21 de julho de 2020 Morar Sozinho

Saiba como fazer a decoração com plantas em casa!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A presença das plantas traz frescor, vida e embeleza qualquer ambiente. Além disso, a urban jungle, como é chamada a decoração com plantas, é uma forte tendência. A grande vantagem é que combinam com qualquer estilo decorativo. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para incluí-las em seu apê para que ele ganhe um toque único.

A seguir, você descobrirá como escolher a espécie ideal, em quais lugares colocar suas plantinhas e como cuidar corretamente para que fiquem sempre deslumbrantes em seu lar!

Escolha as plantas mais adequadas

Mesmo as plantas indicadas para o cultivo no interior do apartamento precisam de um contato mínimo com a luz natural. Então, antes de escolher as espécies, observe bem os espaços disponíveis. Assim, você terá uma boa ideia da quantidade e do tamanho das plantas que poderá ter.

Entre as folhagens mais recomendadas para se ter dentro do lar, destacamos:

  • aglaonema: produz folhas em abundância mesmo em locais com pouca luminosidade e fica perfeita em vasos pequenos;
  • samambaia: são as mais tradicionais e estão super em alta na decoração. Os vasos suspensos podem ser colocados na varanda ou próximos à janela da sala de estar;
  • cróton: é uma das plantas ornamentais mais procuradas, pois foge do comum. Suas folhas mesclam várias cores, como o roxo, vermelho, amarelo, laranja, verde e rosa;
  • palmeira-leque: pode chegar até 3,6 metros de altura e gosta de sol. Então, o ideal é cultivá-la em vasos de chão e junto a janelas;
  • costela-de-adão: clássica e que confere sofisticação em qualquer ambiente, pode ser cultivada em vasos de chão ou mesmo em arranjos médios.

Caso queria dar um toque de cor à decoração com plantas, veja quais são as flores mais utilizadas:

  • lírio da paz: com flores brancas e folhagem média, o lírio se desenvolve bem na sombra, desde que a terra esteja sempre úmida;
  • antúrio: parecida com o lírio, mas suas flores são vermelhas e mais abertas. Também gosta de sombra e se desenvolve mesmo em climas mais frios;
  • orquídea: essa é a preferida, pois deixa qualquer ambiente com ar requintado. Deve ser cultivada à meia-sombra e requer poucos cuidados;
  • violeta: delicada, ela pode ser cultivada em qualquer espacinho, desde que não receba luz direta.

Mas se você tiver pouco espaço ou pouco tempo disponível para cuidar as plantas, suculentas e cactos são a escolha perfeita.

Veja onde colocá-las

Cada planta requer um tipo de cuidado. Como falamos, algumas devem receber luz direta, enquanto outras se desenvolvem melhor na sombra. Portanto, pesquise sobre as plantas escolhidas para decidir o melhor local.

Plantas altas e com bastante folhagem ficam ótimas em vasos de chão, naquele espaço do ambiente que você sente que falta algo, principalmente no canto entre dois sofás. As espécies de tamanho médio podem ser colocadas em vasos sobre mesas, aparadores ou mesmo em prateleiras e estantes.

As plantas pendentes, como samambaia, jiboia e peperômia, podem ser colocadas em vasos suspensos no teto ou fixos na parede. Para dar um toque de modernidade, também podem ser dispostas em nichos ou prateleiras altas.

Saiba como cuidar das plantas

Para que fiquem sempre bonitas e, assim, enriqueçam a decoração do apartamento, é preciso cuidar bem das suas plantas. Utilize sempre terra de boa qualidade e acrescente substrato ao vaso. Além disso, não se esqueça de regá-las. O solo deve ficar úmido, nunca encharcado. E não deixe que fique seco a ponto de esfarelar entre os dedos.

Outra dica importante é sempre remover as partes não saudáveis. Mesmo as plantas cultivadas no interior de apartamentos ficam com algumas folhas ou flores secas com o passar do tempo. Se perceber que não estão se desenvolvendo bem, troque-as de lugar e acrescente um pouco de fertilizante na água da rega. Você verá como elas crescerão saudáveis.

Como você viu, não há segredo na decoração com plantas. Além de tornar qualquer ambiente mais sofisticado e com muita personalidade, ainda trazem mais aconchego e vitalidade. Escolha as que mais se adaptam ao seu espaço e seu estilo de vida e comece hoje mesmo a cultivá-las.

Quer mais conteúdo exclusivo como este? Então, siga a Yticon nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!