6 de setembro de 2023 Meu Apê

Microverdes: como ter horta em apartamento e cultivar alimentos nutritivos

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
micro-verde

Você mora em apartamento e tem muita vontade de plantar uma horta? Se esse é um de seus desejos, os microverdes são a escolha certa para você! Mesmo com pouco espaço, você consegue cultivá-los e aproveitar refeições mais saudáveis e nutritivas. 

Quer saber mais sobre como cultivar plantas em espaços internos? Te contamos tudo nesse artigo!

O que são microverdes?

Os microverdes são hortaliças, legumes ou vegetais plantados em uma pequena horta e consumidos enquanto ainda estão bem pequenininhos, entre a fase do broto e do baby leaf. Por ainda estarem imaturos, os benefícios nutricionais dos microverdes são maiores, além de serem mais macios e saborosos do que quando estão na fase adulta. 

Os microverdes também podem ser cultivados em pequenos espaços, tornando-se uma ótima opção para quem quer ter uma horta em apartamento e deseja consumir alimentos frescos no conforto do lar sem gastar muito ou precisar de um ambiente muito grande.

Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry comprovou que os benefícios nutricionais dos microverdes são de quatro até 40 vezes maiores do que os dos vegetais em sua fase final, sendo uma ótima opção para quem deseja uma dieta mais saudável.

microverde

Cultivo de microverdes em apartamento: passo a passo 

Se você quer saber como ter uma horta em apartamento, há alguns passos importantes que você precisa seguir, especialmente no caso dos microverdes. Para isso, preparamos um passo passo para te ajudar em como cultivar plantas em espaços internos: 

1- Escolha as sementes

O primeiro passo de como ter uma horta em apartamento é escolher as sementes que você mais aprecia. Existem algumas que mais se destacam, então selecione as que você mais gosta e quer incluir na sua dieta. Entre elas, estão: 

  • Coentro 
  • Alho Poró 
  • Agrião
  • Girassol
  • Ervilha
  • Cebola
  • Rabanete 
  • Brócolis 
  • Rúcula
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Repolho
  • Manjericão
  • Couve

Se você valoriza alimentos frescos no conforto do lar, pode tentar cultivar, juntamente com os microverdes, uma horta vertical. Confira nosso artigo completo sobre isso clicando aqui

2- Prepare os vasos para o cultivo

Os vasos para o cultivo de microverdes em apartamento não precisam ser muito grandes, já que eles não costumam crescer muito. Nesse caso, nossa dica para cultivar microverdes em apartamento é que você compre bandejas específicas para esse tipo de plantio. Mas, caso não seja possível, você pode usar uma bandeja de bolo, só é necessário fazer furinhos em baixo.

horta-micro-verde

Depois de escolhida a bandeja, é preciso colocar o substrato – que pode ser húmus ou fibra de coco – dentro dela. Coloque o suficiente para dois dedos de profundidade.

3- Insira as sementes

Para plantar os microverdes, não é preciso enterrar a semente (exceto no caso da beterraba). Por isso, apenas distribua-as uniformemente em cima do substrato, evitando que fiquem sobrepostas. 

Nossa dica para cultivar microverdes em apartamento é que, logo em seguida, você use um borrifador para pulverizar água purificada em cima do substrato e das sementes, até que fiquem bem úmidos. Em seguida, feche a bandeja com uma lona, saco plástico ou plástico-filme, evitando exposição solar nos primeiros dias para facilitar a germinação. 

4- Cuide da horta diariamente

Após cerca de três a dez dias desde a semeadura, os brotinhos devem emergir e aí sim chegou a hora de deixar sua horta no sol. Para isso, escolha um cantinho do seu apê para deixar as bandejas recebendo luz solar e ventilação. Se você não sabe como cultivar plantas em espaços internos e ainda conseguir luz solar, considere que as varandas, sacadas e janelas são os locais mais adequados. 

O lançamento Urban da Yticon, em Maringá, conta com uma ampla sacada, espaço que recebe iluminação natural e ar fresco todos os dias, sendo um ótimo lugar para posicionar sua horta de microverdes.

micro-verde-na-sala

Quando for regar seu cultivo de microverdes em apartamento, evite o excesso de umidade. Nesse caso, é interessante que você faça a rega colocando a bandeja – com furinhos no fundo – em cima de um prato com água, até que ela seja absorvida. 

Para combinar com seu cantinho da horta, que tal um jardim vertical? Saiba mais clicando aqui e aprenda como criar um no seu apê! 

5- Faça a colheita

Você pode colher os microverdes da sua horta em apartamento assim que eles atingirem entre seis a dez centímetros de altura. Isso geralmente ocorre cerca de 20 dias após o plantio, mas pode variar dependendo do tipo de semente. 

Para colher os microverdes, use uma faca ou tesoura e corte-os bem rente ao substrato. Saiba que eles não nascerão de novo, então é preciso repetir todo o processo caso você pretenda iniciar um cultivo de microverdes novamente. 

6- Consuma os microverdes

Agora sim seus alimentos frescos no conforto do lar estão prontos para serem saboreados! Para que você possa aproveitar todos os benefícios nutricionais dos microverdes, eles precisam ser consumidos imediatamente, ou então devem ser congelados, porque são extremamente perecíveis. 
Para consumi-los, você pode fazer uma salada ou usá-los como tempero dos seus pratos, igual com os legumes, verduras e hortaliças comuns.

micro-verde-alimento

Com esse passo a passo e nossas dicas para cultivar microverdes em apartamentos, esperamos que você possa ter uma linda horta e apreciar alimentos frescos e nutritivos todos os dias! 

E se você ainda não conquistou seu apartamento para explorá-lo como quiser, conheça todos os nossos empreendimentos e mande-nos uma mensagem! Vamos juntos realizar seu sonho do seu apê próprio! 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!