9 de abril de 2021 Meu Apê

Dê o play e coloque ordem na casa com Marie Kondo

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A organização de um lar é um dos assuntos mais importantes para quem toma conta do próprio espaço, seja uma criança, seja alguém que mora sozinho ou que cuida de uma família inteira. No entanto, por mais simples que pareça, algumas pessoas podem ter bastante dificuldade para manter tudo bem alinhado. Por isso que tanta gente está buscando botar ordem na casa com Marie Kondo.

Talvez você não tenha ouvido falar desse nome ainda, mas certamente ele pode ajudar a colocar um pouco mais de ordem em sua residência. Quer entender melhor? Então, acompanhe este post!

A série e a especialista

“Ordem na casa com Marie Kondo” é uma série da Netflix, estreada no começo de 2019, que acompanha a especialista japonesa em organização pessoal e doméstica, Marie Kondo, em vários de seus serviços.

Ela é vista por muitos como uma guru da organização e alinhamento de ambientes, tendo desenvolvido um método bem particular para garantir a ordem de qualquer ambiente. Seu livro, “A Mágica da Arrumação”, é um best-seller consagrado e muitas pessoas já seguem suas orientações.

O método Marie Kondo

Chamado de “KonMarie”, o método criado pela especialista é bem simples em sua teoria, mas com ramificações bem complexas. Veremos agora algumas das bases para sua metodologia.

Defina seu estilo de vida ideal

Antes de pensar em qualquer coisa, você precisa saber como quer viver. É uma pergunta bem abrangente, mas que informa todos os seus padrões de arrumação e como isso afeta seu dia a dia. Dependendo da resposta, seu esquema de organização pode ter que ser um pouco mais rigoroso.

Descartar vem sempre primeiro

Existem apenas duas tarefas no método Marie Kondo: descartar e guardar. Contudo, o descarte é sempre a prioridade. Quanto menos coisas você tiver, mais fácil é manter tudo em ordem. Depois que está tudo em gaveteiros e organizadores, você não vai querer tirar tudo para descartar.

Elimine o que não traz felicidade

Esse aqui é o seu critério principal de descarte. Se algo não é necessário e não traz nenhuma alegria ou satisfação, então não é algo que você precisa guardar. Mesmo coisas de grande valor aparente, como peças de decoração caras, não servem para nada se não há um espaço onde elas podem ser exibidas. Nesse caso, é melhor passá-las adiante do que arrastá-las sem uso.

Organize por categoria

Outra mudança proposta na série “Ordem na casa com Marie Kondo”, assim como em seu livro, é organizar suas coisas com base em categorias em vez de espaços. Por exemplo, todos os seus livros, suas roupas, seus sapatos etc.

Além disso, dentro de cada categoria, inclua subcategorias (livros didáticos ou livros de ficção, por exemplo). Isso ajuda a fechar um ciclo de arrumação por completo com mais facilidade.

Faça numa tacada só

Muitos acreditam que a tarefa de arrumar o apê é inacabável, sendo melhor fazer um pouco a cada dia. Já Marie Kondo acredita no contrário. Para ela “se você faz um pouco todo dia, não acaba nunca”. Sendo assim, sua recomendação é arrumar tudo de uma só vez, desde seu armário até a área de serviço.

Agora que você sabe como colocar ordem na casa com Marie Kondo, é hora de tentar essa metodologia. Com um pouco de insistência e os exemplos da série, você não deve ter dificuldades.

Quer mais dicas para aproveitar melhor seu apê? Então veja também nosso artigo com os principais programas de TV sobre decoração e se atualize agora mesmo.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!