Yticon e campanhas sociais: conheça o envolvimento da organização nestas causas!
As culturas de voluntariado, pensamento no próximo e identificação das necessidades das pessoas estão muito enraizadas no grupo A. Yoshii. Essa premissa vem da liderança das empresas e dos colaboradores, que entendem os valores da organização e sabem da importância da relação entre Yticon e campanhas sociais.
No atual contexto de pandemia, é muito perceptível que as pessoas têm se aberto mais à solidariedade de um modo geral, interessados pelo voluntariado. Esses valores estão cada vez mais inseridos na Yticon, transparecendo todas essas relações para as equipes, colaboradores e comunidade, que participam ativamente das campanhas desenvolvidas.
Pensando nessas questões, conversamos com a nossa assistente de comunicação e responsabilidade social, Julia Alves Nunes Oliveira, para apresentar a relação entre a Yticon e campanhas sociais, mostrando as ações que a empresa está envolvida, as instituições que estão sendo beneficiadas e o papel do Grupo A.Yoshii no desenvolvimento da sociedade. Acompanhe!
Como funcionam as principais campanhas sociais que a Yticon está envolvida?
A Yticon atua junto ao Instituto A.Yoshii, que é uma entidade fundada em 2006 sem fins lucrativos, com o objetivo principal de promover e compartilhar todos os cuidados de responsabilidade social do grupo de empresas. A sede da instituição fica em Londrina, no Paraná, com atuações fortes também nas cidades de Maringá e Curitiba.
A Julia indica que, em função do contexto de pandemia, o Instituto teve que refazer o seu planejamento para o ano de 2020. No entanto, a filosofia principal das campanhas sociais manteve-se no apoio de pessoas que estão próximas das praças de atuação do Grupo A.Yoshii, seja a comunidade, colaboradores ou mesmo as equipes de campo.
Nessa circunstância, as principais campanhas desenvolvidas até o momento, sempre com a participação da Yticon e das demais empresas do grupo, baseiam-se em duas grandes ações: a primeira relacionada com uma confecção voluntária de máscaras para a troca por alimentos para as entidades e a segunda com uma atuação para arrecadação de agasalhos.
Atualmente, o instituto trabalha em uma nova campanha para arrecadação de itens de higiene pessoal e produtos de limpeza para auxiliar no combate à COVID-19. Bem como, promove campanhas regulares de estímulo à doação de sangue.
Como é feito o planejamento e execução dessas campanhas sociais?
O Instituto A.Yoshii foi fundado pelo casal precursor da construtora, o senhor Atsushi e a senhora Kimiko Yoshii. Sobretudo, o planejamento das ações sempre teve como premissa básica a continuidade das atividades que já estavam sendo desenvolvidas enquanto pessoas físicas, como o auxílio a hospitais, lares e escolas.
Desde então, todas as ações do Instituto sempre estiveram alinhadas com as estratégias do Grupo A.Yoshii, expandindo as atuações das campanhas além da cidade de Londrina, onde fica a sede, mas também para as cidades de Curitiba e Maringá, além de mais recentemente Campinas, em São Paulo.
De acordo com a Julia, o planejamento é baseado na visão do grupo como um todo e nos pilares de atuação, que são a educação, cultura e meio ambiente. As campanhas e os projetos sempre contam com a participação da comunidade e das praças onde o Grupo A. Yoshii está inserido.
Por isso, o papel do Instituto está em conhecer as comunidades e as entidades que se beneficiarão das doações das campanhas desenvolvidas e organizar essas ações para que estejam sempre alinhadas com as principais necessidades. Nesse sentido, o grupo atua como uma ponte de relacionamento, estimulando o voluntariado dos colaboradores com as causas.
Com qual frequência essas campanhas são promovidas?
Tradicionalmente, o Instituto A.Yoshii tem um calendário anual para as campanhas que são promovidas. As ações da instituição são: campanhas de arrecadação de chocolates na Páscoa no começo do ano, arrecadações de roupas e alimentos no inverno, a depender das necessidades das entidades auxiliadas, e no Natal, arrecada brinquedos através de eventos promovidos pelas empresas do Grupo e alimentos.
Especificamente em 2020, o calendário necessitou ser reestruturado, visto que a campanha da Páscoa estava em andamento e precisou ser cancelada por causa do início da pandemia. Entretanto, outras ações foram criadas, como a confecção de máscaras e a arrecadação de produtos de higiene pessoal, limpeza e agasalhos.
