2 de abril de 2019 Educação Financeira

Quais são os principais tipos de financiamento de imóveis? Confira!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O financiamento é a alternativa mais utilizada pelos brasileiros para a compra do seu lar. A operação permite diluir o valor do bem ao longo dos anos, em um negócio que pode ser planejado e adaptado a cada realidade financeira.

Mas você conhece os tipos de financiamento de imóveis disponíveis no país? Saberia como identificar qual deles é o mais indicado para a sua realidade? Confira neste post quais são os principais e avalie!

Minha Casa Minha Vida (MCMV)

O programa foi criado pelo Governo Federal há dez anos para combater o problema da falta de habitação no país. A principal ferramenta para isso é a concessão de crédito a baixo custo para clientes de menor renda.

Os juros reduzidos são um dos benefícios do MCMV. Mas, dependendo do perfil do cliente, o programa também fornece subsídio para a quitação do saldo devedor. São quatro faixas de financiamento, de acordo com a renda familiar. Atualmente, o limite para a participação no MCMV é de R$ 7 mil.

Bancos

No Brasil, há vários bancos operando com financiamento imobiliário e as condições no que se refere a limites de crédito e juros, variam de instituição para instituição. O mercado está cada vez mais competitivo e as taxas tem sido bastante vantajosas.

Bradesco, Itaú e Santander, por exemplo, atuam no financiamento imobiliário de forma a atender e fidelizar o cliente, e são fortes concorrentes dos bancos públicos como a Caixa Econômica Federal, pioneira no setor, e Banco do Brasil, que deixou de trabalhar somente com crédito rural e vem crescendo no crédito imobiliário.

Os bancos públicos tem a vantagem de oferecer a linha de crédito para o programa Minha Casa Minha Vida, com taxas a partir de 5% ao ano, acrescidas da TR. Entretanto, para adquirir um imóvel dentro do programa é necessário enquadrar-se nos critérios determinados pelo Governo Federal.

Nos bancos privados não há esta operação. Um bom ponto de partida é simular as condições de financiamento em cada um deles para verificar qual o mais vantajoso para você.

Sistemas de amortização

No momento de escolher entre os vários tipos de financiamento de imóveis disponíveis, é importante ficar atento ao sistema de amortização aplicado pela instituição. Isso é o que define o comportamento das parcelas ao longo do contrato.

No Brasil, as opções mais utilizadas são a Tabela Price, que tem parcelas fixas, sofrendo apenas a correção pela Taxa Referencial (TR), e o Sistema de Amortização Constante (SAC), que também é corrigido pela TR. Nele, as parcelas são decrescentes ao longo do contrato.

Esses são os principais tipos de financiamento de imóveis disponíveis no mercado. Ao planejar a compra de seu novo lar, seja criterioso e só feche o negócio quando tiver absoluta certeza de que é seguro e cabe em seu orçamento.

Qual tal, então, aproveitar agora para conferir algumas dicas sobre como saber qual o melhor financiamento?

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!