11 de março de 2021 Morar Sozinho

5 dicas para organizar a sua cozinha de forma rápida e inteligente!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A cozinha é o coração de uma casa e, se esse cômodo não está organizado, fica difícil manter o resto da casa em ordem. A limpeza e organização deste ambiente é fundamental, não apenas para evitar a contaminação dos alimentos, mas para facilitar a sua vida na hora de cozinhar para toda a família.

Tem dificuldades de manter este espaço em ordem? Confira as dicas para organizar a cozinha que preparamos para ajudá-lo e veja como mudar essa rotina.

1. Evite itens desnecessários na cozinha

A principal fonte de bagunça em qualquer ambiente é a presença de itens que não deveriam estar ali. Seja na sala de estar ou na cozinha, quando algo está fora de seu elemento, é muito difícil achar um lugar para armazená-lo e logo a bagunça está armada.

Por isso, evite manter na sua cozinha itens que não são utilizados ali, como cadeiras da sala de jantar ou qualquer outro objeto que possa prejudicar a circulação e o uso do espaço. Isso fará com que seja muito mais simples manter organizado este ambiente.

2. Aposte nos móveis planejados para se organizar

Quando falamos em organização, logo pensamos no armazenamento de itens. Uma cozinha mal planejada, com poucos espaços para guardar eletrodomésticos de pouco uso, mantimentos e utensílios é um prato cheio para a desorganização. Planejar os espaços, distribuindo mobiliário e otimizando o espaço para que ele comporte tudo que cabe ali é uma das dicas para organizar a cozinha.

Móveis planejados são uma estratégia e tanto para manter organizada mesmo a menor das cozinhas, aproveitando a iluminação natural do espaço, seu sentido de circulação e as instalações que já estão ali para criar um ambiente mais favorável para a organização.

3. Invista em maneiras de otimizar o espaço

Mas não são apenas os móveis planejados que podem ajudá-lo a se organizar melhor dentro da cozinha. Outro recurso estratégico para minimizar a bagunça neste espaço são cestos, vasilhames e organizadores de gaveta que ajudarão a distribuir os seus itens bem e a garantir que eles serão encontrados quando precisar.

Visite uma loja de utensílios domésticos e encha o carrinho com esses itens. São eles que garantirão que os seus temperos, facas, garfos e potes ocuparão bem o espaço dos armários.

4. Priorize uma organização visual

Nada mais difícil do que tentar fazer uma receita e não encontrar os ingredientes que tem certeza que comprou, certo?

A organização da cozinha deve ser o mais visual possível. Se você puder ver os ingredientes e identificá-los, terá muito mais facilidade de agilizar almoço, jantar e lanches no dia a dia. Por isso, aposte nos potes transparentes e nas etiquetas de identificação. Elas o ajudarão a se encontrar dentro da cozinha.

5. Não postergue a limpeza e organização do espaço

Por último, lembre-se de que uma cozinha organizada é um trabalho constante. Não postergue a organização deste espaço, mantendo-o sempre limpo e organizado. Você sentirá mais prazer em fazer as próprias refeições se manter este ambiente sempre na sua melhor forma.

Nem toda cozinha é igual. Cada família tem uma maneira de organizar este espaço para que ele faça mais sentido.

É provável que há alguns itens, sejam eles eletrodomésticos ou temperos, que você usa como ninguém. Customize as dicas para organizar a cozinha que demos aqui e deixe esses itens mais próximos de si. Isso também servirá para facilitar o seu dia a dia.

E aí, gostou das nossas dicas para organizar a cozinha? Assine a newsletter e não perca nenhuma atualização do blog da Yticon!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!