Por conta disso, a Yticon atua fortemente nas campanhas sociais a partir das áreas de atuação da empresa, sempre buscando o relacionamento com as instituições parceiras e com outros grupos que possam contribuir para o estabelecimento dessas ações.
Quais são os critérios para a escolha das entidades a serem beneficiadas?
Antes da fundação do Instituto A.Yoshii o casal precursor da construtora já apoiava uma entidade, que é a Guarda Mirim de Londrina, voltada para a educação com o objetivo de encaminhar os jovens para o mercado de trabalho. Nessa instituição são realizados os serviços de fortalecimento de vínculos e de menor aprendiz.
Com base no princípio da educação, o grupo de empresas sempre busca o melhoramento dessa área, proporcionando o ensino de qualidade para os jovens e possibilitando o seu ingresso no mercado de trabalho para o desenvolvimento de uma vida mais digna.
Desde então, a Guarda Mirim de Londrina sempre foi apoiada pelo Instituto A.Yoshii, em função desse vínculo anterior à fundação da entidade, alcançando diversos resultados positivos ao longo dos anos. Por conta disso, o grupo está sempre buscando outras parcerias que atendam a esse mesmo princípio de trabalho e desenvolvimento.
Mais recentemente, conforme a Julia nos mostrou, a A.Yoshii tem mantido um bom relacionamento com o Instituto Isis Bruder de Maringá, que também oferece os mesmos serviços de encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho. Em Curitiba, o grupo tem apoiado a Fundação da Ação Social — FAS, que, entre as várias atividades, também atua no fortalecimento de vínculos e menor aprendiz.
Por fim, o grupo tem se aproximado da entidade Seta, de Campinas, iniciando esse contato para começar os trabalhos de repasse e voluntariado. Sobretudo, o critério básico para a escolha das instituições apoiadas baseia-se no pilar da educação e na filosofia alinhada ao Instituto A.Yoshii.
Quais são os principais impactos dessas campanhas sociais?
Com relação às campanhas iniciadas no ano de 2020, mais especificamente sobre a confecção voluntária de máscaras, o grupo observou que existia uma grande demanda por esse de produto, mas o mercado não conseguia acompanhar essa crescente solicitação. Para isso, o Instituto estimulou os voluntários do Grupo e conseguiu mobilizar 100 pessoas que produziram um total de 5.000 máscaras, considerando as regiões de Londrina, Maringá e Curitiba.
Em contrapartida, o Grupo A.Yoshii fez uma troca solidária, em que, a cada cinco máscaras produzidas, o Instituto doava um quilo de alimento, o que resultou em uma tonelada e meia de produtos alimentícios fornecidos ao final da campanha. Toda essa arrecadação foi destinada à Guarda Mirim de Londrina, ao Instituto Isis Bruder de Maringá e à FAS de Curitiba.
Já na campanha de inverno, além das três cidades citadas, a região de Campinas também passou a se beneficiar das ações sociais. Somando os quatro municípios, o Instituto A.Yoshii conseguiu arrecadar mais de 9.000 peças de agasalho, entre cobertores, travesseiros e até mesmo colchões.
Quais são os propósitos e os planos futuros da Yticon para as campanhas sociais?
Um dos principais propósitos da Yticon é a retribuição à comunidade que está envolvida. Para isso, é importante entender que a sociedade tem as suas dificuldades, mas através do trabalho social desenvolvido pelo Grupo buscamos uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
Atualmente, o Instituto A.Yoshii está com uma campanha de arrecadação de produtos de higiene e limpeza que, a partir da entrega dos itens das ações anteriores, identificou-se a necessidade desses artigos para as entidades parceiras.
Para tratar das ações mais imediatas, o grupo está sempre atuando com planejamentos de curto prazo, buscando entender quais são as principais necessidades das pessoas nesse contexto de pandemia e isolamento social. Existe a intenção de realização de uma ação de final de ano, com o objetivo de arrecadar material escolar para auxiliar no próximo semestre de ensino.
Sobretudo, Yticon e campanhas sociais sempre tiveram uma relação muito próxima, principalmente pela participação do Grupo A.Yoshii e pela filosofia dos fundadores da construtora. O papel da empresa está no incentivo à educação, auxiliando no desenvolvimento de uma sociedade mais digna, justa, sustentável e solidária, devolvendo um pouco do que a comunidade proporcionou para o negócio.
E então, gostou do nosso artigo sobre o envolvimento da Yticon com as campanhas sociais? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e permita que seus amigos tenham acesso a esse conhecimento!
COMENTÁRIOS: