) são os principais documentos que devem estar disponíveis para fazer a transmissão da propriedade.

É o vendedor o responsável por disponibilizá-los, mas cabe ao comprador conferir se todos os documentos necessários foram entregues. Monte uma checklist para não se perder em meio a tantos papéis.

Ao concluir a transação será emitida a escritura do imóvel, o documento que mostra que a titularidade dele passou do dono anterior para você.

Alguns documentos para comprar apartamento listados aqui são simples de se encontrar, como o RG e o CPF do comprador. Outros, precisam ser procurados com alguma antecedência para garantir que correrá tudo bem com a compra do seu imóvel, como as certidões negativas e os documentos do apartamento.

Planeje a sua compra e comece a buscar esses papéis o quanto antes para não ter dor de cabeça, mas lembre-se, a Yticon está aqui para te ajudar, seja com apoio da consultoria em soluções de crédito ou no próprio atendimento do corretor, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a documentação.

E aí, pronto para dar o próximo passo? Já tem todos os documentos para comprar apartamento? Então entre em contato agora mesmo com a equipe da Yticon e conheça nossas ofertas!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!