3 de setembro de 2019 Morar Sozinho

Conheça os 12 melhores bairros de Londrina-PR para morar

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Localizada no interior do Paraná, Londrina é uma das melhores cidades da região. Com mais de 550 mil habitantes, é a segunda mais populosa do estado e a quarta de toda a região Sul do país. Fundada em 1934, tem um mapa planejado, o que a torna um ótimo lugar para habitar. Se você está em busca de uma região para morar, vale a pena conhecer os bairros de Londrina-PR.

Mesmo sendo uma cidade relativamente pequena quando comparada aos grandes centros urbanos, ela ainda tem várias opções de bairros que você pode escolher de acordo com suas necessidades. Fatores, como a melhor relação entre custo e benefício, acessibilidade, entre outras coisas, sempre entram em jogo na hora de tomar essa decisão.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos aqui 12 dos melhores bairros de Londrina-PR. Confira!

Por que morar em Londrina?

Oficialmente, a cidade de Londrina foi fundada no dia 10 de dezembro de 1934. Porém, sua história nos remete a meados do começo do século XX, quando os colonizadores ingleses decidiram batizar o município com este nome graças a suas semelhanças com Londres, a capital da Inglaterra, como o clima e a neblina predominantes na região.

Na década de 1920, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CTNP) foi uma das responsáveis pelo forte impulso para o crescimento de Londrina, investindo em torno de 500 mil alqueires de terra, repartindo-os em pequenos lotes e os concedendo a agricultores.

Não demorou muito para que as extensas plantações de café levassem a cidade ao desenvolvimento. Para que você tenha uma ideia, na década de 1960, Londrina já era responsável pela produção de 51% de todo o café exportado pelo Brasil. Não é por coincidência que a cidade foi apelidada como “Capital Mundial do Café”.

Em 1975, uma forte geada que chegou à região acabou destruindo plantações inteiras. Mas, em vez de causar uma ruptura na economia, o acontecimento acabou impulsionando a diversificação local, que é composta por indústrias, comércios e serviços. E é por isso que, hoje, Londrina ocupa a sétima posição entre as cidades com maior IDH em todo o Paraná.

Além de ser um município muito bem desenvolvido, Londrina também é conhecida como a “terceira cidade mais amigável” do Brasil. Isso se deve ao fato de que o povo londrinense tem fama de ser acolhedor por natureza, fator que contribui para que muitas pessoas de outras regiões do país acabem decidindo investir em imóveis na cidade.

Em termos de conforto, qualidade de vida e bem-estar, Londrina tem uma enorme variedade de estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, áreas de lazer, shoppings, hospitais, vida noturna e tudo que uma cidade de grande porte pode oferecer, mas sem abrir mão de segurança e tranquilidade.

Quais são os melhores bairros de Londrina?

Agora você já tem uma perspectiva mais ampla sobre como é morar em um dos mais importantes municípios paranaenses. Iremos mostrar alguns dos melhores bairros de Londrina. Veja a seguir!

1. Gleba Palhano

O bairro da Gleba Palhano, localizado na zona sul de Londrina, é uma das regiões mais valorizadas em toda a cidade. Originalmente, o local era uma grande fazenda que se estendia por 1200 alqueires. Com o passar do tempo, partes da área foram substituídas por residências e prédios de luxo, transformando aos poucos a região em um bairro de caráter urbano no lugar das antigas fazendas. Hoje a população local é estimada em mais de 20 mil pessoas.

A Gleba Palhano é sede do Catuaí Shopping Londrina e do Aurora Shopping, além de academias, supermercados, hotéis, clubes e bares. Tudo isso torna o local ideal para quem quer fazer de tudo sem precisar se locomover muito. O bairro ainda fica pertinho da Universidade Estadual de Londrina, localização privilegiada para quem está estudando ou planeja estudar na instituição.

Pelos serviços que a região possui e pela segurança que oferece, a Gleba Palhano tem atraído cada vez mais investidores, sendo o bairro mais verticalizado de Londrina. A Yticon também investiu na região e lançou, em 2021, um empreendimento de 240 unidades na região, o Carmel.

2. Aurora

O bairro Aurora está localizado próximo à Avenida Waldemar Spranger. Tradicionalmente tem caráter residencial, com casas em sua maioria; porém, o local tem recebido investimentos na construção de vários condomínios de alto nível. Uma de suas melhores vantagens são as vias de fácil acesso para todo o resto da cidade.

