14 de agosto de 2019 Meu Apê

Confira 4 dicas criativas para deixar seu apartamento sustentável

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ter um apartamento sustentável é muito mais do que apenas acompanhar as tendências de decoração do momento. É adotar uma postura mais consciente quanto a sua relação com o mundo, saber economizar os recursos dos quais você dispõe e começar a preservar o meio ambiente a partir da sua própria casa.

Porém, ao contrário do que algumas pessoas podem achar, isso não é uma tarefa difícil ou que requer grandes mudanças na sua rotina. Na verdade, há diversas dicas criativas e fáceis de colocar em prática que você pode adotar. Quer saber quais são algumas delas? Pois acompanhe o nosso post e veja 4 dicas criativas e sustentáveis!

1. Utilize lâmpadas LED

A primeira é bem simples: utilize lâmpadas LED nas luminárias e também nos soquetes instalados no teto. A razão disso é que, além da maior durabilidade, variedade de cores e melhor eficiência no quesito luminosidade, elas são fabricadas com componentes recicláveis. Portanto, o descarte dela não é prejudicial ao meio ambiente. 

Ah, e tem mais: elas são supereconômicas, reduzindo o consumo de energia no seu lar — algo que outros modelos de lâmpadas disponíveis no mercado não fazem. Maravilha, né?

2. Reaproveite caixotes e pallets

Se você compra frutas e legumes na feira ou em hortifrutis, provavelmente já levou caixotes e engradados de pallets para casa. A questão é que, muitas vezes, esse materiais vão direto para o lixo, mesmo estando em ótimo estado de conservação. Por isso, não cometa mais esse equívoco! 

Ao contrário, reaproveite-os para ter um apartamento sustentável e com decoração diferenciada. Afinal, dá para utilizá-los como organizadores, nichos de paredes, terrários para plantas, bancos personalizados, camas para pets e muito mais.

3. Evite o desperdício de papel

Você é do tipo que usa muito papel no dia a dia para coisas triviais e tem consciência disso, mas não sabe como evitar o desperdício desse material? Pois aqui vai uma dica: use a tecnologia ao seu favor!

Por exemplo, em vez de escrever bilhetes, anotações, recados, listas e afins em bloco de notas, folhas e cadernos, baixe aplicativos que fornecem todas essas funcionalidades e ainda permitem o compartilhamento com computadores e o armazenamento na nuvem (como é o caso do Evernote e do Google Keep). Assim, dá para fazer tudo digital e ainda montar checklists, fazer quadros de cronograma e programar lembretes/alarmes.

4. Faça a coleta seletiva doméstica

Por fim, mas não menos importante, realize coleta seletiva na sua residência. Ou seja, em vez de descartar tudo junto e misturado, separe o seu lixo em categorias para facilitar o processo de reciclagem pela empresa responsável por coletar resíduos na sua cidade.

Para fazer isso é bem simples: não tenha só uma lixeira, mas sim um conjunto delas. Dessa forma, uma fica exclusiva para plásticos, outra para metal, uma terceira para vidro e assim vai. Para facilitar, elas podem ser dispostas na área de serviço, enquanto na cozinha permanece uma específica para sobras de alimentos. Que tal a ideia?

Como deu para ver, há várias medidas simples e bem práticas que você pode adotar no seu lar para ter um apartamento sustentável e, assim, evitar desperdícios, promover a reciclagem, reduzir o consumo de energia e o principal: gerar menos impactos para o meio ambiente. Por isso, coloque elas em prática e não deixe de incentivar familiares e amigos a fazerem o mesmo!

Ah, e se você tem outra dica legal como as nossas, não deixe de compartilhá-la nos comentários! Afinal, quanto mais, melhor, não é mesmo?

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!