29 de novembro de 2019 Educação Financeira

Você tem dúvidas sobre financiamento imobiliário? Não mais depois do nosso post!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Financiar um imóvel é um processo um tanto burocrático. Documentos, comprovantes e contratos passarão pela sua mão ao longo do processo e encontrar a oferta com melhor custo-benefício pode parecer uma tarefa difícil. Muitas dúvidas sobre financiamento surgirão ao longo do caminho e quanto mais você estiver preparado para lidar com elas, melhor.

Mas quais são as principais dúvidas sobre financiamento imobiliário e as respostas para cada uma delas? No artigo de hoje, visitamos cada uma. Confira!

Quais são os principais tipos de financiamento?

Existem três tipos de financiamento comuns no Brasil. Abaixo, você verifica qual a diferença entre cada um deles e entende qual é a melhor opção para a aquisição do seu apartamento.

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um programa governamental que visa facilitar a compra do primeiro imóvel. Imóveis são construídos especialmente para serem financiados pelo programa, seguindo critérios definidos pelo governo para isso. Cada cidadão, por faixa de renda, tem direito a um subsídio para fazer a compra utilizando o programa.

Financiamento com FGTS

O financiamento FGTS proporciona ao comprador a oportunidade de utilização de seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar a entrada ou amortizar a dívida da compra de um imóvel, além de ofertar uma taxa de juros similar ao Minha Casa Minha para aqueles que desejam financiar nesta modalidade.

Sistemas SFH e SFI

SFH e SFI são diferentes linhas de credito para a compra de um imóvel. O primeiro, Sistema Financeiro de Habitação, é empregado na aquisição e na construção de residências próprias, com limite de valor do bem fixado em R$ 1,5 milhão. Nessa modalidade não contempla benefícios sociais como o Minha Casa, Minha Vida.

O SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) é utilizado para aquisição de imóveis acima de R$ 1,5 milhão e imóveis comerciais.

Quem pode fazer o financiamento?

Não são todas as pessoas que podem fazer um financiamento imobiliário. Em geral, os bancos só aprovam a carta de crédito para quem é maior de 18 anos (ou foi emancipado aos 16), é brasileiro ou tem visto de permanência no país, não tem nenhuma pendência nos órgãos de proteção de crédito, consegue comprovar capacidade civil e de pagamento para aquisição do imóvel.

Posso fazer financiamento com quem casei?

Sim! Cônjuges podem financiar apartamento como bem comum, ou seja, no nome de ambos. 

Regimes de comunhão parcial de bens, porém, garantem que metade do imóvel será de propriedade da pessoa com que você se casou. O fato dessa pessoa já ter financiado um apartamento, por exemplo, não é um impeditivo, a não ser que ela tenha utilizado o FGTS para isso ou programas como o Minha Casa Minha Vida.

Já sou dono de imóvel, posso financiar?

Sim! Quem tem um imóvel já quitado pode financiar um apartamento, desde que considere algumas ressalvas. 

Se você tem um imóvel poderá adquirir e financiar outro sem problema, exceto se o imóvel que está sendo adquirido é pelo programa Minha Casa Minha Vida, pois nesse caso a aquisição se dá para quem não possui outro imóvel em seu nome e nunca se valeu de algum benefício.

O que compõe a parcela do imóvel?

As parcelas de imóveis são regidas pelo Sistema Financeiro de Habitação, ou SFH. Todas elas contêm, além da amortização da dívida (o valor pago, de fato, para custear a compra do imóvel), as taxas de juros do financiamento, suas taxas de administração, a correção monetária do valor, o seguro de Morte e Invalidez Permanente e o seguro de Danos Físicos ao Imóvel.

Para que tudo corra bem no seu financiamento imobiliário é muito importante encontrar o parceiro de negócios certo. A Yticon tem anos de experiência e está pronta para ajudá-lo com os principais percalços do financiamento de imóveis. Nossos profissionais são especialistas no assunto e farão com que a compra do seu apartamento seja um processo descomplicado.

Aproveite as menores taxa de juros da história para realizar o sonho de ter o seu próprio apartamento!

Agora que você já está mais informado sobre as principais dúvidas sobre financiamento imobiliário é hora de começar a procurar o seu apê. Fale com a nossa equipe e descubra os imóveis da Yticon!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!