15 de fevereiro de 2024 Meu Apê

Decoração ecológica: 5 ideias de como decorar com materiais sustentáveis 

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
garrafa

Você já parou para pensar como o jeito de fazer as coisas pode afetar o mundo ao nosso redor? O design sustentável é exatamente sobre isto: encontrar maneiras criativas de desenvolver construções, produtos e até decorações conscientes e que afetem menos o meio ambiente. 

Para te dar ideias de como aplicar uma decoração ecológica no seu apartamento, a Yticon preparou este artigo explicando o que é design sustentável e 5 formas diferentes de como decorar com materiais sustentáveis. Explore agora esse universo incrível, no qual ser criativo e cuidar do planeta caminham lado a lado:

O que é design sustentável? 

O design sustentável, também conhecido como design eco-friendly ou design verde, refere-se a uma abordagem que busca criar produtos considerando a responsabilidade ambiental, social e econômica. Além de minimizar o impacto negativo no meio ambiente, esse conceito busca promover a eficiência no uso de recursos e priorizar práticas éticas e socialmente responsáveis.

Ter um design sustentável se baseia em buscar as melhores formas de como decorar com materiais sustentáveis, priorizando a utilização de materiais que podem ser reutilizados, como papel, plástico, vidro e alumínio. 

Agora que você já entendeu o que é design sustentável, vamos para as 5 formas de aplicar uma decoração ecológica no seu apartamento: 

1- Parede de tijolinhos com isopor 

Sabe aquela parede de tijolinhos brancos que está em alta? Sabia que é possível você mesmo fazer usando isopor?  Para isso, você precisará da quantidade de isopor que for necessário para o espaço que será decorado, cola de isopor, régua, caneta, estilete, ferro de solda, pincel e tinta da cor que preferir.

Primeiro, calcule a medida da parede e a quantidade de tijolinhos que será necessária. Depois, use a régua e caneta para marcar os tijolos na placa de isopor e recorte em seguida. Para dar uma melhor aparência de parede para o isopor, use o ferro de solda nas bordas dos tijolos, além de fazer algumas ranhuras na parte central dele. Depois disso, é só passar a cola atrás de cada peça e colá-las. Deixe secar de um dia para o outro e, se preferir, pode pintar!

sala-ecologica

2- Pneus como pufes 

Para dar uma nova vida aos seus pneus usados, transforme-os em pufes aconchegantes e estilosos! Comece limpando os pneus completamente, depois pinte-os usando tintas à base de água, deixando secar completamente.

Para a almofada do pufe, escolha um tecido resistente e sustentável, como juta ou algodão orgânico. Faça as almofadas em um tamanho um pouco maior que a circunferência do pneu.

Depois, fixe a almofada no centro do pneu, utilizando cola resistente ou até mesmo amarras coloridas para adicionar um toque decorativo. Certifique-se de que ela esteja bem presa e confortável.

quarto-decoracao

Você também pode colocar os pufes na área externa, oferecendo assentos versáteis e únicos para receber uma visita ou reunir os amigos. Veja como a ampla sacada do Urban, lançamento Yticon em Maringá, é um ótimo espaço para criar tanto uma decoração com pufes de pneu quanto um jardim vertical: 

decoracao-cozinha-ecologica

3- Luminárias elegantes e vasos com garrafas de vinho

Ilumine seu espaço de forma encantadora ao transformar garrafas de vinho em luminárias sofisticadas. Primeiro, reúna garrafas vazias de vinho de diferentes cores e formatos. Lave e seque bem cada uma. 

Escolha cordões de luz LED com fios finos para facilitar a colocação no interior das garrafas. Insira delicadamente as luzes pelas aberturas das garrafas, garantindo que as extremidades dos fios fiquem dentro.

Posicione as garrafas iluminadas em áreas estratégicas, como no hall de entrada, mesa de cabeceira, mesa de centro e até na mesa de jantar, criando um ambiente acolhedor e romântico. Você também pode agrupá-las em uma bandeja decorativa ou pendurá-las em locais estratégicos.

decoracao-luzes

Outra ideia é decorar as garrafas com enfeites da sua preferência e reutilizá-las como vaso de plantas, fica um charme!

garrafas-decoracao

4- Cabeceira de cama com pallets

Que tal dar um toque rústico para o seu quarto com uma cabeceira feita de pallets? Comece preparando os pallets, lixando-os para remover lascas de madeira e suavizar a superfície. Se quiser pintar ou envernizá-los, faça isso agora e deixe secar completamente. Em seguida, escolha o design da sua cabeceira, decidindo se prefere montar os pallets na vertical ou horizontal, empilhados ou lado a lado.

Depois de decidir o design, monte-os conforme planejado, posicionando-os e alinhando-os adequadamente. Use parafusos para prender os pallets uns aos outros, garantindo uma montagem firme e estável.

Com a cabeceira montada, é hora de fixá-la na cama. Posicione-a onde deseja que fique e use uma furadeira para fazer furos nos pallets e na estrutura da cama. Em seguida, parafuse a cabeceira na estrutura da cama usando os parafusos adequados, garantindo uma fixação segura.

Por fim, se desejar, você pode decorar sua cabeceira adicionando elementos como luzes LED embutidas, plantas, fotos, quadros ou outros objetos decorativos, dando um toque pessoal ao seu projeto.

cama-ecologica

5– Sousplat com canudos de jornal

Esta é uma oportunidade única de reutilizar materiais e adicionar um toque artesanal à sua mesa de jantar! Para criar um sousplat sustentável com canudos de jornal, você vai precisar de jornais ou revistas antigas, cola branca ou cola quente, régua, tesoura, e se quiser colori-los, tinta e pincel.

Comece cortando tiras longas de jornal. Enrole cada tira firmemente para criar os canudos. Em seguida, utilize cola branca ou cola quente para fixar as extremidades dos canudos, garantindo que fiquem bem enrolados. Deixe secar completamente.

Agora, comece enrolando os canudos como um caracol, um em volta do outro, como em um círculo, para formar a base do sousplat. Se desejar, dê um toque de cor ao sousplat pintando-o com tinta e pincel. Espere a tinta secar completamente antes de utilizar.

decora

Bora decorar com consciência? 

Agora que você já conhece algumas formas de reaproveitar produtos e decorar com materiais sustentáveis, confira também outros artigos com essa temática que podem te interessar:

E por que não garantir um cantinho só seu para poder colocar tudo isso em prática? A Yticon é uma construtora comprometida com a preservação do meio ambiente e que valoriza práticas sustentáveis. Faz parte do Instituto A.Yoshii, que apoia importantes projetos sociais voltados à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente, como o Obra & Arte e o Criando Arte, que reaproveitam resíduos da construção civil para a confecção de móveis e objetos diversos! 

Escolher um apartamento em um empreendimento Yticon é escolher se tornar parte de uma comunidade comprometida com a conservação da natureza e o bem-estar das gerações futuras. Então conheça já todos os empreendimentos e entre em contato! Faça uma escolha consciente e transforme sua casa com responsabilidade ambiental.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!