12 de fevereiro de 2019 Morar Sozinho

Casa conectada: como funcionam os eletrodomésticos inteligentes?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Imagine um mundo em que as pessoas não precisam dedicar tanto tempo às tarefas domésticas. Imaginou? Então, saiba que os eletrodomésticos inteligentes estão tornando esse sonho cada vez mais próximo da realidade.

Marcas do mundo todo estão de olho nesse desafio, aperfeiçoando aparelhos conhecidos, como a geladeira, o fogão e a máquina de lavar. Neste artigo, explicamos o que esses dispositivos têm de diferente. Boa leitura!

O que torna os eletrodomésticos inteligentes?

São aparelhos que conseguem armazenar e processar dados para aperfeiçoar o seu trabalho. Dessa forma, o produto ganha autonomia para desempenhar as suas funções, livrando o seu proprietário de ter que programá-lo ou supervisionar o seu funcionamento.

Atualmente, as lavadoras de roupa fazem o trabalho pesado da lavagem, mas elas precisam que uma pessoa programe o ciclo de limpeza e o acompanhe para evitar acidentes.

Com os eletrodomésticos inteligentes, isso não é necessário, uma vez que eles avaliam a temperatura da água, por exemplo. Ademais, alguns modelos ainda avisam o proprietário de que itens como o sabão em pó devem ser comprados.

Logicamente, os eletrodomésticos inteligentes também usam melhor recursos como a água e a eletricidade.

Como eles funcionam?

Para que possam ser autônomos, esses aparelhos usam tecnologia para se integrarem à internet, computadores e smartphones. O sistema em NFC é um dos mais usados. Trata-se de uma forma de comunicação de curta distância, em que um smartphone transmite dados a um aparelho, de modo imediato, após tocá-lo.

Assim, uma pessoa poderia encostar o smartphone em sua geladeira para saber o que deve ser incluído em sua lista de compras ou ver a validade dos produtos armazenados.

Outra tendência nos eletrodomésticos inteligentes é a ativação dos comandos de voz. Basta ao morador ditar o que deve ser feito para que o trabalho comece.

Esses produtos já estão disponíveis no mercado?

Sim. Grandes empresas de tecnologia como a LG e Samsung já comercializam eletrodomésticos inteligentes. Todos os anos, as marcas exibem essas novidades em feiras de tecnologia.

A geladeira Samsung Family Hub Refrigerator, por exemplo, tem uma tela sensível ao toque em sua porta. Ela roda aplicativos como um bloco de notas ou livro de receitas. As câmeras internas enviam imagens ao celular do proprietário para avisar o que está faltando.

A LG comercializa uma linha de lavadoras que emitem um sinal sonoro quando estão com algum problema mecânico. O ruído é decodificado pela equipe de suporte técnico, que faz o diagnóstico sem precisar ir ao local.

Você já ficou preocupado ao sair de casa, com medo de ter deixado o fogão ligado? A Brastemp oferece uma solução para esse problema com o seu Brastemp Ative Smart Cook. Com conexão wi-fi, o produto pode ser acessado a distância.

Já existem opções de eletrodomésticos inteligentes para praticamente todas as necessidades. O preço desses produtos ainda é alto. A maioria ultrapassa os R$ 5 mil. Contudo, os fabricantes garantem que a economia com o consumo de energia e a praticidade fazem com que eles paguem cada centavo investido.

Será que seus amigos estão por dentro dessa novidade? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para descobrir!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!