17 de junho de 2021 Morar Sozinho

Aprenda como aproveitar a iluminação natural no seu apartamento!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A iluminação natural faz toda a diferença na decoração de um apartamento. Além de valorizar o imóvel, ela torna o ambiente mais agradável, mais acolhedor e com mais vida.

Porém, nem todos os imóveis têm uma estrutura favorável para o aproveitamento da iluminação natural. Por isso, alguns truques e técnicas podem auxiliar na tarefa de garantir mais luz do sol no apartamento. Neste post, vamos mostrar algumas destas alternativas. Confira!

Use persianas e cortinas leves

Cortinas são úteis para evitar que a luz direta deixe a casa muito quente ou atrapalhe sua visão. Porém, elas também diminuem a iluminação natural. Existem algumas alternativas que minimizam isso, como as persianadas, que deixam parte da luz passar, além de cortinas finas, que apenas reduzem a quantidade de luz. Dessa forma, você evita o excesso de luminosidade e radiação UV, mas não perde a luz natural.

Menos paredes

Essa solução é um pouco mais radical e nem sempre possível. Mas, uma forma eficiente de ampliar a iluminação natural de um imóvel é reduzir o número de paredes no seu interior. Além da criação de um ambiente único entre a sala e a sacada, por exemplo, outra opção é a integração da cozinha. Assim é possível ampliar a área beneficiada com a luz natural ao longo do imóvel.

Decoração com cores claras

Outra medida bastante eficiente para melhorar a quantidade de luz de um ambiente é o uso de cores claras em sua decoração. Isso vale tanto para as paredes quanto para persianas e aberturas de portas e janelas.

As cores claras refletem melhor a luz solar, além de garantir uma sensação de amplitude aos ambientes. Em contrapartida, cores mais escuras deixam o cômodo mais “fechado” e abafado, uma vez que absorvem mais calor.

Uso de espelhos

Quando bem utilizados, os espelhos são excelentes opções de decoração por vários aspectos, e a iluminação é um deles. Corretamente posicionados, em contraposição à entrada da luz, pode fazer milagres na luminosidade do ambiente.

Além de distribuir a iluminação natural entre os cômodos do imóvel, os espelhos também podem garantir uma sensação de que o ambiente é mais espaçoso.

Melhor distribuição dos móveis

Em alguns casos, basta uma simples redistribuição dos móveis de um ambiente para garantir uma considerável melhoria no uso da iluminação natural. Por vezes, nem nos damos conta do quanto móveis grandes obstruem o acesso da luz.

Em alguns casos, é o excesso de móveis que deixa o ambiente pesado e escuro. Alguns modelos de tapetes e cortinas costumam provocar este efeito. Neste caso, experimente substitui-los por outros de cores claras e materiais mais leves.

Aproveitar a luz do sol é uma excelente pedida para quem deseja valorizar o imóvel e deixá-lo mais agradável. E, como mostramos neste post, mesmo que o seu apartamento não tenha uma posição ou estrutura favoráveis, é possível melhorar sua iluminação com alguns truques de decoração.

Além disso, o aproveitamento da iluminação natural melhora o conforto visual na execução das tarefas diárias, aumenta a produtividade, economiza energia elétrica, controla a temperatura e contribui muito para a saúde, já que ambientes bem ventilados afastam a umidade e, consequentemente, previnem a formação de mofo.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal agora conferir quais os principais cuidados você deve ter com a sua casa?

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!