28 de setembro de 2023 Meu Apê

Apartamento pet friendly: 7 itens indispensáveis! 

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
cachorro-em-casa

Para quem tem pet, independentemente de qual seja, é essencial saber como adaptar o apartamento para animais de estimação, proporcionando os cuidados adequados para eles. Afinal, os animais de estimação se tornam parte da família, ganhando um enorme espaço nos corações dos donos, aumentando ainda mais a vontade de proporcionar uma vida confortável e acolhedora a eles. 

Se transformar seu apartamento em um ambiente pet friendly é o objetivo, selecionamos 6 itens indispensáveis para você incluir durante a otimização do seu espaço! Vamos lá? 

1- Área de descanso 

A área de descanso é um dos espaços mais importantes para o seu animal de estimação. Então defina um ambiente ou cômodo específico para deixar a caminha dele. Pode ser a sala de estar ou o seu quarto, caso você prefira estar sempre perto. O importante é proporcionar um ambiente seguro e confortável para animais domésticos.

Para criar um cantinho aconchegante no seu apartamento pet friendly, uma das dicas é investir em móveis personalizados para animais de estimação, como camas, colchões, colchonetes e cobertores. Eles podem ser escolhidos estrategicamente para combinar com o ambiente e agregar à decoração do apartamento.

pet-dog

No caso de aves, é importante escolher um cômodo que tenha maior fluxo de pessoas, especialmente porque as aves não gostam de ficar sozinhas. Uma boa opção seria a sala de estar. É importante também manter a gaiola em um local mais alto para que a ave se sinta segura.

pet-papagaio

2- Espaço para circulação 

Para garantir um ambiente seguro e confortável para animais domésticos, é importante que haja uma livre circulação para o seu pet. Seja para andar pelos cômodos, poder se alimentar ou fazer suas necessidades, o pet precisará de um ambiente que permita um deslocamento fluido. 

Caso seu apartamento seja menor, uma maneira de como adaptar o apartamento para os animais de estimação circularem melhor é reorganizando alguns móveis ou a decoração, abrindo e ajustando os espaços conforme a necessidade.  

No caso de aves, como elas passarão a maior parte do tempo dentro da gaiola, é importante investir em uma que seja grande e permita que a ave abra as asas e se movimente tranquilamente. 

Uma ótima maneira de otimizar espaço em apartamentos mais compactos é apostar na integração de ambientes. Se quiser saber mais sobre o assunto, temos um artigo completo no blog! Clique aqui e confira. 

3- Móveis, tecidos e pisos adequados

Outro cuidado ao escolher um lar para pets é optar por bons tecidos e móveis resistentes. Eles podem ser muito agitados, soltar pelo ou até mesmo danificar algum móvel e objeto. 

Por isso, é imprescindível escolher móveis resistentes para apartamentos com pets, como os feitos com madeira maciça. Em sua maioria, eles são feitos sob medida. No caso de tecidos, os mais indicados são os sintéticos feitos com microfibra, poliéster e couro.

dogs-apartamento

A escolha do piso para pets também é importante. Nos empreendimentos Yticon, por exemplo, os apartamentos são entregues com piso laminado, um material de fácil higienização e resistente à riscos. Outros pisos também recomendados são de porcelanato rústico ou de cerâmica, que são antiderrapantes. 

4- Segurança 

Um dos cuidados ao escolher um lar para pets é ter a certeza de que ele é seguro. Se seu apartamento tem sacada ou janelas que o animal pode alcançar, em especial gatos, uma dica para seu apartamento pet friendly é colocar telas de proteção nesses locais.

cat

Também é importante manter fios de eletrodomésticos, produtos de limpeza tóxicos, plantas ou objetos cortantes fora do alcance do seu pet. Assim, você mantém o ambiente seguro e confortável para animais domésticos. 

5- Diversão 

A diversão é um item indispensável num apartamento pet friendly. Mesmo que passeios e voltinhas com o pet sejam importantes, ele passará a maior parte do tempo dentro do apartamento. Por isso, nossa dica de como adaptar um apartamento para animais de estimação é aderir aos mais diversos tipos de brinquedos e atividades nos quais seu pet possa gastar energia sem sair de casa. 

Os brinquedos mais interessantes são os de morder, que podem evitar que seu cachorro danifique algum móvel. Os túneis, pistas de obstáculos, comedouros diferentes ou tapetes de procurar ração também são ótimos para estimular o animal. Alguns brinquedos também são indicados para aves, como escadas, balanços ou poleiros, discos e espelhos. Especialmente para os gatos, arranhadores e prateleiras fixas são boas opções para diverti-los.

apartamento-pet-friendly-dicas

Outras formas de investir em uma boa diversão para o seu pet é procurar por apartamentos em condomínios que ofereçam espaços de lazer para animais de estimação – conhecidos geralmente como Pet Place. Com eles, você tem a comodidade de não precisar ir muito longe para passear com seu pet.

Os empreendimentos da Yticon, Vibe e Carmel, em Londrina, e Up Residence e Urban, em Maringá, possuem um Pet Play. O espaço é exclusivo para que seus pets e seus tutores possam se divertir ao ar livre com um circuito formado por diversos equipamentos.

adaptar-apartamento-animais-de-estimacao

Além desses que citamos, a Yticon tem diversos outros empreendimentos com Pet Place e Pet Care, confira todos

6- Locais para alimentação e hidratação 

Assim como a área de descanso do seu pet, é fundamental criar um espaço com água e ração para que ele possa se alimentar e se hidratar sempre que necessário.

Esse cantinho pode ser próximo do local de descanso dele, ou então em uma área que ele já conheça bem e possa encontrar com facilidade. É importante trocar a água do pet diariamente. No caso de gatos, eles preferem água corrente, então vale a pena investir em bebedouros próprios.

dog-comendo

7- Higiene 

É importante designar uma área específica da casa para que o animal faça suas necessidades. O ideal é optar por um tapete higiênico no caso de cachorros e uma caixa de areia para gatos. É essencial que essa área seja separada da área de alimentação do pet.

Também é necessário manter uma rotina de banho e higienização do pet. Sempre que ele voltar de um passeio, é preciso limpar as patinhas dele com produtos próprios para isso. No caso de banhos, dependendo da raça do seu cachorro, podem ter indicações específicas. A pelagem também é avaliada para definir a frequência ideal, e a melhor opção é buscar orientação de um veterinário. Para gatos, não é recomendado o banho recorrente, a não ser em necessidades pontuais, como no caso de algum tipo de contaminação, problema de pele ou orientação médica. 

Além dos cuidados no apartamento, existem regras a respeito dos animais em condomínios residenciais, um item que merece a atenção e cuidado ao escolher um lar para pets. Para te ajudar, você pode conferir um artigo completo sobre isso clicando aqui

Escolha morar em um empreendimento pet friendly!  

Além de transformar seu apartamento em pet friendly com essas dicas, é essencial poder contar com uma área exclusiva para o seu animal de estimação se divertir! Como falamos, na Yticon, vários empreendimentos contam com esses espaços para seu pet usufruir como quiser. Aproveite essa oportunidade e mande-nos uma mensagem. Vamos conversar sobre o seu futuro apê!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!