O Aurora é um bairro repleto de opções para se fazer quando o assunto é vida noturna. Por lá, você encontrará importantes estabelecimentos que fazem parte da cultura local, como bares, espetarias, hamburguerias e restaurantes de destaque.

A Yticon já possui 3 empreendimentos entregues  no bairro e se prepara para mais uma entrega em 2023, do Hamptons Residence.

3. Terra Bonita

Se você prefere a movimentação dos grandes centros urbanos e busca acesso fácil a serviços de alto valor, então o bairro Terra Bonita pode ser a sua escolha. Localizado bem próximo ao Catuaí Shopping, seu trânsito tende a ser mais intenso nos horários de pico. Em compensação, ele tem vários condomínios horizontais de alto nível e acesso a diversos serviços de alta qualidade.

O Terra Bonita é também atrativo para quem gosta de estar sempre perto da natureza. Próximo a ele ficam localizadas algumas atrações turísticas de Londrina, como a Cachoeira do Tatu, além do fácil acesso ao Jardim Botânico de Londrina.

O empreendimento Enjoy que será entregue em julho de 2022 está localizado neste bairro e oferece opções de lazer para toda a família. Se você busca fazer um investimento em imóveis nessa região o Enjoy pode ser a sua escolha, mas corra, pois são poucas unidades disponíveis.

4. Jardim Morumbi

Localizado na zona leste da cidade, o Jardim Morumbi é um dos melhores bairros de Londrina-PR, se você quer acesso a estabelecimentos comerciais de grande porte. Além de ter ligação com algumas das principais avenidas da cidade e de seu polo industrial, ele ainda fica coladinho ao Boulevard Londrina Shopping.

O Jardim Morumbi é essencialmente um bairro residencial, com diversas residências e prédios, incluindo empreendimento já entregues pela Yticon, como o Marco dos Pioneiros e o Duetto Residence. Este ano a Yticon entrega mais condomínio no bairro, o Carpe Diem.

O bairro ainda conta com padarias, igrejas, bares e uma ampla variedade de escolas, ideal para aqueles que têm filhos em idade escolar.

5. Jardim São Paulo

A região norte de Londrina é uma das mais populosas, reunindo mais de 100mil habitantes. O Jardim São Paulo é um dos bairros que compõe a região, localizado bem perto do Terminal Vivi Xavier, é um dos bairros de Londrina-PR mais abastados em termos de serviços disponíveis. Sem falar que, por ser próximo do terminal, você terá acesso fácil e rápido a qualquer área da cidade por meio do transporte público.

Como o movimento de carros só ocorre nos horários de pico, não há muita preocupação em relação ao trânsito. Basta escolher bem a hora de sair e você terá acesso livre às principais localizações da cidade, sem passar por dores de cabeça.

Morando no Jardim São Paulo, os moradores tem acesso rápido a mercado, farmácias, padarias, posto de saúde e opções de entretenimento, como o Park Container. A Yticon possui dois empreendimentos já entregues na região: o Norte Park e o Villa das Paineiras, e prepara sua 3ª entrega na região para 2022, o Rela Park – 1º Casa Verde e Amarela da Yticon com sacada.

6. Higienópolis

O Jardim Higienópolis é outro excelente bairro de Londrina, localizado próximo a zona central, com início na Avenida Higienópolis. Colégios, centros comerciais e bares são parte dos atrativos desse bairro, que conta também com acesso a hospitais próximos, como o OtoCentro e o Hospital do Coração, e parques, como a Área de Recreação e Lazer Luigi Borghesi, o popularmente conhecido Zerão.

É também na Higienópolis que fica o Ginásio de Esporte Moringão, espaço utilizado na cidade para eventos, shows, formaturas e jogos. O bairro fica localizado bem próximo ao Iate Clube de Londrina.

7. Inglaterra

Na outra ponta do Ribeirão Cambé e perto do Lago Igapó temos o bairro Inglaterra, localizado próximo ao Parque Municipal Arthur Thomas, ele conta com muitas atrações que vão fazer você se apaixonar pela vida noturna da cidade, como pizzarias e lanchonetes de destaque.

Além de todas as comodidades necessárias para realizar suas atividades sem precisar sair da vizinhança, essa área dá acesso a alguns dos principais pontos da cidade e é atendida por múltiplas linhas de ônibus possibilitando trafegar por Londrina sem precisar tirar o carro da garagem.

