O consumo consciente e a reciclagem de móveis
A preocupação com a sustentabilidade e com o consumo consciente, há tempos, deixou de ser uma tendência e se tornou um hábito fundamental para a saúde do planeta, e isso não é diferente quando o assunto é decoração.
Ao arrumar e organizar seu apartamento, é importante avaliar os impactos ao ambiente que cada item escolhido terá. Um dos pontos a se analisar é a reciclagem de móveis. Com criatividade, é possível criar novas peças, com estilo diferenciado e o principal: sem gerar impactos negativos na natureza.
Conheça um pouco mais, neste post, sobre reciclagem de móveis e saiba como aplicar esse conceito para deixar seu apartamento sustentável.
O que é consumo consciente?
Com certeza você já ouviu falar sobre o consumo consciente e a necessidade de mudar seus hábitos para preservar os recursos do planeta. Isso acontece porque atualmente utilizamos muito mais desses recursos do que a terra é capaz de repor.
Se nada for feito, em algumas décadas, esgotaremos os insumos básicos para nossa sobrevivência. Afinal, tudo o que usamos produz algum impacto, por isso, controlá-lo e reduzi-lo é o objetivo do consumo consciente.
O princípio dos 3 Rs — reduzir, reutilizar e reciclar — é uma síntese do que representa esse conceito. Além de reavaliar nossa necessidade de consumo, devemos buscar o reaproveitamento de materiais ou a sua reciclagem por meio da remanufatura.
Como reaproveitar móveis?
Na decoração há um amplo espaço para a reutilização e a reciclagem. Um móvel de madeira, por exemplo, pode ganhar novos usos com um design diferenciado e ainda garantir um estilo único ao seu lar.
Artistas e decoradores engajados na causa ambiental buscam criar móveis e ambientes sustentáveis, sem comprometer seus padrões estéticos e funcionais. Isso cria uma nova cultura de consumo e um novo estilo de decoração, ainda mais criativo e ambientalmente correto.
Como ser um consumidor consciente?
Saiba que não é necessário ser um expert em educação ambiental para ser um consumidor consciente no que se refere ao seu lar. Pequenas ações já são suficientes para fazer a diferença. Confira!
Planeje suas aquisições
Antes de comprar um produto, planeje a aquisição sob o ponto de vista da sustentabilidade. Avalie o quanto vai usar aquele produto, como ele pode ser reutilizado ou reciclado e se há meios de substituí-lo.
Avalie o impacto do seu consumo
Além disso, é importante tentar avaliar a quantidade de recursos usada na produção daquele produto, o quanto isso custou ao meio ambiente e como é possível melhorar o seu aproveitamento.
Reutilize produtos
Vale a pena também dar preferência aos produtos que possam ser reaproveitados após seu uso original. Uma maneira de fazer isso é pensar de que outra forma ele será útil em seu apartamento.
Separe o lixo
A reciclagem do lixo é uma das mais importantes ações coletivas no se refere aos impactos ambientais. Por esse motivo, engaje-se na separação correta dos objetos recicláveis e na coleta seletiva do seu lixo.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre reciclagem de móveis, um tema atual e muito importante quando falamos em decoração. Afinal, trata-se também de uma forma de deixar o seu lar com um estilo único.
Curtiu o post? Quer ver mais conteúdos como este? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e LinkedIn.
COMENTÁRIOS: