3 de março de 2020 Meu Apê

Educação ambiental: veja a importância e boas práticas!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Preservar o meio ambiente deve ser uma prioridade de todos. Em nenhum outro momento da história, o impacto da humanidade sobre o espaço em que vive foi tão grande quanto agora na era digital. Por isso, educação ambiental deve ser pauta pelas próximas décadas, enquanto tentamos conter o dano que já foi causado ao planeta.

Educação ambiental é uma estratégia que combina o ensino de ações ambientalmente corretas e a conscientização das pessoas com o objetivo de tornar a preservação dos recursos naturais uma prioridade de todos.

Pronto para entender pontos da educação ambiental que podem ser incluídos na sua rotina? Então confira nosso post sobre o assunto!

O que são ações ambientalmente corretas?

Ações ambientalmente corretas são aquelas que tomamos visando o impacto que causamos na natureza ao consumir qualquer produto industrializado ou produzir lixo. Essas ações tentam minimizar o efeito do consumo no planeta sem prejudicar nossa qualidade de vida.

Confira algumas ações de boa educação ambiental que podem ser incluídas no seu dia a dia e veja o impacto que elas têm na preservação do meio ambiente!

Evite o uso de canudos

Os canudos de plástico são responsáveis por boa parte da poluição marinha. Embora pequenos, eles causam um grande estrago nas praias porque são vistos como alimento por animais que vivem nesse habitat e, por serem pequenos, são engolidos e causam danos físicos a esses seres, podendo levar até a morte.

E é por essa razão que fazer a troca de peças confeccionadas em plástico pelo copo retornável ou por canudos feitos de inox, papel e bambu é uma maneira de minimizar o seu impacto no meio ambiente.

Pense no descarte dos materiais usados

Outra estratégia de educação ambiental é repensar como você utiliza insumos e os descarta. Fazer um esforço para reciclar e participar de iniciativas de coleta seletiva é uma tarefa muito mais simples quando se pensa no descarte dos materiais antes mesmo de adquiri-los.

Realizar isso ainda traz alguns outros benefícios, como a economia financeira. Afinal, pensar melhor no que se compra, assim como no ciclo que esse produto faz até ser descartado, pode ajudá-lo a poupar e evitar industrializados ou outros produtos que vêm em embalagens descartáveis.

Poupe energia e recursos hídricos

Como é o seu consumo de água e energia elétrica hoje? Muitas vezes, acabamos utilizando mais desses recursos do que precisamos e o resultado não aparece só na conta no final do mês. Ele também significa mais emissões de carbono, que são a causa principal do aquecimento global.

Por essa razão, procure desligar da tomada aqueles itens que não está utilizando e estão em stand by, evite tomar banhos longos e fique de olho nas torneiras. Por mais simples que pareçam, essas pequenas contribuições têm muito impacto no planeta.

Invista em tecnologia para o seu apartamento

Há muitos recursos de tecnologia que podem ajudá-lo a ser mais ambientalmente correto. Timers que desligam lâmpadas em cômodos após um certo período, além de LEDs que podem ser ligados e desligados remotamente, são apenas alguns desses recursos. Por essa razão, equipar o seu apartamento novo com tecnologia inteligente e ambientalmente correta, por exemplo, fará uma grande diferença na pegada que deixa no planeta.

Quais são os benefícios da educação ambiental?

Agora que já conhece todas essas ações de educação ambiental, que tal descobrir que benefícios elas trazem para o planeta? Confira mais, a seguir!

Qualidade de vida

Educação ambiental é um fator na qualidade de vida e no conforto das pessoas. Cuidar do meio ambiente traz resultados, tanto a curto ou longo prazo, como a melhoria na qualidade do ar e a redução da poluição nas cidades.

Economia

Ser ambientalmente correto não traz vantagens apenas para o planeta. Poupar energia, recursos hídricos e evitar a queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, é também uma maneira de economizar. Sendo assim, reduzir o quanto gasta com esses insumos fará com que você tenha mais dinheiro disponível para planejar o futuro.

Como visto, só temos um planeta e a educação ambiental será fundamental, nos próximos anos, para mantê-lo habitável. Todo esforço que fazemos, por menor que pareça, quando somado, significa menos impacto no meio ambiente e nos recursos não-renováveis de que tanto precisamos para sobreviver.

Gostou de conhecer essas ações de educação ambiental? Então, curta a página da Yticon no Facebook e não perca nenhuma de nossas postagens.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!