14 de junho de 2019 Educação Financeira

Financiamento para autônomos: descubra agora como funciona

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Sair do aluguel e comprar um imóvel próprio é um grande passo na vida de qualquer pessoa, especialmente para as que estão formando uma nova família. Optar por uma linha de crédito imobiliário é uma ótima solução para facilitar essa conquista. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como é o financiamento para autônomos, visto que é preciso comprovar renda.

Essa não é uma tarefa complicada e é perfeitamente possível que uma pessoa que trabalha por conta própria consiga um financiamento habitacional. Para que você saiba como proceder, trouxemos as principais dicas e orientações que serão muito úteis.

Movimente sua conta corrente

É importante que apareçam na conta todos os valores que você movimenta. Deixe de pagar contas e despesas apenas em dinheiro e habitue-se a utilizar os débitos e pagamentos via conta corrente. Utilize-a para fazer depósitos, transferências, saques com uma boa frequência, além de realizar pagamentos de água, luz, cartão de crédito e outras contas.

Caso você possua apenas uma conta poupança, transforme-a em conta corrente. A maioria das instituições não considera a movimentação de conta poupança.

Declare imposto de renda

Os extratos bancários de movimentação da conta-corrente, em algumas instituições, não são suficientes para comprovar renda. Por isso, é fundamental que você faça a declaração de imposto de renda de pessoa física, sempre dentro do período legal de declaração e acima do valor limite de isenção. Afinal, esse documento serve como comprovante de renda por demonstrar que você declarou ao Fisco que tem determinado rendimento.

Tenha cuidado com as restrições no CPF

Ter um histórico de crédito negativo provavelmente fará com que seu pedido de financiamento não seja aprovado. Portanto, se você está com alguma restrição no CPF, o ideal é procurar regularizar seu nome e negociar suas dívidas antes de iniciar o processo.

Vale lembrar que, se você for casado, é preciso que seu cônjuge também esteja sem nenhuma restrição. Sendo assim, o ideal é procurar a empresa com a qual há débitos para quitar as dívidas.

Formalize seu trabalho

Ter uma renda formal é o melhor caminho para que a instituição financeira aprove seu financiamento.

O ideal é que você, como autônomo, faça um planejamento, movimente sua conta bancária por 6 meses e não deixe de declarar o imposto de renda. Além disso, mantenha seu CPF regularizado e formalize seu negócio.

É recomendado que se procure uma instituição financeira para o financiamento somente depois de ter completado essas etapas, pois, caso contrário, suas chances diminuem.

Mas não se preocupe, o financiamento para autônomos é possível e fácil: basta se preparar e seguir todas as orientações listadas neste post. Com isso, você conseguirá comprar seu apê e iniciar uma nova etapa em sua vida!

Quer ajuda para encontrar o lugar ideal para morar? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conte com a experiência dos nossos consultores!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!