4 de agosto de 2021 Meu Apê

Persiana ou cortina? Saiba como não errar na hora de escolher

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Há muitos objetos dentro de um cômodo que servem tanto propósitos funcionais quanto de decoração. Esse é o caso das cortinas e das persianas, que são muito importantes para controlar a luminosidade e o calor dentro de casa, além de comporem o visual de cada cômodo. Por isso que pode ser bem difícil para algumas pessoas escolherem entre persiana ou cortina na hora de comprar.

Assim como muitas decisões dentro da sua casa, cada uma terá seus pontos positivos e negativos. Entender essas diferenças é um bom primeiro passo para fazer a melhor escolha para sua sala ou quarto.

Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre os pontos positivos e negativos de escolher persiana ou cortina, além de dar algumas dicas para considerar na sua decisão. Acompanhe.

Prós e contras das persianas

As persianas são uma forma mais moderna de cobertura para janelas, sendo cada vez mais encontradas em decoração interna. Alguns dos principais motivos para escolhê-las são o seu design mais moderno, não acumularem muita poeira e serem melhor adaptadas para apartamentos pequenos.

Por outro lado, elas também vêm com suas próprias dificuldades. A instalação e troca de uma persiana costuma ser mais cara, pois a nova base precisa ser pregada. Além disso, é necessário fazer sua compra sob medida, já que ela precisa ser do tamanho certo para cobrir toda a janela sem ocupar o espaço todo da parede.

Persianas são mais indicadas para espaços com ar moderno, onde o design limpo e uso eficiente do espaço são prioridades.

Prós e contras das cortinas

As tradicionais cortinas ainda não perderam seu lugar dentro das casas. Seu estilo combina mais com uma decoração rústica e clássica, que ainda é a preferência para várias pessoas. Além disso, também tem menor custo de instalação e manutenção, pois apenas a base é permanente e pode funcionar com vários tipos de cortina.

Apesar disso, também é necessário se preocupar um pouco mais com sua limpeza. O tecido tende a acumular poeira ao longo do tempo, o que exige que sejam removidas para lavagem. Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, o risco de que ela se rasgue também é mais elevado. Sem mencionar que elas costumam ocupar bem mais espaço na parede e abaixo da base da janela.

Como mencionamos, cortinas são ideias para ambientes com um estilo mais clássico, podendo ter diferentes cores e detalhes em sua composição.

Escolha da melhor persiana ou cortina para sua casa

Dependendo de como é o seu apartamento e qual é seu estilo de preferência, a escolha da persiana ou cortina ideal pode variar bastante. Confira aqui alguns critérios que você pode usar para tomar a melhor decisão.

Combine com a decoração já presente

Tanto a cortina quanto a persiana exigem a instalação de um trilho para funcionarem corretamente. Sendo assim, não adianta muito fazer tudo isso e depois descobrir que ela não combina com o resto dos móveis ou que ocupa mais espaço que deveria. Nesse ponto, o investimento já está feito.

O ideal é que a escolha da persiana ou cortina seja a última coisa na fila, depois que você tiver escolhido os móveis e outros tipos de decoração. Dessa forma, você terá certeza que todos os elementos envolvidos estão em harmonia e que seu investimento foi bem aproveitado.

No Real Park, a arquiteta escolheu uma persiana branca que ocupa boa parte da parede.

Considere a vista da janela

A cortina e a persiana também afetam bastante a visibilidade da janela. Muitas casas e apartamentos têm seu valor derivado justamente do que pode ser visto pela janela. Se você bloquear tudo, então estará abrindo mão de um dos pontos positivos do seu imóvel.

Uma cortina fina e de cor clara permite enxergar por meio do tecido caso a luminosidade esteja boa. Por outro lado, se não há tanta preocupação com a vista, você pode escolher outro material mais resistente.

Aqui, no apartamento decorado do Sunset Faria Lima, optamos por colocar uma persiana clara e mais uma cortina

Leve em conta a incidência de luz

No fim das contas, o propósito principal de uma persiana ou cortina é o mesmo: bloquear a luz direta que entra pela janela. Naturalmente, isso também afeta o tipo de material escolhido, seu tamanho, posição, cor, entre outras coisas. Dependendo do volume de luz, pode ser necessário ter duas camadas de cortina, por exemplo.

Quando a iluminação não é muito forte ou constante durante o dia, você pode optar por persianas mais finas, que apenas reduzem a incidência de luz em vez de bloqueá-la por completo. Isso permite aproveitar um pouco mais a luminosidade sem que ela deixe o interior muito quente.

Diferentes escolhas para diferentes cômodos

Você não é obrigado a escolher apenas uma persiana ou cortina para todos os cômodos da casa. Pelo contrário, se você tem vários espaços com estilos e incidências de luz diferentes, então é natural que você escolha modelos diferentes de cortinas e persianas para cobrir as janelas.

Dentro dos quartos, por exemplo, é importante ter materiais mais densos, que bloqueiem a luminosidade pela manhã. Já em áreas de uso comum, como a sala, é importante ter iluminação natural para poupar energia e para melhorar o visual.

Não crie poluição visual

Um erro comum para muitas pessoas ao pensar na decoração da casa é achar que mais é sempre “mais”. É verdade que uma estampa, cor chamativa ou padrão geométrico podem melhorar bastante sua aparência, mas isso não significa que colocar tudo junto no mesmo espaço é a melhor escolha.

Se já existem muitos pontos de decoração chamativos no ambiente, então uma cortina ou persiana mais discreta ou simples pode ser o ideal. Se houver informação visual demais ao mesmo tempo, isso deixará o ambiente poluído e pode até causar um pouco de dor de cabeça em algumas pessoas.

Aqui temos a estampa geométrica para o tapete e para compensar e criar um espaço harmônico, a persiana num tom de cinza bem claro.

Agora que você entende melhor a diferença entre persiana e cortina para sua decoração, pode fazer a melhor escolha para cada cômodo na sua casa. Lembre-se de avaliar bem as vantagens e desvantagens de cada uma, além de suas preferências pessoais.

Se você quiser mais detalhes para se orientar, veja também nossas dicas para escolher cortinas para apartamento.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!