14 de junho de 2021 Meu Apê

Entenda como fazer a divisão de tarefas domésticas de forma justa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Manter uma casa limpa é tarefa de todos dentro dela, desde as crianças até os idosos. Infelizmente, não é em toda casa que a divisão de tarefas domésticas é feita de forma justa e coerente, havendo sempre alguém que arca com a maior parte delas. Isso pode gerar alguns atritos dentro da família, além de dificultar a limpeza em si.

A melhor forma de evitar isso é ter algum direcionamento na hora de dividir essas tarefas, de forma que nada fique pesado demais para uma pessoa e que nada fique pendente. Pode levar algum tempo até que tudo comece a funcionar adequadamente, mas dar os primeiros passos na direção certa facilita bastante esse processo.

Para você entender melhor como fazer a divisão das tarefas domésticas de forma eficiente e justa, separamos aqui algumas dicas que vão ajudar. Acompanhe.

Defina claramente as responsabilidades de cada um

Uma das principais consequências de tarefas mal divididas é aquele momento em que cada um aponta para o outro, tentando desviar a culpa. Nesse ponto, já não importa mais quem teria que fazer qualquer tarefa que seja. E isso pode ser facilmente evitado se todos na casa entenderem quais são suas responsabilidades e como executá-las.

Tarefas domésticas que afetam todos, como a limpeza de áreas de uso comum, lavar a louça, tirar pó da estante, verificar as roupas secas, entre outros, são tarefas que todos devem executar juntos. Já coisas menores, como o próprio quarto, são responsabilidades individuais. Quando há muitas coisas a serem feitas, é uma boa ideia tomar nota de quais tarefas cabem a quem, para não haver discussão. Sempre tomando cuidado para que uma pessoa não fique sobrecarregada.

Monte um cronograma semanal de tarefas

Boa parte da divisão de tarefas domésticas se baseia na criação de uma rotina. Algumas delas, como varrer a casa, higienizar a cozinha e lavar o banheiro, precisam ser feitas regularmente, sendo uma boa ideia que cada um separe algum tempo durante a semana para colocar tudo em ordem. E, com o tempo, esses bons hábitos ficam mais e mais fáceis de manter.

Além de ser uma forma de manter todas as tarefas domésticas em dia, esse cronograma também pode incluir todas as outras atividades do dia a dia, como estudos, trabalho e entretenimento. É uma ótima oportunidade para todos na família entenderem as rotinas uns dos outros e conseguirem conciliar todas as suas obrigações.

Mantenha a disciplina

Depois de algumas semanas com uma rotina e divisão de tarefas domésticas funcionando, é bem fácil se permitir deixar algumas delas de lado. Logo, isso se traduz em tarefas sendo deixadas para outras pessoas, esquecidas e, mais algumas semanas depois, a rotina praticamente não existe mais e estão todos de volta à estaca zero.

Pode parecer óbvio, mas, você deve manter a disciplina em sua rotina. Essas mudanças e faltas na parte de cada um precisam ser a exceção, não a regra. E se a rotina em questão se tornar muito pesada ou inconveniente, então é hora de todos sentarem e conversarem novamente sobre uma nova divisão de tarefas.

Envolva toda a família no processo

Outra coisa que acontece com bastante frequência na divisão de tarefas domésticas é uma pessoa não estar envolvida no planejamento ou em sua execução. Assim como quando pensamos em economizar dinheiro, todos precisam se envolver e serem consultados antes de receber os próprios deveres na rotina. Sem isso, podem ocorrer atritos e, até, dificuldades no dia a dia.

Para que todos entendam o próprio papel e saibam a importância de todas as tarefas domésticas, todos devem estar presentes ao longo do caminho. Além de ser um bom momento para esclarecer as capacidades e limitações de cada um, também é uma oportunidade de mostrar por que é importante que todas essas tarefas sejam cumpridas corretamente.

Torne tarefas pequenas parte da rotina

Já falamos sobre a criação de uma agenda semanal de tarefas, em que todos sabem o que deve ser cumprido e quando. Porém, há coisas ainda menores, como a organização dos próprios pertences, que devem ser parte do cotidiano. Além de ser algo mais fácil de administrar em menor escala, também é uma forma de construir bons hábitos.

Para que esse tipo de postura seja bem-sucedida, é importante que todos tenham iniciativa na hora de cuidar da casa. Ao verem algo fora do lugar, por qualquer motivo que seja, não custa nada tirar um ou dois minutos para arrumar. Um exemplo que faz diferença é arrumar a cama sem demora, entre outras tarefas simples. Isso diminui a carga para todos na casa.

Evite distrações durante as tarefas

Depois de feita a divisão de tarefas domésticas e estabelecida uma rotina, é necessário ter disciplina para mantê-la, como já mencionamos. E um dos maiores inimigos dessa disciplina são as distrações. A TV ligada, conversas no computador ou celular, entre outras coisas que podem afetar alguém que está tentando manter o foco em uma mesma tarefa por um período prolongado de tempo.

Pelo menos durante essas tarefas, é importante que cada um evite suas principais distrações, sejam elas quais forem. Às vezes, pode ser uma boa ideia tirar um dia inteiro para fazer todas as tarefas pendentes da semana, liberando toda a agenda para minimizar as chances de interferência ou distração durante a limpeza.

Monte uma playlist para limpar a casa

Não é bem uma dica relacionada à divisão de tarefas, mas é algo que certamente vai ajudar a melhorar o humor de todos e motivá-los a fazer a limpeza: um pouco de música. Criar uma playlist para faxina é excelente para diminuir o cansaço em algo considerado chato, por exemplo, limpeza de fogão. Especialmente se todos concordarem com o tipo de música a ser incluída, pode animar bastante.

Você pode criar uma playlist mais intensa para que todos se sintam energizados, algo suave e mais relaxante, algo dançante que diminui a tensão ou uma combinação de todas elas. Além do efeito no humor, uma playlist de limpeza também é um truque psicológico. Quando todos ouvirem a música, saberão, inconscientemente, que é hora de limpar a casa.

Com essas dicas, você já tem o que precisa para fazer a melhor divisão de tarefas domésticas e tornar o processo mais fácil. Basta ter um pouco de direcionamento e contar com a colaboração de todos.

Viu como é possível não sobrecarregar ninguém nas tarefas diárias? Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas sobre como fazer a melhor divisão de tarefas.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!