5 dicas de ouro para fazer uma decoração com tapete no seu apartamento
Quando se fala em renovar o visual do lar, as pessoas logo pensam em trocar os móveis, comprar novos eletrônicos e eletrodomésticos, instalar diferentes iluminações, fazer reforma etc. Ou seja, soluções que acabam pesando no bolso e nem sempre são rápidas, não é mesmo? Porém, a verdade é que é possível dar uma cara nova ao seu apê — e o melhor: de forma bem descomplicada e criativa — apenas com uma decoração com tapete.
Ficou em dúvida sobre como isso é possível? Pois acompanhe o nosso post e confira nossas dicas para transformar o seu apartamento apenas com essa peça!
1. Tenha um modelo para cada época do ano
Para começar, que tal mudar os cômodos do seu lar ao longo do ano? Para fazer isso é bem simples: basta investir em tapetes diferentes de acordo com cada estação vigente. Dessa forma, você ajusta o conforto, o clima e a aparência dos recintos às características do período. Por exemplo:
- na primavera: tapetes de polipropileno são uma boa pedida. Além de terem estampas bem coloridas e alegres, eles contam com superfície lisa, não acumulam calor, são fáceis de limpar e ainda são antialérgicos;
- no verão: modelos de fibra natural são a melhor sugestão aqui. Geralmente, eles têm cores mais terrosas — o que permite uma boa combinação com plantas no espaço — e um tamanho mais compacto, o que deixa mais do piso à mostra. Para completar, têm a superfície rente e são de fácil lavagem;
- no outono: tapetes de tecido sintético são uma boa alternativa. Eles aquecem contra o frio noturno, mas sem promover calor nas manhãs de sol. Além disso, demandam menos lavagens e são facilmente encontrados em formatos diversos;
- no inverno: modelos felpudos de lã e algodão, com cores sóbrias e com tecido mais grosso são grandes aliados dessa estação. Eles ajudam a reter o incômodo das baixas temperaturas — já que cobrem o piso frio —, tornam o ambiente mais acolhedor e ainda o deixam com um visual mais chic.
2. Delimite espaços com esse acessório
Outra dica de decoração com tapete é usá-lo para delimitar os espaços em um cômodo, como o local de leitura, de exercícios, de lazer etc. Por exemplo, em um quarto infantil do seu apartamento, você pode revestir parte do piso com tapete de EVA — que é um material resistente e que amortece impactos em caso de quedas ou esbarrões.
Depois é só aproveitar esse canto recém-criado para colocar caixas de bonecos, blocos, pelúcias e outros brinquedos, tornando esse, o cantinho da brincadeira.
Essa dica é muito útil principalmente nos ambientes compactos nos quais não é viável criar um nova parede como divisória e até mesmo biombos, painéis de madeira e estantes não são uma boa ideia por serem espaçosos e acabarem prejudicando a área de circulação.
3. Use duas peças ou mais no mesmo ambiente
Há pouco, citamos os recintos que têm pouca metragem. Porém, muita gente tem ambientes bem amplos no lar, como é o caso da sala de estar. Se essa também é a sua situação, saiba que você pode explorar a possibilidade de colocar dois ou mais tapetes no local. O mais legal é que há várias combinações que podem ser feitas.
Dá para usar um junto ao sofá ou às poltronas e outro próximo à mesa de jantar, ao aparador ou mesmo o rack, criando “mini zonas de estar”. Também dá para deixar os dois perto do estofado, em paralelo a ele criando um mix de cores no espaço.
Para tanto, é um boa escolher modelos com estampas que se complementem (como poá e círculos ou linhas e chevron) ou que tenham tonalidades harmônicas (azul e o branco, o preto e o cinza, o vinho e o bege etc.).
4. Invista em modelos com formatos diferentões
Se você curte um imóvel mais moderno, arrojado e cheio de atitude, saiba que os tapetes, certamente, serão os seus grandes aliados na transformação do seu lar. Isso porque há modelos para lá de diferentões que podem ser usados como ponto de destaque ou reforço de estilo de decoração no ambiente. Como exemplo, podemos citar os:
- assimétricos — que cada lado tem uma medida distinta;
- com estampa 3D — que criam ilusões de movimentos;
- que simulam revestimentos — como cimento queimado, madeira, pedras etc.;
- de alto-relevo — que têm a superfície irregular devido às formas e imagens nela;
- com formato de terceiros — que são confeccionados de acordo as medidas daquilo que imitam. Há aqueles que parecem bolas, plantas, animais, objetos etc.
5. Faça uma decoração com tapete em outras superfícies
Apesar do tapete ser conhecido como uma peça que decora o piso das residências, a verdade é que essa não é a única possibilidade de uso dele, viu? Por exemplo, ele pode ser utilizado como enfeite de paredes. Sim, isso mesmo que você leu!
Dá para personalizar os ambientes com muito charme, criatividade e bom gosto inserindo-o no lugar de quadros e telas. De quebra, o tapete ainda pode servir para esconder e disfarçar manchas, riscos e irregularidades.
A dica para não errar na hora da escolha do modelo que será pendurado é avaliar se ele é liso, estampado ou ilustrado. O primeiro vai bem para espaços com muita cor e com grande volume de acessórios decorativos. O segundo se encaixa com facilidade em estilos de decór vintage e retrô. Já o terceiro e último é a melhor opção para cômodos rústicos.
Por fim, também repare no tamanho das peças. O ideal é que elas sejam proporcionais às superfícies que vão cobrir. Do contrário, em vez de enfeitar, o tapete pode ter efeito contrário e poluir visualmente o espaço.
E então, curtiu nossas dicas de decoração com tapete? Pois comece a avaliar qual delas você quer adotar no seu apê e não se esqueça: fique atento às questões de material, formato e aparência dos modelos à venda. Assim, você garante não só peças bonitas, mas que realmente proporcionem mais conforto e aconchego nos ambientes!
E já que estamos falando sobre decoração, curta já a nossa página no Facebook e confira mais sugestões para customizar o seu lar!
COMENTÁRIOS: