18 de março de 2019 Educação Financeira

Como funciona a taxa de juros para financiamento de imóveis?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Principal alternativa para quem deseja adquirir seu imóvel próprio, o financiamento imobiliário é um compromisso que acompanhará o comprador por um longo período.

Por isso, antes de assumir esse compromisso, você precisa estar munido de muita informação. Logo, é preciso conhecer um pouco sobre taxa de juros para financiamento de imóveis, para fazer um bom negócio.

E é sobre os juros que vamos falar neste post. Entenda qual o papel deles no seu financiamento e o que é preciso levar em conta na hora de analisar as condições negociadas com a instituição financiadora.

Como funciona o financiamento?

Basicamente, o financiamento imobiliário funciona como um empréstimo, no qual o comprador recebe do banco o valor necessário para a aquisição do imóvel e paga à instituição em parcelas mensais, ao longo do tempo estipulado em contrato.

É possível dividir cada prestação paga em quatro partes: juros, seguros, taxas de administração e amortização, que é o valor efetivamente pago do saldo devedor.

É por meio dos juros que o banco se remunera pela operação. A taxa é definida por algumas variáveis, quanto maior a probabilidade de inadimplência, por exemplo, mais altos serão os juros.

É por isso que você precisa ficar atento ao seu score de crédito. O score de crédito é uma pontuação que o consumidor recebe, com o objetivo de classificar o risco de ele ser inadimplente em um processo como o financiamento.

Uma pessoa com um score muito baixo dificilmente conseguirá ter acesso a uma boa taxa de financiamento. A boa notícia é que é possível aumentar esse score de crédito e, assim, conseguir a melhor taxa de juros para financiamento de imóveis disponível no mercado.

Para isso, negocie dívidas em atraso e pague suas contas sempre em dia, incluindo faturas do dia a dia, como água, luz e telefone. Você também deve evitar contrair novas dívidas, como às relacionadas ao cartão de crédito.

Por isso, evite ter vários cartões, centralizando seus gastos naquele que oferece as melhores condições de pagamento. Esse tipo de organização financeira faz a diferença na hora de conseguir um financiamento, além de ajudar o comprador a pagar as mensalidades de forma mais fácil.

De que forma a taxa é definida?

Cada instituição tem sua tabela com as alíquotas estabelecidas. Porém, principalmente nos bancos privados, sempre é possível negociar condições mais favoráveis. A concorrência entre eles pode ser usada a seu favor.

O tempo de relacionamento com o banco, a renda do cliente e o valor de financiamento, podem influenciar na definição da taxa de juros oferecida pelo banco. O ideal é pesquisar e usar as informações para tentar obter melhores condições. Portanto, não tenha medo de fazer simulações e conversar com gerentes de diferentes bancos.

O que é Custo Efetivo Total?

É preciso ficar atento a um detalhe importante: embora sejam fundamentais para avaliar o seu financiamento, os juros não são a única variável a ser analisada. O ideal é avaliar o Custo Efetivo Total (CET) da operação.

O CET considera não só os juros da operação, mas também outras despesas como seguros e taxas de administração que podem ser cobradas pela instituição. Ele varia de banco para banco e pode alterar o valor final da parcela a ser paga.

Por isso, ao negociar com o banco, questione não apenas a taxa de juros, mas também todos os gastos que influenciam no CET, como seguros, taxas, juros embutidos etc. Um financiamento com CET de 3% pode ser mais barato do que um financiamento com taxa de juros de 1%.

Sendo assim, atente-se ao CET como principal parâmetro para escolher o seu financiamento, fechando negócio com a empresa que oferecer o CET mais baixo. Em alguns casos, questione o porquê desse indicador estar mais barato, verificando se há algum serviço que a empresa não inclui, por exemplo.

Simulação de financiamento

Atualmente, todos os bancos oferecem aos clientes simuladores de financiamento imobiliário. Com base nos seus dados (renda, preço do imóvel, entrada a ser paga etc.) a ferramenta projeta qual o valor das parcelas.

Trata-se de uma ferramenta muito útil para se obter um panorama de como vai evoluir a sua despesa. É, ainda, uma excelente base de argumento para se negociar condições melhores nos diferentes bancos. Mas certifique-se de que na simulação foram consideradas todas as variáveis que formam o CET da operação e que todas as informações utilizadas das diferentes simulações, são iguais. Assim, você não terá surpresas.

Usando o FGTS

Uma maneira de fazer com que a taxa de juros para financiamento de imóveis represente um ônus menor no seu bolso é dando uma boa entrada na compra do seu imóvel. Por isso, é interessante usar o seu saldo do FGTS para amortizar parte desse negócio.

Aliás, você pode somar o saldo de diferentes pessoas, caso a compra esteja sendo feita de forma conjunta. Muita gente pensa que apenas pessoas casadas podem comprar imóveis juntos, usando o FGTS, mas em algumas instituições, pessoas que vivem juntas, como irmãos, parentes e casais que têm união estável podem somar o seu saldo do FGTS para dar de entrada na compra do apartamento.

O que mudou com a pandemia?

A pandemia de COVID-19 mudou drasticamente a economia mundial. Houve a necessidade de os governos do mundo inteiro facilitarem o acesso das pessoas ao crédito. Isso fez com que os juros caíssem na maioria dos países.

No Brasil, não foi diferente. Os juros atingiram patamares nunca antes vistos — e isso representa uma oportunidade única para quem quer comprar um imóvel. Vamos a um exemplo: há uns seis anos, os juros básicos da economia estavam em dois dígitos. Isso fazia com que tomar crédito emprestado, incluindo o financiamento imobiliário, se tornasse muito mais caro.

Agora, os juros estão bem mais baixos e deverão permanecer assim por mais algum tempo, subindo progressivamente. Quem financiar agora terá uma condição de pagamento muito mais vantajosa — e isso faz toda a diferença quando falamos de um produto bancário que pode acompanhar o cliente por muitos anos.

Quanto mais você esperar para fazer o seu financiamento de imóveis, menos chance de aproveitar esse momento histórico, em relação aos juros, você terá.

É uma boa hora para investir em imóveis?

Sem sombra de dúvidas. Investir no mercado imobiliário é sempre uma ótima forma de proteger o seu patrimônio. Em primeiro lugar, porque a moradia é uma necessidade básica. Sendo assim, sempre existirá a demanda por locação ou compra.

Em segundo lugar, porque viver em um imóvel locado está cada vez mais caro — e você deve ter percebido isso se teve o seu contrato renovado no começo do ano. Em alguns casos, o preço do aluguel subiu cerca de 20%.

No caso do financiamento, houve um movimento contrário. Nos piores meses da pandemia, muitos contratos tiveram as mensalidades suspensas. Os clientes que tinham contratos do Minha Casa Minha Vida, uma das formas mais populares de financiar imóveis, puderam pausar seus pagamentos por um determinado período, além de poder usar o saldo do FGTS para pagar parcelas atrasadas ou amortizar novamente a dívida. Essa é mais uma vantagem do financiamento em relação à locação.

É muito provável que você consiga comprar um imóvel com excelente infraestrutura por um valor mais justo do que o que você está pagando de aluguel, já analisou essa possibilidade?

Como participar do Casa Verde e Amarela?

Paralelo ao momento de queda nos juros, temos uma novidade e tanto no mercado imobiliário: o programa Casa Verde e Amarela. Esse programa é uma espécie de atualização do Minha Casa Minha Vida e pode ajudá-lo a comprar o seu apartamento.

Uma das formas mais simples de participar desse programa, tendo acesso a linhas de crédito mais baratas, é comprando um imóvel de uma empresa que faz parte da lista de marcas parceiras do projeto, como é o caso da Yticon.

Desse modo, o comprador poderá usar o seu saldo FGTS e ainda financiar o seu imóvel a uma taxa de juros ainda mais baixa.

Existem oportunidades neste momento?

Como vimos no tópico anterior, este é um momento especialmente vantajoso para comprar imóveis. A tendência é que os juros subam nos próximos anos, principalmente se tivermos um aumento na inflação. Sendo assim, faça as contas, avalie a qualidade dos imóveis e você verá que esta pode ser a hora certa para você, finalmente, comprar o seu apartamento.

Portanto, é importante analisar uma série de fatores na hora de pesquisar por taxas de juros para financiamento de imóveis — e um desses fatores é a economia. Conforme novos cenários surgem, novas oportunidades aparecem e é preciso estar atento a isso para fazer sempre o melhor negócio.

A queda na taxa de juros básicos da economia, o lançamento do programa Casa Verde e Amarela, o aumento no custo com aluguel são alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração ao avaliar a taxa de juros para financiamento de imóveis.

Tenha em mente que este é um momento muito importante para que você consiga adquirir seu apê com segurança. Logo, não deixe de avaliar o seu momento atual de vida, verificando se esta não é a hora certa para comprar o seu apartamento.

Muita gente ainda não sabe das informações que trouxemos neste artigo. Portanto, compartilhe com seus amigos este material e ajude-os a fazer o melhor negócio hoje mesmo!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!