24 de abril de 2020 Educação Financeira

Já conhece os diferentes tipos de financiamento imobiliário? Aprenda aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Uma das maneiras mais tradicionais de se adquirir um imóvel é por meio de um financiamento imobiliário. Os financiamentos são parcelamentos de longo prazo em que o comprador paga mensalmente uma parte do bem que adquiriu até quitá-lo.

No mercado, há diversos tipos de financiamento imobiliário disponíveis, cada um voltado para um perfil de consumidor e com exigências diferentes, que podem tanto compreender o valor do imóvel quanto a renda do proponente e a estabilidade financeira dele.

Se você está pensando em comprar um apartamento na planta ou um imóvel usado, mas não tem todo o dinheiro para fazê-lo, um financiamento é a melhor opção. Descubra quais tipos de financiamento estão disponíveis no mercado e como eles se diferenciam!

Sistema SFH e SFI

Há dois tipos tradicionais de financiamento imobiliário: os sistemas SFH e SFI. Os dois foram criados para ajudar na compra de imóveis, mas atendem a públicos diferentes. O sistema SFH foi feito para ajudar as classes de menor renda a obterem casa própria, mas atende a múltiplas faixas de renda hoje.

Ele oferece taxas de juros mais baratas porque os recursos são provenientes da caderneta de poupança. Todos os imóveis financiados com SFH devem estar abaixo de R$ 1,5 milhão e o cliente não pode financiar mais de 80% do valor do bem. As taxas de juros variam, mas ficam em torno de 10% ao ano, com prazo máximo de 420 meses.

O SFI engloba todos os demais financiamentos que não se encaixam no SFH. Portanto, ele visa financiar imóveis acima de R$ 1,5 milhão e também oferece valor médio de juros de 10% ao ano. Um ponto importante é que no SFI não é possível usar o seu valor acumulado no FGTS para amortizar a dívida, mas no SFH é possível fazer esse abatimento.

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um financiamento específico regido pelo sistema SFH. Ele também visa facilitar o acesso a domicílios para pessoas físicas, mas tem regras mais estritas do que o SFH comum.

Quem quer utilizar o benefício e aproveitar-se dos subsídios oferecidos pelo governo para a compra da primeira residência não pode ter nenhum outro imóvel, deve estar com nome limpo na praça e não pode ter participado de outro programa habitacional do governo.

Há diferentes faixas de renda e bônus para quem opta pelo Minha Casa Minha Vida, com juros diferenciados e subsídios distintos para cada perfil de comprador.

Tabela Price, SAC ou SACRE

Qualquer que seja o financiamento escolhido para pagar o seu apartamento ele será regido por uma das tabelas a seguir: Price, SAC ou SACRE.

A tabela SAC é a mais conhecida pelos brasileiros. O regime de amortização utilizado nela garante que as parcelas serão decrescentes e ao pagar o boleto todos os meses o cliente arca tanto com a amortização da dívida quanto com os juros aplicados ao saldo devedor. Mas há outras maneiras de financiar.

A tabela Price é parecida com a amortização na compra de veículos. Nela, é pago um valor fixo durante todo o período do financiamento. A cada parcela, os juros diminuem e o saldo devedor quitado aumenta.

Há ainda uma terceira opção, que é a tabela SACRE, que mistura um pouco de SAC e Price para criar um regime diferenciado de pagamento. Nele, as amortizações são cada vez maiores conforme os pagamentos avançam e os juros diminuem. O SACRE é recalculado a cada 12 meses.

Independentemente da modalidade de financiamento que você escolha terá que fazer uma decisão quanto à tabela, portanto, é indicado conhecer o funcionamento delas e entender qual é a mais vantajosa para o seu perfil.

Autônomos, por exemplo, conseguem proteger-se melhor da inflação com a tabela SAC, mas profissionais que estão crescendo na carreira verão menores impactos em seus ganhos se utilizarem a tabela Price. O SACRE, por sua vez, tem grande impacto nas finanças imediatamente, mas menor no longo prazo. É preciso fazer uma análise dessas vantagens para se decidir.

Conhecer os tipos de financiamento e se e organizar é fundamental para comprar o seu primeiro imóvel, mas encontrar o parceiro certo para fazer esse negócio é tão importante quanto. Por isso, compare as opções e escolha uma construtora que realmente pode fazer os seus sonhos virarem realidade.

A Yticon tem presença sólida no mercado, cumpre os prazos de entrega de seus imóveis e ainda ajuda você a financiar seu primeiro apartamento. Fale agora mesmo com um dos consultores da Yticon e encontre um apartamento com a sua cara!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!