27 de abril de 2020 Meu Apê

Produtividade home office: como manter? Descubra aqui!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A pandemia do Covid-19 exigiu que milhares de profissionais fizessem do lar o seu local de trabalho. Essa estratégia visa manter os trabalhadores em isolamento para evitar a propagação do vírus, seguindo assim a recomendação das instituições internacionais de saúde. Porém, essa mudança repentina pode ser um desafio para muitos. Afinal, nem todos conseguem manter a produtividade home office.

Será que existe um segredo para continuar produzindo em nosso lar doce lar? Bem, não diríamos segredo, mas sim atitudes que ajudam a alcançar esse objetivo. Quer conhecê-las? Falaremos sobre elas nos próximos tópicos!

Como trabalhar em home office?

A boa notícia é que podemos preparar nosso cérebro para entender que o aconchegante lar é agora o novo lugar de trabalho. Como fazer isso? Vejamos.

Defina horários

Alguns profissionais têm horários de trabalho em home office definidos pelas empresas. No entanto, existem outros que terão a jornada flexibilizada ou farão os serviços por demanda. Para esses, a produtividade estará ligada a estipular um período fixo para trabalhar, pois nada afeta mais o desempenho do que a falta de uma programação.

Essa liberdade de escolha tem vantagens. Por exemplo, o profissional pode descobrir qual período do dia está mais disposto a trabalhar e organizar as tarefas para serem cumpridas nesse horário. É essencial também fazer pausas para o café e o almoço.

Elimine as distrações

Um “ladrão” da produtividade é o dispositivo eletrônico, seja smartphone ou tablet. Afinal, as notificações de aplicativos nos fazem perder o foco com facilidade. Ainda na lista de distrações, podemos citar os animais de estimação, as crianças e os barulhos externos. Para que a experiência em home office seja produtiva e não frustrante, é preciso eliminar tudo que possa interromper o nosso fluxo de trabalho.

Podemos começar por deixar o aparelho digital longe e estabelecer horários para verificar as notificações. Além disso, fechar a porta do ambiente em que trabalhamos, evitará a entrada das crianças ou do pet. Por fim, o uso de um fone de ouvido conectado a uma playlist de músicas para concentração, ajudará a abafar os ruídos externos.

Escolha um ambiente ideal

A escolha do ambiente é fundamental para o sucesso do home office. Se possível, prefira um cômodo iluminado, arejado e afastado das áreas mais frequentadas da casa, como a sala e a cozinha. Caso não tenha a possibilidade de reservar um ambiente exclusivo para o trabalho, crie um cantinho para o escritório, por exemplo, no quarto

O que fazer para manter a produtividade home office?

Para ter sucesso no trabalho em home office, é necessário ter disciplina e muito foco. Algumas práticas podem ajudar. Falaremos sobre elas, a seguir.

Organize-se

No início da semana, o profissional pode organizar uma agenda de tarefas diárias. Dessa forma, é mais fácil seguir um ritmo bem direcionado e manter o desempenho na execução dos serviços. Essa mesma organização deve ser estendida para o ambiente de trabalho. Sendo assim, deve-se evitar o acúmulo de objetos e papéis na mesa e ficar atento à limpeza dos equipamentos de trabalho.

Defina metas

Ao realizar a programação da semana, seria interessante estabelecer metas a serem alcançadas. Os objetivos podem ser baseados em número de tarefas ou em valores financeiros. No entanto, é necessário que esses alvos sejam razoáveis para não levarem à estafa e ansiedade. Quando completar a meta diária, permita-se uma recompensa!

Estipule um padrão

Sabe aqueles rituais que temos quando nos preparamos para ir ao trabalho? Normalmente, cuidamos da nossa higiene, tomamos café e colocamos uma roupa apropriada. Esse mesmo padrão deve ser adotado em home office. Porém, o uso de roupas muito informais, como pijamas, pode afetar seriamente a nossa produtividade.

Enfim, a crise atual gerada pela pandemia mudará muito o formato do ambiente empresarial. Talvez, em vista das vantagens, muitas empresas decidam manter parte dos seus colaboradores em home office. Sendo assim, é melhor se adaptar, pois o lar pode ser o novo local definitivo de trabalho.

Gostou das dicas para manter a produtividade home office? Então, não perca os próximos conteúdos do nosso blog. Siga a Yticon no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e Linkedln

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!