Apartamento na planta: como escolher a melhor opção em Londrina
Londrina é uma das cidades mais bonitas do Paraná. Com mais de 564 mil habitantes, ela fica a 381 km da capital do estado e tem uma rica vida cultural, além de ser sede de várias empresas e universidades.
Por conta desses e de outros atributos, cada vez mais, a cidade do noroeste paranaense é o destino escolhido por quem não vê a hora de ter seu próprio apartamento. As opções de apartamento na planta em Londrina são muito atraentes, porém, vários futuros moradores têm dúvidas em relação a esse tipo de investimento.
Está querendo se mudar em breve? Encontrou uma excelente oferta de apartamento na planta, mas não se sente seguro para adquirir um bem tão caro assim sem vê-lo primeiro? No artigo de hoje, ensinamos tudo que você precisa saber para ter segurança ao comprar um apartamento na planta em Londrina.
Por que comprar apartamento na planta?
A primeira pergunta comum para quem vê uma oferta de apartamento na planta é: por que comprar um apartamento que ainda não está disponível para morar? Quem precisa se mudar com urgência, é claro, tem motivos para se preocupar com isso, mas quem está planejando uma mudança a longo prazo pode ver uma porção de vantagens ao comprar um apartamento na planta. A principal delas é o bom preço.
Ao dar entrada em um apartamento na planta você ganha um prazo para revisar a sua vida financeira e se organizar para começar a pagar o imóvel. O valor necessário para garantir isso é muito mais baixo, já que as entradas não são tão onerosas quanto aquelas dadas em apartamentos prontos. Com valores entre R$9 e R15 mil reais, já é possível sinalizar para o comprador o seu interesse no imóvel e começar a correr atrás dos papéis e da renda para financiá-lo.
Mas não são esses os únicos benefícios de comprar na planta. Confira, a seguir, algumas outras vantagens de apostar nessa modalidade para adquirir seu apê.
Imóvel novo
Imóveis usados podem apresentar uma série de problemas que o dono negligenciou ao longo dos anos. Manutenções que teriam sido simples à época se tornam médias e grandes reformas que causam dor de cabeça e despesas surpresa. Apartamentos novos podem evitar esse tipo de problema.
Menor preço
Não é só o prazo que é maior quando se compra na planta. As possibilidades de negociação dos custos do imóvel também são maiores para os compradores quando eles optam por adquirir um apartamento na planta.
Valorização
Como se compra por menos, o apartamento valoriza em uma velocidade maior. Os imóveis na planta em Londrina, por exemplo, podem acabar valendo até 50% mais do que o valor que pagou por eles, apenas no tempo em que a obra foi concluída e você passou a usufruir do espaço.
Como garantir sucesso na compra de imóvel na planta?
Gostou da ideia de comprar um imóvel na planta? Então é hora de começar a aprender sobre as particularidades desse tipo de negócio.
Se optar por comprar o seu apartamento assim, você terá que se familiarizar com o INCC, ou Índice Nacional da Correção Civil. Esse é o índice que mostra quanto e como é atualizado o valor de um imóvel na planta, mês a mês.
Também terá que entender como a sua construtora divide os pagamentos. Em geral, além da entrada há um fluxo de pagamento que é feito a cada mês, com parcelas e balões que podem ser semestrais ou anuais. Todos os valores pagos são corrigidos pelo INCC e são deduzidos do saldo devedor do apartamento.
Quanto mais estudar sobre o assunto, mais segurança você terá para fazer a compra do seu apartamento na planta. Falar com amigos que já optaram por esse tipo de financiamento será de grande ajuda, já que eles podem esclarecer dúvidas e deixá-lo preparado para quando for fechar o negócio.
Valores gastos com cartório, ITBI, FUNREJUS e o próprio financiamento são outras coisas com que o cliente deve se familiarizar antes de procurar o apartamento na planta para não se deparar com nenhuma surpresa no futuro. O corretor e a construtora escolhidos também devem estar aptos a ajudar, respondendo às principais perguntas que o cliente pode ter.
O que avaliar para acertar na compra do imóvel na planta?
Há muitas opções de apartamento a venda no mercado e, ao comprar imóvel na planta em Londrina você verá que também tem muitas possibilidades de escolha. Por isso, é preciso ficar de olho para os critérios que garantem que esse negócio não será uma furada. Saiba quais são eles!
Confiança na construtora
Ninguém quer investir um monte de dinheiro e ficar sem apartamento entregue no prazo, não é mesmo? Por isso, pesquisar bem sobre a construtora que fará a edificação é o primeiro passo para que dê tudo certo na compra do seu apartamento na planta em Londrina.
A Yticon é uma das empresas mais confiáveis do mercado porque ela tem respaldo do grupo a que pertence, a A. Yoshii, com muitos anos de mercado. Porém, nem toda construtora tem histórico tão positivo.
Certifique-se de conhecer a opinião de outros clientes antes de comprar o seu imóvel na planta. Isso evitará dores de cabeça no futuro.
Pós-venda
Fechar negócio com um vendedor que apenas está interessado em você no momento de assinar o contrato também não é uma boa ideia. Por isso, esteja em contato com a construtora ao longo do processo e verifique se ela disponibiliza canais em que pode tirar as suas dúvidas e acompanhar o andamento da obra.
Não ter acesso durante o período de construção ou perder o acesso após se mudar é péssimo para o comprador. Verifique se a sua construtora possui um departamento de pós-venda ou de relacionamento para atender solicitações de manutenção no futuro.
Perfil do imóvel
Preocupe-se também em pesquisar o perfil de cada empreendimento que uma construtora oferece. É comum que mais de um deles estejam em construção e você deve avaliar o local em que serão instalados, o tamanho do apartamento, o layout da planta e, sempre que possível, visitar um decorado. Assim, quando as chaves forem entregues não terá nenhuma surpresa.
Os imóveis da Yticon contam com Compartycon, um conceito de economia compartilhada. Itens como lavanderia, material esportivo, kits de ferramentas e bicicletas estão disponíveis nos edifícios e somos a primeira construtora do País que oferece esse recurso de economia compartilhada em empreendimentos Minha Casa Minha Vida.
Entregas no prazo e feitas até com antecedência são outros de nossos diferenciais. Se você quer morar em Londrina, com a segurança e a garantia de um bom negócio na compra de imóvel, considere todos esses pontos antes de tomar sua decisão.
Pronto para dar o próximo passo e adqurir o seu apartamento na planta em Londrina? Fale agora mesmo com um consultor e conheça as ofertas disponíveis para seu perfil!
COMENTÁRIOS: