14 de fevereiro de 2020 Meu Apê

Quer saber como economizar energia? Confira 4 maneiras incríveis!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

As novas tarifas aprovadas pela ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica — entraram em vigor no início deste ano. Desde então, o valor da conta de luz tem sido uma preocupação constante. Como as cobranças variam conforme a bandeira tarifária, economizar energia se tornou uma atitude de suma importância, visto que não há como prever exatamente qual será o gasto mensal.

Outro fator que tem contribuído para que a cada dia mais pessoas busquem formas de gastar menos energia é o aumento do cuidado com o meio ambiente. Afinal, o consumo desenfreado de energia representa um prejuízo ambiental muito grande.

Nesse sentido, a arquitetura e a decoração têm investido na criatividade para fornecer soluções sustentáveis para beneficiar o bolso e a saúde dos usuários. Sendo assim, listamos dicas práticas e fáceis que farão você economizar energia em seu apartamento. Confira!

1. Aproveite a luz natural

Durante o dia, aproveite ao máximo a iluminação natural. Para isso, abra janelas e cortinas para deixar a luz entrar.

Se quiser manter a privacidade, utilize cortinas de tecidos leves e fluidos, como o voil. Ele permite uma boa passagem da luz do sol e ainda preserva a intimidade da rotina no interior do apartamento. Além disso, elas ajudam a compor uma bela decoração para os ambientes.

Outra dica importante é pintar as paredes internas com cores claras, pois elas refletem melhor a iluminação e diminuem a necessidade da luz artificial.

2. Prefira lâmpadas de LED

Caso você ainda utilize lâmpadas incandescentes, saiba que elas são as grandes vilãs do consumo de energia elétrica. Substitua-as por modelos de LED, que são mais econômicas e têm alta capacidade de iluminação. Ainda, têm durabilidade maior e, por isso, não precisam ser trocadas com tanta frequência.

Elas são mais caras, mas o seu custo-benefício é muito maior. Isso porque, além de emitirem mais luz, têm uma durabilidade maior. Desse modo, não precisam ser trocadas com tanta frequência. Outro hábito importante é não deixar as luzes acessas desnecessariamente.

3. Opte por eletrodomésticos inteligentes

Aparelhos elétricos antigos não têm tanta eficiência, especialmente os que liberam calor quando utilizados. Também, os que não estão bem-conservados tendem a consumir mais energia. Por exemplo, uma geladeira que esteja com problemas na vedação precisará de mais energia para funcionar.

Então, avalie quais estão em bom estado, desapegue dos mais antigos e adquira modelos mais recentes, pois os eletrodomésticos inteligentes ajudam muito a economizar energia. Aliás, sempre que comprar um equipamento novo, certifique-se de que ele contém selo da Procel, que indica aos consumidores quais aparelhos consomem menos energia.

Ainda, é importante deixá-los desligados enquanto não estiverem em uso, pois mesmo quando estão em stand-by consomem eletricidade.

4. Mude seus hábitos

Muitas práticas dos moradores contribuem para um maior gasto de energia elétrica. Então, é preciso que todos mudem seus hábitos. São coisas simples, mas que farão toda a diferença na conta de luz no final do mês. As medidas mais eficazes são:

  • deixe a chave seletora de temperatura do chuveiro na posição verão;
  • guarde e retire todos os itens que precisar da geladeira de uma só vez;
  • apague as luzes ao sair do ambiente;
  • tire da tomada os eletrodomésticos que não estiverem em uso;
  • desligue o computador em pausas maiores;
  • espere os alimentos esfriarem para, só então, guardá-los na geladeira;
  • evite o hábito de dormir com a televisão ligada;
  • mantenha portas e janelas fechadas ao ligar o ar-condicionado;
  • acumule uma boa quantidade de roupas para passá-las todas de uma só vez.

Como você viu, basta algumas mudanças simples nos hábitos do dia a dia para economizar energia. No entanto, é essencial que todos os moradores do imóvel colaborem e coloquem em prática as dicas que apresentamos neste post.

Que tal ajudar mais pessoas na economia de energia e preservação do meio ambiente? Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam o que fazer para diminuir a conta de luz!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!