21 de setembro de 2023 Meu Apê

Natureza que valoriza: o papel fundamental do paisagismo nos empreendimentos

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
projeto-de-paisagismo

Cada vez mais, as pessoas anseiam por viver em lugares com áreas verdes, que ofereçam contato com a natureza. O mercado imobiliário tem observado esse movimento como uma verdadeira tendência e investido cada vez mais em paisagismo e preservação ambiental. 

São muitas as justificativas para essa grande valorização dos espaços verdes. Neste Dia da Árvore (21/09), preparamos um artigo completo sobre o tema, abordando a influência das árvores na avaliação imobiliária e seus benefícios. Falaremos também sobre iniciativas verdes em construtoras, especialmente o projeto Mais Verde do Instituto A.Yoshii

A construtora Yticon valoriza a natureza, fazendo questão de aplicá-la em todos os nossos empreendimentos, contribuindo também para a sustentabilidade. Veja os benefícios:

Estética e Qualidade de Vida 

A estética de um empreendimento desempenha um papel fundamental em sua valorização, e as árvores são elementos que proporcionam beleza natural a ele. Um paisagismo bem planejado e cuidado, que inclui árvores maduras e estrategicamente posicionadas, cria um ambiente agradável e atraente para os moradores e visitantes. 

Como exemplo disso, temos o paisagismo cuidadosamente trabalhado em uma das áreas de lazer (Connect Zone) do Cosmopolitan, lançamento da Yticon em Maringá.

arborazacao-urbana

A fachada do lançamento Urban da Yticon, em Maringá, também se destaca por seu paisagismo único e cheio de vida.

paisagismo-no-empreendimento

Além da beleza estética, a neurociência comprova que a proximidade com a natureza aprimora a qualidade de vida, contribuindo para a saúde física e mental. A exposição a áreas verdes ao ar livre pode reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e as capacidades respiratórias. 

Esse benefício também se estende para fora dos empreendimentos, em praças e parques nos arredores, por exemplo. A Yticon já construiu diversas praças nos entornos de seus empreendimentos a fim de proporcionar uma opção saudável de entretenimento aos moradores, que podem usufruir de espaços bem estruturados e com diversas áreas verdes.

Sombra e Conforto Térmico

As árvores são capazes de regular a temperatura atmosférica e oferecer sombra valiosa, o que pode ser especialmente apreciado em estações mais quentes. Um ambiente com sombra proporciona um maior conforto térmico, tornando o espaço ao ar livre mais convidativo para atividades de lazer e entretenimento.

Além disso, a presença de árvores maduras pode reduzir a necessidade de sistemas de resfriamento, diminuindo os custos de energia e tornando a propriedade mais eficiente em termos energéticos. 

Valor Ecológico e Sustentabilidade

As árvores são de extrema importância, uma vez que responsáveis por filtrar o gás carbônico e produzir oxigênio, sendo capazes de melhorar a qualidade do ar, conservar o solo, reduzir o impacto de enchentes e incentivar a fauna local. 

Felizmente, a responsabilidade ambiental é uma preocupação que está crescendo constantemente entre as pessoas. A preservação de árvores existentes e o plantio de novas mudas são práticas que demonstram compromisso com a sustentabilidade, agregando valor ao local. Por isso, as iniciativas verdes em construtoras são cada vez mais relevantes.

Como exemplo, o projeto Mais Verde do Instituto A.Yoshii promove o plantio de árvores. Com ele, promove-se o voluntariado, o contato com a natureza, o aumento na biodiversidade e a preservação do meio ambiente. São muitos os benefícios do projeto Mais Verde, em especial o fato de ser proporcionada aos participantes uma experiência incrível ao ar livre com a emoção de plantar uma árvore.

projeto-mais-verde

Vale apontar que existem regulamentações locais que protegem árvores e limitam sua remoção. Proprietários que valorizam as áreas verdes podem se beneficiar desses incentivos fiscais que ajudam a preservar a flora local. Em Londrina, por exemplo, a SEMA, Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina, é o órgão responsável por fiscalizar questões como corte indevido de árvores. 

Privacidade e Redução de Ruído

As árvores podem atuar como barreiras naturais que proporcionam mais privacidade aos moradores. Elas podem também reduzir o ruído do tráfego e outras fontes de poluição sonora, criando um ambiente mais tranquilo e agradável. Esses fatores podem tornar uma propriedade mais desejável e, consequentemente, mais valiosa.

Valorização a Longo Prazo

Todos os fatores abordados neste artigo são levados em conta quando pensamos na influência das árvores na avaliação imobiliária e na relação da arborização urbana e valorização de propriedades. 

Por ser um aspecto cuja demanda é bem alta e não para de crescer, o valor de mercado também aumenta. De acordo com a plataforma Conecta Imobi, estudos apontam que a valorização de empreendimentos com preservação de natureza pode chegar a 30% em relação aos convencionais.

Além disso, segundo uma pesquisa divulgada pela Global Garden Report, 63% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por um apartamento numa região com boas áreas verdes, em busca de qualidade de vida. 

Portanto, ao considerar um novo lugar para morar ou investir, é fundamental levar em conta o papel das árvores na propriedade, pois elas podem ser um fator decisivo na valorização a longo prazo.

Garanta seu apê com uma construtora consciente!

A Yticon está sempre atenta à preservação do meio ambiente, uma questão importante para você e para o mundo

Aproveite para conhecer outros conteúdos relacionados ao tema que podem te interessar:

Se você ainda não garantiu seu apartamento, esperamos que este artigo tenha te inspirado a fazer uma escolha consciente e certeira! Neste Dia da Árvore, uma comemoração ecológica importante, não poderíamos deixar de ressaltar a importância da temática. Conte conosco para a realização do seu sonho!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!