30 de março de 2021 Meu Apê

Que tal prateleiras suspensas? Confira as dicas que separamos para você

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

As prateleiras suspensas estão em alta na decoração. Por serem versáteis, esses móveis podem ser usados em todos os cômodos, desde que o morador escolha o modelo mais adequado para cada ambiente.

Em alguns casos, você nem precisa comprar a sua prateleira suspensa, pois pode fazê-la, usando poucos materiais. Além de ajudar a decorar o seu apê, fazer a própria prateleira também pode ser um passatempo interessante.

Sendo assim, vamos entender mais sobre como fazer uma prateleira suspensa e como usá-la corretamente na decoração?

Como fazer prateleira suspensa com cabo de aço?

Para fazer esse modelo de prateleira, você vai precisar de poucos materiais, são eles:

  • um pedaço de madeira que será a base da prateleira;
  • quatro cabos de aço medindo 60 cm;
  • grampos de cabo de aço;
  • turquesa ou alicate para cortar os cabos.

Nesse passo a passo, nós estamos fazendo uma prateleira suspensa com apenas um andar. Caso você queira que a sua prateleira tenha vários andares, o comprimento dos cabos de aço deverá ser maior.

A madeira pode ser reutilizada de algum móvel antigo. Caso você queira comprar esse material, escolha o compensado naval. Se quiser utilizar tábuas simples, lembre-se de passar uma camada de verniz sobre elas.

Isso não só melhora o acabamento, tornando a peça mais bonita, como ajuda a preservá-la.

Modo de fazer

O primeiro passo é fazer quatro furos nos cantos da madeira. Lembre-se que esses furos precisam estar alinhados, então, marque os pontos exatos antes de furar.

Garanta que esses furos sejam suficientes para passar um cabo de aço. Depois, coloque um grampo na parte de baixo da prateleira para prender os cabos.

Na parte de cima, você deverá prender os cabos que estão do mesmo lado (direita e esquerda). Para que a prateleira fique nivelada, é importante que os cabos que estão atrás sejam menores do que os que estão na frente. Você pode fazer esse corte antes ou depois de colocá-los.

Você vai juntar as pontas dos cabos com um grampo e sua prateleira estará pronta! Depois, é só pendurá-la em ganchos de parede.

Como fazer prateleira suspensa com corda?

O processo é praticamente o mesmo que o usado com o cabo de aço. A principal diferença é que em vez de usar grampos, você dará nós para prender a corda.

É muito importante que você meça a altura dos nós de cada corda, evitando que eles fiquem em alturas diferentes, pois isso fará com que a prateleira fique torta. Se a sua prateleira tiver mais de um andar, você deverá fazer os nós de sustentação em cada um deles.

Para cortar a corda, se for necessário, você pode usar uma faca ou canivete. Contudo, o ideal é comprar a corda do tamanho da sua prateleira. Para isso, saiba qual será a altura do móvel que deseja.

Onde usar uma prateleira suspensa?

É possível usar esse móvel em praticamente todos os ambientes, desde os mais rústicos, como a garagem, até os mais sofisticados. O que vai mudar é o acabamento dos materiais. Cada cômodo pede um acabamento diferente. Além de dar um charme no seu apartamento, a prateleira suspensa pode ser mais barata do que uma estante, por exemplo. 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com aqueles seus amigos que estão querendo mudar a decoração da casa neste ano.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!