8. Jardim Quebec

Do Lago Igapó até a Avenida Tiradentes, isto é, toda a extensão da Avenida Maringá compreende o bairro Jardim Quebec. Embora seja um bairro bastante agradável e com características residenciais, como ruas inteiras repletas de residências, o Quebec também oferece algumas facilidades para seus moradores, como a proximidade de estabelecimentos comerciais. Além disso, também há rotas facilitadas para algumas das mais importantes avenidas da cidade.

Entre os pontos interessantes do bairro Jardim Quebec, podemos citar lugares conhecidos como O Casarão e o Mercado Atacadão, além de lojas de vestuário, comércios de móveis e agências bancárias.

9. Vila Casoni

Sem dúvida, Vila Casoni é um dos bairros mais tradicionais de Londrina. Segurança, tranquilidade e boa vizinhança são as três características mais marcantes da região. Basicamente, é o tipo de bairro em que as pessoas se conhecem pelo nome, se cumprimentam na rua e batem papo.

Com poucos prédios, são as antigas residências de madeira que predominam o tipo de moradia de Vila Casoni. As ruas são estreitas e repletas de jardins, formando uma bela paisagem verde. Alguns dos comercios mais antigos do Paraná permanecem firmes em atividade, sinal claro de que, mesmo progredindo com a sociedade, o bairro não se descaracterizou.

10. Shangri-lá

Com o mesmo nome que descreve um lugar paradisíaco fictício do escritor literário James Hilton, Shangri-lá não é somente um dos melhores bairros de Londrina mas também um dos mais tradicionais de toda a região paranaense.

Sua extensão compreende todo o espaço dividido entre as avenidas Rio Branco, Tiradentes e Brasília, que são suas mais importantes vias de acesso. O bairro Shangri-lá fica em uma área intermediária entre a Zona Oeste e o Centro de Londrina.

Um dos pontos altos do bairro é o Mercadão Shangri-lá com uma variedade de produtos e serviços. Vale a pena conhecer!

Além do mais você consegue fácil acesso à Zona Sul, pelas avenidas Arthur Thomas e Maringá, e ao Centro, pelas avenidas Brasília e Leste Oeste.

11. Bela Suíça

Certamente, o bairro Bela Suíça deve ser citado nesta lista de melhores bairros de Londrina, visto que se situa em uma das mais privilegiadas áreas de toda a cidade. Um dos fatores que garante conforto e qualidade de vida aos moradores é a sua proximidade das avenidas Higienópolis e Madre Leônia, o que facilita acesso a alguns bairros já citados aqui, como Gleba Palhano e Higienópolis.

Para quem adora uma área verde para relaxar e fazer atividades ao ar livre aos finais de semana, há a bela paisagem do Lago Igapó. Agora, para quem prefere um programa mais tradicional, o acesso à região da Gleba Palhano permite que os moradores usufruam dos shoppings Aurora e Catuaí.

12. Centro

Por fim, o Centro de Londrina pode até ser um bairro relativamente movimentado, mas, sem dúvida, está entre as melhores opções para se morar. Localizado no coração da cidade, com inúmeros comércios locais tais como bares, restaurantes e lojas que melhoram sua qualidade de vida.  

Entre as regiões centrais, está localizado o Calçadão de Londrina, localizado na Avenida Paraná, entre as ruas Minas Gerais e Hugo Cabral, além de ser um lugar propício para passear em família, você também pode conhecer um pouco mais sobre a cidade com suas construções antigas e praças.

Outro lugar a ser citado como referência central é o Museu Histórico de Londrina, órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que ocupa o antigo prédio da estação ferroviária da cidade, onde é transmitido um pouco da dimensão histórica que a cidade carrega consigo.

Para quem gosta de tradicionalidade, é possível encontrar algumas residências mais antigas. Mesmo ficando ao lado das movimentadas avenidas, as ruas são mais tranquilas e o local, de uma maneira geral, é aconchegante.

Agora que você conhece alguns dos melhores bairros de Londrina-PR, pode fazer uma busca mais direcionada e encontrar o lugar onde quer morar. Com certeza você não se arrependerá de investir em um imóvel em uma das mais importantes regiões de todo o Paraná.

Você tem algum conhecimento interessante sobre o tema deste artigo que gostaria de compartilhar com a gente? Conhece algum bairro de Londrina que não foi abordado no conteúdo mas que deveria estar aqui? Então deixe o seu comentário!

S

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!